terça-feira, 7 de agosto de 2012

Não há crise no voluntariado missionário


A crise não chegou ao voluntariado missionário! Bem pelo contrário: São já 57 os grupos organizados em Portugal que se dedicam à missão Ad Gentes. Segundo informações da Plataforma do Voluntariado Missionário, 1096 jovens e adultos realizam este ano projectos de voluntariado missionário; um aumento de 40% com relação ao ano passado.
Segundo o estudo "Voluntariado, Missão e dádiva" - o estudo mais completo que se fez até hoje sobre este tema -  75% dos voluntários missionários católicos entendem a sua ação como graça divina e, sobretudo, como dádiva. Essa é a maior motivação. Outras razões que estão na base da ação voluntária e dos projectos de voluntariado missionário são os valores, a retribuição, a auto-estima, a interacção social e o reconhecimento, o desenvolvimento de carreira, o compromisso pessoal e a compreensão do mundo, a religião e o papel do Estado, entre outros.
São os jovens entre os 26 e os 35 anos os que mais respondem aos apelos da missão. Segue-se o grupo até aos 25 anos e um número menor de voluntários com idades superiores a estas.
A Igreja missionária conta cada vez com mais jovens voluntários para a tarefa da evangelização. Quatro mil já partiram para estar ao serviço do Reino. Outro estão-se a preparar, desde grupos ligados a Institutos Missionários, a paróquias, e de outras origens.
Vale a pena ver o programa 70x7 (RTP2), da Ecclesia, este transmitido no último domingo 5 de Agosto. O tema é o Voluntariado Missionário.
- No vídeo, entre os minutos 8,35s e 16,25s podemos ver e ouvir sobre a experiência missionária do casal Rui Sousa e Viviana Nunes, Leigos Missionários da Consolata (LMC).
A. Brás imc

Sem comentários:

Enviar um comentário