domingo, 22 de março de 2009

Os desafios da Igreja Católica em África

São muitos e, sobretudo, grandes os desafios que a Igreja Católica enfrenta em África.
O Papa Bento XVI, na sua viagem por dois países daquele continente, acaba de entregar o Instrumento de Trabalho do Sínodo dos Bispos sobre a África, que irá decorrer em Outubro deste ano.
O jornal Público seleccionou dez desses desafios e fez uma síntese (ver lista em baixo), que publica na edição impressa deste domingo, a que deu o titulo de "Os dez mandamentos da Igreja Católica em África". O texto está agora disponível, também, no Público online.

Vale a pena ler: AQUI.

Confere a lista:
1 - Pobreza e delapidação do continente
2 - Globalização ignora África
3 - Mais e melhor democracia
4 - Conflitos também chegam à Igreja
5 - Eurocentrismo na liturgia?
6 - Buscar a matriz da religião tradicional
7 - Diálogo e intercâmbio com o islão
8 - Seitas manifestam sede de Deus
9 - Preservativo vs. medicamentos grátis
10 - Contra preconceitos sobre a mulher

5 comentários:

  1. É interessante ver aqui certas questões...gosto particularmente do eurocentrismo na eucaristia...

    ResponderEliminar
  2. É incrível que por muito que a Igreja evolua, se aprossime das pessoas, há sempre motivo de criticas, até parece que é a culpada dos males deste mundo. Não esquecamos que embora pertença a Deus foi criada e gerida por seres humanos. Seres esses que também se enganam!!
    João Simões

    ResponderEliminar
  3. obvio...não devemos ficar calados só porque tá melhor, sabendo que ainda há tanta coisa para melhorar...

    ResponderEliminar
  4. Perfeição é coisa de Deus! A perfeição é inatingível ao ser humano! Mas, todos devem ambicionar!! Alem disso o que para uns é sinónimo de perfeição, para outros nem por isso. Ter a presunção de ser portador da razão é um grave erro de que acusam a Igreja, mas depois os seus opositores e críticos caem do mesmo erro! Acusam também a Igreja de ser retrógrada, dogmática e pouco tolerante, mas e os seus opositores não o são á sua maneira?

    João Simões

    ResponderEliminar
  5. É incrível a campanha tendenciosa e injuriosa que os meios de comunicação social fazem para denegrir a imagem da Igreja!!
    E se em vez de falarmos só com base nas notícias que vêm a publico, fossemos pesquisar os documentos da Igreja? Em particular os documentos do Consílio Vaticano II e seguintes!? Há tanta coisa boa para fazer na Igreja que esses documentos nos recomendam; e que estão por executar!
    João Simões

    ResponderEliminar