sábado, 25 de abril de 2009

25 de Abril

Democracia, descolonização, desenvolvimento. Três desafios lançados pelos que fizeram o 25 de Abril de 1974. E já lá vão 35 anos.
Hoje, a palavra que mais se relaciona com esta data: a Liberdade. O símbolo: o cravo vermelho.

Até há uns anos atrás parecia tabu falar desta data. Talvez hoje sejamos isso mesmo: mais livres para opinar, para nos expressarmos (liberdade de expressão, na rua e nos Media) e de nos exprimirmos (manifestar emoções, sentimentos,…).

Sei que o público-alvo deste blog, os jovens (ainda que o CJovem não seja lido somente por esta faixa etária), que agora me lêem, nem sequer eram nascidos nessa data. Mas podem imaginar como era viver naquele tempo. Está tudo muito bem documentado.

Chamou-me a atenção o número desta semana da revista Visão. Traz na capa a manchete “Edição CENSURADA!” e, no interior, os textos trazem, quase todos eles, um enorme X de cor azul. O famoso lápis azul da censura. É sintomático!

Caros jovens. Vocês são os meus irmãos mais novos do 25 de Abril. Eu era uma criança naquela data, ingénua e inocente, e não percebia patavina do que se passava na altura. Mas lembro-me que o comportamento das pessoas era como o de um pássaro a quem acabavam de abrir a janela da gaiola. Lembro-me de trautear - muito inocentemente -, por semanas fio, a canção “Uma gaivota voava, voava”.

E pleno 2009, 35 anos depois, o 25 de Abril, com o que tinha de sonho, de utopia, de um certo profetismo, está, em parte, por cumprir. Fi
cou muita coisa boa no tinteiro.

A história é mestra, a história é cíclica. Por isso, devemos lê-la, interpretá-la e dela tirar lições. Queremos, hoje, jovens que façam a diferença. Também no campo politico e social, e não apenas no religioso. “Não somos do mundo”, mas foi a este mundo que Deus enviou o seu Filho, porque é nele que vivemos. Não queremos jovens alienados, desencarnados. Não tenham medo de Abril. Nós também somos Abril.

Não faço aqui (mais) juízos de valor. Provocados pelo que aqui escrevi ou por qualquer outra coisa, fica o desafio para usarem a vossa LIBERDADE no espaço dos comentários.

A. Brás

2 comentários:

  1. Eu gostaria de ver aqui neste espaço, onde podemos comentar com independência, e até de modo anónimo as vossas repostas á seguinte pergunta: Jovem o que é para ti a Liberdade?

    ResponderEliminar
  2. Esta frase, do director da TSF, diz muito:

    "Há uma Justiça para ricos e outra para pobres, uma Justiça para famosos e outra para anónimos, como há Saúde e Educação diferentes para ricos e pobres. Cumprir Abril é uma questão de justiça. Já não podemos esperar mais 35 anos".

    Paulo Baldaia, director da TSF, "Jornal de Notícias", 25-04-2009

    A.Brás

    ResponderEliminar