segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O que é ser pessoa?

Afinal ... O que é ser Pessoa?
É apresentar um património genético idêntico ao gorila?
Ou é, por outro lado, fazer a diferença entre todos os animais terrestres?
'Crescimento humano' foi o tema global do último encontro de formação dos jovens missionários do JMC Fátima.

Com o auxílio do João, debateram-se algumas questões sobre a formação de uma pessoa enquanto parte de uma sociedade. Aprendeu-se que existem sintomas que nos indicam que nem sempre caminhamos em direcção à meta da felicidade, mas que por outro lado, em direcção ao prazer momentâneo que não dura muito. Sintomas esses como o não saber o que querer desta vida nem se preocupar com isso, o querer tudo ao mesmo tempo ou mesmo o querer fortemente algo que nem sempre será o melhor para um crescimento certo.

Mas nem sempre somos assim, porque escolhemos moldar-nos desta forma. Existem, portanto, factores como a hereditariedade e o ambiente social em que vivemos que nos tornam “moldados à força”. Muitas vezes ouvimos alguém dizer na rua “Olha que lindo bebé…tem os olhos do pai e a boca da mãe!” ou “Que arrogância…vê-se bem a quem sai!”. Não temos culpa de certo defeito (ou mesmo qualidade) que possuímos mas como conscientes e racionais que somos podemos mudar um pouco de maneira a contribuirmos com mais sorrisos para cada vizinho, irmão, pai… De uma maneira resumida, cada um deve aceitar-se e acreditar que não é nenhuma aberração no meio dos tantos comuns mortais. Ninguém gosta de ver pessoas clonadas por alguém famoso só porque não sabem ser elas próprias.

Outro ponto: o crescimento humano começa por aprender a crescer e, para isso, a comunicação sincera em sociedade é necessária juntamente com uma preocupação de ajudar os outros nos seus próprios crescimentos pessoais. Por último, cada um deve ter alguma crença em algo ou alguém para que a meta da felicidade seja muito melhor definida e o caminho se torne mais fácil.

E, para que esta avaliação psicológica sobre o crescimento de cada jovem fosse mais bem feita, cada um foi convidado a identificar-se com certas qualidades e defeitos. Foi apresentada uma pequena folha com as palavras: calmo, minucioso, seguro, desconfiado, pessimista, inseguro, equilibrado, determinado, carinhoso, sentimental, compreensivo, religioso, sincero, tímido, optimista e realista. Cada um seleccionou aquelas com que se identifica e especificou em que momentos apresenta cada característica seleccionada. No fim desta formação, cada pessoa foi solicitada a transmitir duas qualidades e um defeito de alguém presente para que a comunicação em sociedade desse um pouco mais de frutos e a reflexão de crescimento humano de cada um fosse gratificada.

De seguida, os jovens dirigiram-se à capela para fazer uma pequena oração e no fim todos se aqueceram um bocadinho com o habitual chá característico dos encontros de Jmc.

Sara Rodrigues, JMC Fátima

8 comentários:

  1. Olá Sara
    Fizeste um bom trabalho! Gostei de ver que muito de aquilo que nós preparamos para vocês não caio em saco roto! Espero que estes encontros de formação vos ajudem ser mais “pessoa” !!!

    João Simões

    ResponderEliminar
  2. Grande Sara...!
    e grande texto!
    =D

    Célia

    ResponderEliminar
  3. como esse texto é bom adorei nota 10

    ResponderEliminar
  4. eu odiei não presta

    ResponderEliminar
  5. ola sara!
    o teu trabalho ajudou-me muito, obrigada!
    adorei o teutrabalho.

    ResponderEliminar
  6. Que lindo trabalho. Foi uma base para eu inciar o meu. Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Continua a pergumnta o que é ser pessoa?

    ResponderEliminar
  8. nada v...n tirou nem uma duvida,nem esclareceu nada...

    ResponderEliminar