terça-feira, 19 de maio de 2009

Allamano: sem santidade não há verdadeira Missão

Mais um encontro semanal do JMC Centro. Começamos com uma pequena partilha sobre a experiência do grupo que foi à festa do padroeiro no Bairro do Zambujal, campo de missão urbana, em Portugal, dos Missionários/as da Consolata. O que era para ser simples partilha já se transformava em debate sobre o que é um bairro social e qual o papel da Igreja e dos cristãos na dignificação destes bairros. Por isso resolvemos deixar essa reflexão já como tema de um próximo encontro.

Entramos, assim, desta vez, no tema de formação prevista, sobre o fundador dos Missionários/as da Consolata: Beato José Allamano. Queriamos saber algo mais sobre ele e a sua obra.

Começámos por ver uma apresentação sobre a vida dele para o ficarmos a conhecer melhor.

No entanto a nossa formação incidiu, sobretudo, na espiritualidade de José Allamano. O Fundador dos Missionários da Consolata deixou-nos algumas orientações para nos ajudar a ultrapassar os obstáculos que nos vão aparecendo.

Para o Beato Allamano era muito importante ajudar quem mais precisava e por isso fundou os Missionários da Consolata, para que partissem ao encontro dos mais desfavorecidos.

Allamano tinha um grande amor à Eucaristia. Ninguém lhe ficava indiferente, tal era o fervor com que ele falava sobre a Eucaristia.

Grande era também o amor que tinha a Maria, foi contemplando a Nossa Senhora da Consolata que José Allamano idealizou os Missionários da Consolata e por isso afirmava que Ela era a fundadora. Segundo ele, a Consolata “inspira o modo de exercermos o nosso carisma”.

É sob o olhar da Nossa Senhora, que Allamano quer um espírito de família. Este acha importante que haja amor e que se transmita para outras pessoas.

“Antes santos, depois missionários”, assim afirmava o Fundador. Este dava muita importância à santidade, sem ela pouco se faria da Missão.

Para que haja a verdadeira Missão, é preciso Trabalho. Num dos seus pensamentos pediu: “Sede corajosos e activos. Em geral quem trabalha pouco está sempre cansado; nunca tem tempo para nada”.

Foi com este e outros pensamentos que terminamos a formação.

Depois da oração, fomos para um momento de convívio com chá, a acompanhar, um bolo gostosissimo para festejar os aniversários da Soraya e da LilianA (esta última, no próprio dia do encontro).

Cláudia Duarte

Na foto: As aniversariantes Soraya e Liliana... e o emplastro??? (da direita para a esquerda)

9 comentários:

  1. Não foi a Liliane, foi a Liliana...atenção pah...

    ResponderEliminar
  2. “Primeiro santos, depois missionários”
    Na verdade, essa frase costumava assustar-me.
    Como podemos nós "almejar" a santidade antes do que quer que seja?
    Como consigo eu ser santo, se ser santo é tão difícil?

    Allamano responde a isso também, não sei citar mas é algo que soa assim:
    É nas pequenas coisas do dia-a-dia que nos tornamos santos, nos pequenos gestos (que às vezes fazemos sem pensar), nas palavras, etc...
    enfim, por vezes somos santos sem o sabermos.

    :)

    ResponderEliminar
  3. LOL...tou tããããããão giro...

    ResponderEliminar
  4. LOL... cá por mim estavas a ver se fugias com o bolo...

    ResponderEliminar
  5. Para não variar, não é Tiago?? Enfim, sempre o mesmo :P

    Emplastro :)

    ResponderEliminar
  6. Feita a justiça à LilianA (e, indirecaemnte ao Tiago, que defendeu - e bem - e sua dama!), quero dizer aqui duas coisas:
    1 - Uma boa sintese do encontro feito pela Cáudia Duarte. Obrigado e parabéns. Temos cronista!
    2 - Allamano é um poço de espiritualidade e o que se falou neste encontro foi apenas um aperitivo. Dele temos muito para aprender e, sobretudo, para viver. Haja vontade e disponibilidade para beber da sua espiritualidade e do belo carisma missionário que nos deixou.

    A. Brás

    ResponderEliminar
  7. Não consigo perceber... se houve duas aniversariantes (meninas, claro) o que faz o Tiago na foto? Até parece aqueles mail's que recebemos com fotos muito bonitas mas com um "pequeno" detalhe que as estraga. Nesta, esse detalhe é o Tiago ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. hum... imaginem la aproveitando a pose, colocando uma peruca loira, dois totiços e um chupa chupa da boca era o aniversario da tiaguinha tb xD

    ResponderEliminar
  9. Cathe Ciríaco22/05/2009, 14:58:00

    Parabéns Cláudia pelo texto =D
    Deve ter sido um encontro muito Bom!
    Beijinhos para todos

    ResponderEliminar