quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

IMC, 108 - MC, 99. Parabéns!!!

"O nosso Instituto pertence a Deus desde o principio; é d'Ele, como um campo é do seu proprietário. Foi Nossa Senhora que o fundou e os inícios vêm de Deus . Por isso, hoje é dia de acção de graças." (Beato José Allamano, fundador dos Missionários e das Missionárias da Consolata)

Os Missionários (IMC) e as Missionárias da Consolata (MC) estão, hoje, 29 de Janeiro, de parabéns. É o dia de aniversário da fundação, pelo Beato José Allamano, destes dois Institutos missionários. Os Missionários (padres e irmãos) foram os primeiros, em 1901, há 108 anos, e as Irmãs, um pouco mais tarde: em 1910, há 99 anos. Os Institutos já são os dois muito velhinhos, não é?! Mas talvez se aplique aquela cantilena de 'ser como o vinho do Porto'! Mais velhinhos: mais experiência e, neste caso, mais qualidade no serviço missionário. Hummm! Se calhar estou a exagerar. Uma coisa é certa: de um velhinho espera-se sabedoria de vida, serenidade, conselhos e, além disso, perdoa-se-lhe muita coisa, não é verdade!

Dois Institutos, uma só família: a dos IMC e das MC e, nos últimos anos, vieram-se juntar os Leigos Missionários da Consolata (LMC). Objectivo: servir o evangelho, na Missão. Parabéns!

»»» Meus caros amigos, - a maioria jovens - que acompanhais este blogue: vou lançar a cada um um desafio. Hoje, no aniversário dos missionários e missionárias da Consolata, o que se te ocorre dizer-lhes? Vá lá: uma frase, uma palavra, um estímulo, um agradecimento, um puxão de orelhas...
Não te assustes... Nada de especial, nem de muito pensado ou elaborado. Vai ao espaço para os 'comentários' deste post e diz da tua justiça. Não deixes para amanhã o que podes escrever agora!

E, já agora, aos missionários/-as que passam por aqui peço que partilhem connosco como pensam e celebram este dia.
A. Brás

4 comentários:

  1. Admiro muito o trabalho dos missionários. Deus vos dê coragem para continuarem com a vossa missão, com a vosso carisma na Igreja. Parabéns!
    No dia 14 lá estaremos em Fátima para a peregrinação nacional
    Ass: Nanda

    ResponderEliminar
  2. Parabéns! Prezo imenso o trabalho que a Consolata tem desenvolvido ao logo de todos estes anos. Espero que continue a apostar nos jovens e a cultivar o espírito missionário como sempre tem feito.
    Ass: JB

    ResponderEliminar
  3. Aos Missionários e Missionárias da Consolata tenho muita coisa a dizer.. Mas que talvez fique muito bem representado por duas palavras: 'PARABÉNS' e 'OBRIGADO'

    PARABÉNS pelo trabalho e dedicação que são exemplo para todos nós!

    OBRIGADO por me darem este exemplo e com ele darem-me força para continuar a percorrer este caminho. Por me darem a conhecer o que é verdadeiro e por me proporcionarem momentos que possibilitam o encontro com o VERDADEIRO!

    :)

    ResponderEliminar
  4. Na comunidade da Consolata de Fátima (que pode ser considerada 'familia numerosa'!) tivemos, como um dos pontos altos deste aniversário, a eucaristia às 19h00, na capela do seminário, em que marcou presença quase toda a comunidade dos Padres e Irmãos. A capela estava bastante composta, com gente de fora.
    A eucaristia foi presidida pelo P. Joaquim Gonçalves, missionário da Consolata português, a trabalhar em Manaus, na Amazónia brasileira. Está de férias em Portugal e dentro de dias, vai voltar para a Missão. Há que aproveitar os que nos visitam e fazer-lhes este tipo de convites. Ele até agradeceu!
    Claro que também houve uma comida melhorada e um bolo de aniversário. Só um senão: o velhinho de 108 anos esqueceu-se de apagar as velas LOL. Mas diz que está aí para, pelo menos, mais 108. Vida longa!
    A. Brás

    ResponderEliminar