quarta-feira, 20 de maio de 2009

50 anos a abraçar Lisboa

Tudo começou por um voto formulado pelo Episcopado Português, reunido em Fátima a 20 de Abril de 1940, pedindo a Deus que livrasse Portugal de participar na Segunda Guerra Mundial. Mais uma vez, Deus abençoou o seu povo português e Portugal não participou na referida guerra.

A primeira pedra da construção do monumento foi lançada em 18 de Dezembro de 1949, após o fim da guerra. Foi inaugurado a 17 de Maio de 1959, dia de Pentecostes, na presença dos cardeais do Rio de Janeiro, de Lourenço Marques e de cerca de 300 mil pessoas. Nessa ocasião, esteve também presente a imagem original de Nossa Senhora de Fátima.

50 anos depois, a imagem regressou ao santuário do Cristo Rei, por ocasião das comemorações do seu cinquentenário, iniciadas no Sábado passado. Domingo, 17 de Maio, milhares de fiéis juntaram-se naquela tarde para ver Nossa Senhora de Fátima.

Bento XVI também não se esqueceu destas comemorações e enviou as suas felicitações, a partir da Praça de S. Pedro, em Roma. O Papa, que falava depois da recitação da oração mariana da Regina Coeli, pediu que o nosso país seja “fiel na fé católica, fértil na santidade, próspero na economia, justo na partilha da riqueza, fraterno no desenvolvimento, alegre no serviço público”.
Quero saudar os cristãos de Portugal que neste dia se reúnem com todo o Episcopado para celebrar - sob a presidência do meu Enviado Especial, o Cardeal Dom José Saraiva Martins - o cinquentenário da inauguração do Santuário de Cristo Rei em Almada, na diocese de Setúbal”, disse, no Vaticano.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima saiu, pelas 16h, da igreja do Santuário do Cristo Rei para o altar da última missa, presidida pelo Cardeal D. José Saraiva Martins, representante do Vaticano nas comemorações.

José Pedro Faustino, JMC

Sem comentários:

Enviar um comentário