segunda-feira, 2 de março de 2009

Um outro mundo é possivel: Estamos nessa!

Como já vem sendo hábito de todos os fins-de-semana, no último sábado, dia 28 de Fevereiro, o JMC Centro reuniu-se para mais um encontro semanal. Desta vez, o tema era o Fórum Social Mundial, do qual nos falou o Pe. Elísio Assunção.

Juntamente com cerca de 60 Missionários da Consolata, o Pe. Elísio esteve no Brasil para participar não só no Fórum Social Mundial, mas também no 3º Fórum Mundial de Teologia e Libertação. Ambos decorreram em Belém do Pará, em plena Amazónia, onde se registavam temperaturas elevadíssimas, e ao mesmo tempo, grande humidade, características bem comuns destas zonas equatoriais.

O tema do Fórum Mundial de Teologia e Libertação era “Ecologia e Espiritualidade”, onde se trataram vários temas, todos eles relacionados com a falta de sustentabilidade dos recursos do planeta Terra. Aproveitamos também para fazer algumas questões do que seria afinal a teologia e libertação e qual a realidade da missão na América Latina. Foi-nos explicado que a Teologia e Libertação surgiu como uma tentativa de unir a fé á sociedade em favor dos oprimidos. Foi ai que surgiu também o tema de demarcação das terras dos índios, como por exemplo, o caso dos índios da Raposa Serra do Sol, Roraima, Brasil.

Logo depois, realizou-se o Fórum Social Mundial, este com muito mais visitas, cerca de 133 mil participantes e mais de 5 mil organizações. Este evento realizou-se entre duas universidades próximas, a Universidade Federal Rural da Amazónia e a Universidade Federal do Pará, ambas com enormes dimensões, e entre as quais os participantes tinham de se deslocar para assistir às diversas palestras. Durante 6 dias realizaram-se mais de 3 mil actividades, contudo muitas destas actividades realizavam-se simultaneamente, não permitindo aos participantes entrar em todas. Também os Missionários da Consolata tiveram uma participação no Fórum, onde deram a conhecer um pouco das realidades e sabedoria dos povos da Colômbia, Brasil e Moçambique, “como garantia de sobrevivência do planeta e da humanidade”.

Depois do seu testemunho, o Pe. Elísio deixou-nos o desafio de também nós como JMC participarmos no próximo FSM a realizar em 2011 em África. De qualquer forma, todos estes eventos servem para despertar a nossa consciência e manter-nos alerta para que também nós não cruzemos os braços e lutemos por um mundo melhor.

Liliana, JMC Centro

12 comentários:

  1. Sempre em altas os 14 membros do JMC-C...

    ResponderEliminar
  2. ops...perdão, parece que afinal são 17...

    ResponderEliminar
  3. Desculpem desculpem...entrou mais 1...18 queria eu dizer...

    ResponderEliminar
  4. O quê? Entraram quantos? mais 3? São 21 já???????????????

    ResponderEliminar
  5. P'ra semana são quantos? 25? aaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhh...

    ResponderEliminar
  6. Isto é uma autêntica "diarreia" de comentários do Tiago! Ou será uma praga!?
    Mas eu sei porque é que ele colocou tantos comentários neste post! LOL
    Mas é imperioso esclarecer e repor os números que ele conseguiu confundir. No último encontro estavam 18 jovens no encontro, mais o casal JoMaJo e 3 padres.
    AB

    ResponderEliminar
  7. Ainda com relação ao FSM e ao Tiago que, sabemos de fonte segura, é fâ de primeira linha de uma figura sempre presente no FSM: o sociólogo portuguê e professor da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos.
    É que andava eu a viajar pelo Youtube quando encontrei este video de uma entrevista sobre... o Fórum Social Mundial 2009.

    Aqui: http://www.youtube.com/watch?v=Xb_rCsoRBWA&feature=related

    Bom proveito ao Tiago e a todos os interessados.
    AB

    ResponderEliminar
  8. A Liliana conseguiu captar muito bem o espirito do encontro e fez um excelente texto. Parabéns!

    Dizer também que achei muito bom o desafio deixado pelo P. Elisio ao JMC (ou algum representante) de participar no FSM de 2011 no Quénia. É um caso a pensar seriamente. Uma excelente ideia.
    AB

    ResponderEliminar
  9. A verdade é que faltavam algumas pessoas como a soraya ou a patricia...contando toda a gente somos 22...e ao que sei vamos ter mais gente no próximo encontro...

    ResponderEliminar
  10. Ora bem, com 22 já dá para fazer duas equipas de futebol!
    AB

    ResponderEliminar
  11. Ou seja...já temos tema pro retiro...=)

    ResponderEliminar
  12. Tiago, se tivermos em conta que há quem entenda e viva o futebol como se de uma 'religião (laica) se tratasse: com os seus rituais e liturgias (profanas), os seus símbolos e seguidores..., então, não é despropósito pensar que se pudesse montar um retiro não sobre este desporto, como tal, mas inspirado no futebol como fenómeno de massas (com tudo o que o rodeia e já disse antes).
    AB

    ResponderEliminar