quarta-feira, 8 de abril de 2009

A caminho da Páscoa Jovem Missionária


"Esta noite não dormi quase nada de tão ansiosa que estava", confessou a Flávia, de Alcaravela, estudante de gestão em Lisboa. "Quis ir à PJM há dois anos atrás e disseram-me que esperasse, porque não tinha a idade mínima, mas eu disse logo que não me tirassem da lista", desabafou. Valeu a pena a persistência! Quanto ás expectativas diz que "são muitas".

À Flávia juntou-se um colega, o César, também de Alcaravela, e mais 4 jovens da região de Fátima. Entre eles está o Tiago Santos, de Santa Catarina da Serra e estudante de economia em Coimbra. Na viagem até Fátima, para se juntar ao grupo, de onde partiria pouco depois, não escondia a sua alegria : "Hoje estou muito contente", dizia ao P. Albino que o fora buscar a casa. Pudera! Faz parte do grupo fundador do Jovens Missionários da Consolata (JMC Centro) e faltava-lhe, no seu "curriculum juvenil e missionário", participar na Páscoa Jovem Missionária.

A acompanhar este grupo de seis jovens pascoalinos da zona Centro, cheios de entusiasmo, vai o P. Jorge Amaro, animador missionário e recém chegado a Portugal, para onde foi destinado a trabalhar na Animação Missionária e Vocacional. Partiram todos ao inicio desta tarde a caminho da Páscoa Jovem Missionária, em Covelas, onde se vão juntar a mais 14, a maioria ligados aos grupos dos Jovens Missionários da Consolata do Cacém e de Águas Santas.

Há uma equipa de 7 animadores (Padres, Irmãs e Leigos) que os ajudarão a viver os acontecimentos fundamentais da nossa fé, celebrados no Tríduo Pascal (Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus) numa perspectiva juvenil.

No caso destes jovens, a viagem até Covelas já se adivinhava animada: a propósito da crise actual, o economista Tiago prometia um vivo debate com a gestora Flávia. Gestores vs economistas: a quem atribuir as culpas da crise?! Que a Páscoa ajude cada um a encontrar a resposta para a causa-mãe de todas as crises: a da falta de Deus na sociedade, que se manifesta também num sistema económico sem ética. Que o esplendor do ressuscitado ajude cada um dos pascoalinos, a se deixarem tocar pelo vencedor da morte, de modo a poderem iluminar um mundo em busca de Vida. Em todos os sentidos!

O CJovem, que tem acompanhado e incentivado, deste o início da Quaresma, toda a caminhada dos pascoalinos, deseja a todos a vivência de uma excelente experiência pascal.

A. Brás

7 comentários:

  1. Força pessoal... E muita coragem porque a pjm e algo muito intenso mas que vos vai fazer muito bem. E digo isto por experiência própria.

    ResponderEliminar
  2. Quase que adivinho que o Tiago foi toda a viagem a falar do Boaventura Sousa Santos hihi.

    Aproveitem estes dias ao maximo porque infelismente eles nao se vao voltar a repetir *

    (:


    ass: Soraya Vicente (JMC Centro)

    ResponderEliminar
  3. Que esta Pascoa seja para vocês pascoalinos motivo de orgulho para todos vós!!
    Coragem!!!

    ResponderEliminar
  4. Vou celebrar a Páscoa na minha paróquia, mas a rezar para que a PJM seja uma experiência única para todos os jovens que nela participam.

    Fernando

    ResponderEliminar
  5. Acreditem que são poucos dias mas que valem a pena e deixam a chorar por mais :D aproveitem mesmo!! digo que adorava repetir...

    Pjm de Constância foi a mais corajosa. vamos ver o que vai sair desta! de certeza que se vai sair muito bem também!

    Luísa

    ResponderEliminar
  6. A PJM deste ano vai ser molhada! Será que também neste caso se pode aplicar aquela máxima “casamento molhado casamento abençoado”? Ou seja “ PJM molhada PJM abençoada” ? Esperemos bem que sim!!!! A Igreja precisa de jovens comprometidos!! De jovens missionários!!!

    ResponderEliminar