terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Missão não só em África

Ultimamente tenho reflectido sobre o seguinte tema: A missão não abrange somente o continente africano, mas também outros territórios espalhados pelo planeta. Tudo o que me leva a meditar acerca deste fenómeno é a crise de valores, pela qual a Europa atravessa.
Não esqueçamos que em tempos longínquos, os europeus aventuraram-se pelo Novo Mundo, com o intuito de espalhar a sua experiência de fé e religião: O Cristianismo.
No entanto, verifica-se, nos dias de hoje, um número crescente de pessoas que contrariam a existência de Deus. Escusado será dizer que este fenómeno acompanha, intrinsecamente, a tendência materialista e fria do povo europeu.
Mas afinal o que levou a Europa a deixar de desempenhar o seu papel de pregadora e anunciadora da boa Nova?

José Pedro Faustino, JMC Norte

2 comentários:

  1. Na Europa a religião é olhada por muita gente (senão a maioria) como algo não importante, algo acessório, isso deve-se em parte ao consumismo, egocentrismo e também aos governos laicos, que acham que se transmitem valores de boa sociabilização sem existência de religião.

    João Simões

    ResponderEliminar
  2. Em primeiro lugar, devemos olhar para a Europa não como evangelizadora, mas como evangelizada. Eu explico: como sabemos, um dos grandes impulsionadores do cristianismo foi S. Paulo, e por seu intermédio, sempre impelido pela força do Espírito, o cristianismo chegou á Europa e estabeleceu a sua sede em Roma. Irónico o destino dos cristãos que decidiu estabelecer a sua sede na região que era a responsável pela maior perseguição aos cristãos: ROMA. Bem, a partir deste momento, o cristianismo estendeu-se a todo o Mundo, com o grande desempenho dos exploradores e por intermédio de algumas ordens religiosas como o caso dos Jesuitas. A derrocada da Europa começou com a idade média, depois vieram as Cruzadas, veio a inquisição mas sobretudo veio a ciência! Com o evoluir da ciência, foram tendo respostas alguns das maiores questões do mundo: O que é o planeta Terra, a teoria da evolução, onde estamos no universo. Contudo, a ciência não responde se Deus existe!
    Com todos os avanços tecnológicos, com o desenvolver das sociedades, com as hablitações literárias, é muito mais dificil deixar Deus entrar nas vidas porque a ciência não garante que exista um ser superior a todos nós, um ser que nos criou, um ser que é o nosso Pai! Por estas razões se fala muito que o campo de Missão é África pois a ciência ainda não lá chegou por assim dizer, por estas razões é cada vez mais dificil falar de Deus na Europa... A Europa vive hoje nesta onda de cepticismo, só se acredita no que se vê e è explicável. Deus não se enquadra nestes argumentos como é óbvio, e por isso não está presente na vida de muita gente. Bem, não está presente pensa esta gente, porque Deus está e sempre estará connosco, em nós!!!
    O desafio que Deus nos coloca é de sermos evangelizadores primeiro de nós mesmos, depois para a nossa familia, os nossos amigos,a nossa cidade, o nosso país e por fim todo o mundo, em suma, Deus quer-nos cheios Dele!
    Quando transbordarmos de Deus, a força do Espírito nos enviará a dar esse amor a todos os que nos rodeiam, a todos os que fazem ou farão parte da nossa vida.
    Hoje não cabe á Europa ser evangelizadora, mas cabe a cada ser humano ser como semente que anda sobre o vento e que quando cai em terra boa, florirá e dará fruto! Utópico não é?
    Pois... !!!??
    Mas a Deus nada é impossivel por isso toca a lançar sementes ao vento!!!!

    Copi, LMC

    ResponderEliminar