sexta-feira, 1 de junho de 2012

As cores com que se pinta o futuro


Em Portugal ou na Costa do Marfim, em Moçambique ou no Brasil, no Quénia ou na Colômbia, em todo o lado as crianças são seres humanos em fase de crescimento. São todas iguais, mas diferentes. Na cor da pele ou na forma dos olhos, mas todas sonham e vêm o mundo ao seu jeito.

Desde o nascimento até à adolescência, passam por um grande desenvolvimento físico e psicológico, envolvendo mudanças e transformações, que estão na base da formação da sua personalidade. Todas têm direito aos meios e condições necessárias que, porém, inexplicavelmente não estão ao alcance de todas.

Quando pedimos a um missionário português da Costa do Marfim para que duas ou três crianças nos escrevessem e desenhassem os seus sonhos, a resposta inesperada desencadeou em nós um choque: “Não é fácil encontrar na nossa paróquia crianças que saibam escrever!”. Há crianças que não têm livros nem canetas, que não têm medicamentos nem vacinas; muitas nem sequer pão têm para matar a fome. Faltam-lhes os meios essenciais para se tornarem adultos sadios e idóneos.

Os pais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento psicológico da criança. Ontem, 31 de maio, os meios de comunicação noticiaram que uma “menina pode ficar órfã após os pais terem sido presos da Indonésia”. Trata-se de uma criança inglesa, cujos progenitores são acusados de “tráfico de drogas”, no “valor de dois milhões e meio de dólares”. Além das crianças sem pais devido a acidentes, à guerra à sida e outras doenças, há crianças órfãs, mesmo tendo pais.

Não continuemos a pintar o mundo infantil com cores sombrias e negras. Tal como todas as crianças do mundo pintam os seus sonhos com cores alegres, também os missionários, que cuidam das crianças com carinho e amor nas paragens mais remotas e recônditas, querem olhar para o futuro com a cor da esperança. O nosso site oferece aos seus leitores a palete das cores com as quais as crianças de Europa, África e América pintam o futuro.

E. Assunção

NOTA: Fiquem atentos ao Face da Fátima Missionária, vamos publicar testemunhos de crianças durante o dia todo.

Sem comentários:

Enviar um comentário