terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Mais... do mesmo, (Um eterno conflito).

Hoje, nas minhas deambulações habituais, à procura de links interessantes deparei-me com um sítio que, não sendo atractivo nem relevante o suficiente para caber no nosso "Link da semana", merece destaque.

Eis o LINK, o sítio, em inglês, não é mais que um contador (diariamente actualizado) do número de baixas sofridas, por ambas as partes, neste mais recente conflito israelo-palestiniano, mas faz pensar, nem que seja pela enorme disparidade de baixas de ambos os lados.

Não tanto pelo tema em si (que é apenas "mais... do mesmo") mas porque gostaria de saber qual a vossa opinião acerca do conflito israelo-palestiniano, isto é, uma opinião livre e isenta das habituais politiquices/ideologias que vemos, todos os dias, nos noticiários.

Bons comentários.

3 comentários:

  1. O único, e quanto a mim, absurdo, ponto onde os Israelitas podem focar a sua argumentação para dizerem que têm direito àquela terra é o de que ela era deles à 2000 anos atrás...
    Se eles disserem que foi Deus que lha deu, está visto que não há nada a fazer porque não vejo como vamos agora levar Deus a testemunhar em tribunal sobre quem é dono ou não daquela terra.
    Por outro lado, é bom pensar que os Palestinianos Muçulmanos que lá vivem, são tão descendentes dos que lá viviam à 2000 anos como os outros. São tão semitas como a maioria dos Judeus de Israel...
    Não sou contra a existência do Estado de Israel, mas, e que tal, explicar aos israelitas que eles não têm nenhum direito a mais sobre aquela terra do que os outros palestinianos que já lá estavam? Se o Hamas não reconhece Israel, será que Israel tem reconhecido o Estado palestiniano?
    São muitas as interrogações...Só uma a solução...que nos foi ensinada por muitos dos que passaram por aquelas terras à séculos atrás...não só Cristo como Maomé(que terá subido ao céu em Jerusalém), como tantos profetas do judeismo que nos ensinaram a viver em paz...
    Aprendamos com eles...

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que quem escreveu o artigo pediu pra comentarmos...senão arriscávamo-nos a ter só dois comentários e um deles a dizer prós outros comentarem...

    ResponderEliminar
  3. Fiquei impressionado pelos números. Tenho estado a acompanhar as alterações e reparei que o número de baixas do lado israelita se mantém o mesmo.

    Quanto ao conflito, é triste quando se coloca uma disputa de terreno à frente da dignidade do ser humano. Pior, acreditar que alguém pode ser melhor que outro só porque crê que "deus lhe concedeu" o privilégio de ser o "povo escolhido".

    É triste.

    JustMe

    ResponderEliminar