terça-feira, 31 de março de 2009

Novos sacramentos?????

Hoje, o Bispo da diocese de Viseu,D. Ilídio, surpreendeu mais uma vez! Já se tinha mostrado favorável ao uso do preservativo em certos casos, e desta vez referiu-se favorável ao divórcio quando exista violência doméstica.

«Na segunda-feira participou num debate cujo tema central era a violência doméstica. Mal da sociedade que tem conhecido, senão um incremento, pelo menos um maior número de casos conhecidos e denunciados e causador de grandes angústias e sofrimentos nas famílias portuguesas. D. Ilídio não tem dúvidas. Nos casos em que exista violência doméstica, a única solução para este homem da Igreja é a dissolução do matrimónio, ou seja, o divórcio. É uma posição que não é muito habitual nos representantes da Igreja que defende que quando dois seres se unem pelos laços do matrimónio sob os auspícios de Deus, é para o bem e para o mal, é "até que a morte os separe.»

Fonte: RTP

Será este o caminho a percorrer pela Igreja ou esta será mais uma de tantas vozes que se levanta e nada acontece a não ser não dar importância a estas palavras? Somos Cristãos que defendemos o Sacramento do Matrimónio onde Deus está presente nos casais ou não faz sentido continuarmos a acreditar neste sacramento?

Rudrigus

4 comentários:

  1. "Para o bem e para o mal" não quer dizer que se houver problemas graves no casal (como a violência) eles tenham que continuar juntos...não se esquecam que se faz o juramento de amar e respeitar o parceiro para toda a vida...e diga-se de passagem violência não é amar nem respeitar.
    O que eu retiro disto é por exemplo quando a situação económica está mal ou existe um problema de saúde, o casal deve unir-se para suportar a situação... por outras palavras, não são só um casal quando a vida está cor de rosa.... A igreja tem o dever de apoiar o divorcio nestas ocasiões, já que esta situação de violencia doméstica vai contra muitos dos principios e juramentos da igreja.

    Luísa

    ResponderEliminar
  2. Não é um dos possíveis argumentos para a anulação do Sacramento do Matrimónio? Penso que sim! A anulação do Sacramento do Matrimónio já está prevista nas leis da Igreja ( Direito Canónico)! É, é tão ou mais demorado e burocrático que o divorcio civil! Para isso e outras questões é que existe o tribunal eclesiástico em todas as dioceses!

    João Simões

    ResponderEliminar
  3. Bem ando a concordar muito com a Luisa!! :P

    Subescrevo e assino por baixo!

    ResponderEliminar