segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Geração rasca!

Quem criou a expressão "geração rasca" - expressão que eu sempre contestei - para se referir aos jovens de hoje, talvez estivesse a pensar neste tipo de jovens (leiam a noticia do Púbico) que , perto de Roma, queimaram um imigrante indiano "por diversão".
Em casos como este, até eu tenho dificuldades em não concordar com a dita expressão. É lamentável e, sobretudo, absolutamente condenável.
Penso que não será dificil ter uma opinião sobre acontecimentos como este. O que vocês acham?

A. Brás

8 comentários:

  1. Dentro desta "geração rasca" existem Jovens bons e jovens menos bons, com isto qero dizer que apesar de concordar com esta expressao supracitada, penso que nao podemos generaliza-la a todos os jovens. Porém, tal como "a plenitude do amor de um unico homem neutraliza o odio de milhoes", tambem os maus actos de uma grande maioria de jovens acabam por abafar os actos significativos de outros jovens. Costuma-se dizer que "quando fazemos algo de bom, no dia seguinte ninguém se lembra, quando fazemos algo de mal, nunca mais ninguem se esqece"

    ResponderEliminar
  2. Soraya, concordo completamente com o que escreves. Tens toda a razão. Mas que fique claro que eu não disse o contrário disso. Comecei por dizer que nunca concordei com aquela expressão exactamente porque generaliza. Mas atrevi-me a aplicá-la neste caso em concreto.
    Imagina a ironia. Esses três jovens disseram, já na presença da polícia, que queriam “experimentar algo novo” (sic). Ora, se para eles o "o novo" é fazer isso, então, fico sumamente preocupado.
    AB

    ResponderEliminar
  3. "Costuma-se dizer que "quando fazemos algo de bom, no dia seguinte ninguém se lembra, quando fazemos algo de mal, nunca mais ninguem se esqece" "

    Tanta razão numa frase só! Dá-se valor aquilo que devia ser completamente irradicado e não se dá valor aos bons exemplos.
    E sim hoje existe uma geração rasca e cabe a nós transmitir a estes "Rasquianos" o que está certo e o que está errado!

    Lucho, JEM.

    ResponderEliminar
  4. Conclusão: há que fazer todos os dias "coisas boas" para que se perpetuem no tempo. Encher cada de momento de actos bons e generosos é projectá-los para uma Vida sem fim.Os humanos até podem esquecê-los, mas Deus nunca os esquecerá.

    Melovox

    ResponderEliminar
  5. geração rasca, geração de rascas ou geração sem amor? Eu pessoalmente prefiro a terceira opção. O facto de nos chamarem rascas, está intimamente ligado com as faltas de valores na própria educação que recebemos. Não falo da educação dos nossos pais mas dos maiores educadores da actualidade: televisão, video jogos, dinheiro... Estes sim, são os
    principais criadores da geração sem amor! Estamos cada vez mais a crescer no individualismo, cujo nosso companheiro é apenas o nosso espelho!
    As excepções saltam aos nossos olhos não é?, mas a pergunta que fica é como e quando é que somos nós a encher de amor quem não tem para dar?
    É este o caminho que eu indico para responder a uma geração que de rasca não tem nada, mas sobretudo tem falta de amor com os outros.
    Um senhor muito velhinho lançou um desafio que transportado para esta dinamica do amor, tudo diz e não precisa de mais explicações:

    " Muitos jovens dizem que a Igreja é velha... A resposta a estes jovens é: a Igreja deixará de ser velha quando tu te tornares Igreja!" João Paulo II

    Copi, LMC

    ResponderEliminar
  6. Bem, não conhecia esta afirmação de João Paulo II, mas, vindo dele só poderia ser algo realmente fantástico, de alguém que sabe o que diz! Concordo com o Copi... não há geração rasca, o que existe é uma geração iludida, sem valores, que deixou de acreditar no amor (ou que não vê o amor como sustento de vida), que vive em função de um "aqui e agora", de puro prazer momentâneo...
    É esta a geração de hoje, são estes os jovens de hoje que serão os pais de amanhã... são estes jvens que vão educar futuros jovens... :S
    É preocupante!
    Como é que num país onde se diz que 90% da população é católica, vêem-se tão poucas pessoas na Eucaristia dominical??! (tão poucos jovens)

    Felzmente ainda existem alguns que dignificam a geração do amor... que vivem em/com amor!

    Saudações atentas!

    Marlene Almeida

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que essa expressão (geração rasca) vem do facto de que esta geração tem sido um pouco revolucionária em termos de mudança de valores e mentalidades...foi sempre com a ideia que fiquei..é claro que os jovens que fizeram isso nem sequer mereciam ser chamados de jovens...porque um jovem tem sentimentos (ao contrário do que muita gente pensa)e eles ao fazerem esse comentário, “experimentar algo novo”, não demonstraram culpa ou remorso nenhum..no entanto é certo que não sabemos o que se passava na cabeça desses jovens. "Todo o comportamento tem um motivo", ou seja, o que eu quero dizer com isto é que toda a gente os recrimina mas não têm a noção que tipo de violência é que eles vivem diáriamente. não é razão para os desculpar. isso está completamente fora de questão. mas é importante salientar que se eles tiveram este tipo de atitude é muito provável que a vida deles possa ser violenta ao ponto de eles se expressarem de forma também ela violenta.

    Luísa

    ResponderEliminar
  8. Bem, a expressão “Geração rasca”, já não é de agora, visto que á um tempo atrás (entre anos 70 e 80), foi quando esta expressão tomou grandes proporções devido a assuntos internos e educacionais por isso ela foi aplicada (aos jovens que lutavam pelos seus direitos). Eu não concordo com a expressão nem acho que se adeqúe aos jovens de hoje, visto que o que aconteceu foi um acto isolado e que em muito condiz com o país em que se sucedeu, isto porque não podemos esquecer que a níveis políticos a Itália ainda tem fortes apoiantes de Extrema-direita que promovem a Xenofobia e Racismo a todos os níveis em prol do Nacionalismo. Acho sim, que neste momento o que vivemos é uma “Sociedade Rasca”, e concordo com o comentário que o Copi (LMC) postou, mas também com a falta de valores em que a mesma está mergulhada, e os Jovens não se apercebem que cada vez mais contribuem para o individualismo e para uma sociedade cada vez mais egoísta. Os Jovens de agora são os filhos de uma Geração sem amor, e não de uma Geração Rasca.
    Paulo Mateus (JMC Norte).

    ResponderEliminar