sexta-feira, 15 de junho de 2012

Consolata reúne-se para homenagear padroeira

Missionários e leigos preparam celebrações para assinalar o dia de Nossa Senhora da Consolata, padroeira do Instituto, num fim de semana que se prevê com muita alegria, partilha e religiosidade.


No norte há tasquinhas, poesia e uma «clínica da fé», no sul vai ser criado um parque temático para proporcionar uma viagem ao mundo missionário e no centro o seminário de Fátima prepara-se, pela primeira vez, para acolher os membros da Família da Consolata, em mais uma festa em honra da padroeira da instituição. Ao todo, espera-se que participem perto de 2000 pessoas nas celebrações descentralizadas, mas unidas num objetivo comum: o carisma da missão.

Na Casa de Águas Santas, na Maia, as celebrações abrem com uma procissão, no domingo, 17 de junho. Segue-se uma missa campal, presidida pelo padre António Fernandes, Superior Provincial, e um almoço convívio. Há tarde, os adultos são convidados a assistir a sessões de música, dança e poesia e a visitar as «barraquinhas» com comes e bebes, artigos religiosos, doces, livros e vestuário. Os mais novos têm à sua disposição uma «clínica da fé», onde podem compreender os fundamentos da crença, através de jogos com os diversos órgãos do corpo humano. Está ainda previsto um testemunho do casal Copi e Vivi, que regressou recentemente de uma missão na Colômbia e no Peru.

Mais a sul, na casa dos Missionários da Consolata no Cacém, as atividades programadas prometem fazer vibrar os mais jovens, também no domingo. Em paralelo com a área de atividades radicais (com slide, rapel, gincana e jogos) a que foi dado o nome de «Missão Park», vai existir um «labirinto da fé», que consiste num percurso onde a missão irá ser contada, com a ajuda de animais representativos dos vários continentes. Há ainda uma área dedicada aos povos indígenas, com histórias e pinturas faciais. A eucaristia será presidida pelo padre Hélder Bonifácio.

Na casa regional, em Lisboa, as celebrações realizam-se no sábado, 16, a partir das 16h30. Depois de um encontro com o padre Manuel Tavares, há vários anos em Moçambique mas atualmente de férias em Portugal, será celebrada uma missa presidida pelo missionário. No final, todos são convidados a partilhar um lanche. Em Fátima, além de se estar a realizar a festa pela primeira vez, há ainda uma outra surpresa. A missa, presidida pelo padre João Monteiro da Felícia, será celebrada na Capela do Seminário, que acabou de sofrer obras de restauro e melhoramentos. As atividades começam às 10h30 e terminam depois das 17h00. De sublinhar ainda que os fundos angariados nas diversas festas serão destinados ao projeto «Maloca para Todos».
Francisco Pedro

Sem comentários:

Enviar um comentário