domingo, 13 de maio de 2012

Workshop Projeto Pessoal de Vida

Este sábado realizou-se no Centro da Quinta do Castelo, Cacém, o Workshop que tinha como tema o Projeto Pessoal de Vida dinamizado pelo Pe. Mauricio. O mote para este workshop era “Uma pessoa sem projeto assemelha-se a um barco à deriva”, e foi exatamente isso a que os participantes se propuseram para este dia, a aprender a definir um projeto, mas não um projeto qualquer, um projeto que seja realmente capaz de refletir o rumo que querem dar às suas vidas.

Começámos por perceber a importância de definirmos um projeto, para que não gastemos as nossas vidas a agir somente de impulsos e de respostas rápidas, sem que haja uma reflexão séria sobre o que queremos realmente alcançar e de quais as ferramentas que necessitamos para construir o caminho até lá chegarmos. Depois procurámos identificar quais as amarras que muitas vezes nos impedem de tomar as rédeas da nossa vida e de traçarmos o caminho a seguir, para que de futuro fiquemos atentos e nos possamos aos poucos libertar delas. Antes da pausa para almoço, houve ainda tempo para refletirmos individualmente sobre quem somos nós.

Depois de recuperadas as energias, era altura de perceber como fazer, como é que se constrói de facto. Fomos então alertados para a importância de haver um acompanhamento do projeto, para que este possa ser avaliado, de estabelecer datas e que seja escrito. Este projeto pode ser pensado individualmente, mas muitas vezes deve ser acompanhado de um Projeto Comunitário de Vida, tanto para casais como para pessoas que vivam em comunidade como é o caso dos padres e irmãs. Chegou então a hora de analisar as várias dimensões da nossa vida, identificar as áreas em que queremos focar o nosso projeto, estabelecer objetivos e os meios necessários para a sua concretização.

Depois de todas estas ferramentas na mão, os 21 participantes, de entre os quais se encontravam 3 Irmãs Servas da Sagrada Família, jovens e animadores de vários grupos, foram convidados a disfrutar do magnífico ambiente proporcionado pela quinta para assim começarem a esboçar o rascunho do seu Projeto Pessoal de Vida.

Catarina Ciríaco

Sem comentários:

Enviar um comentário