terça-feira, 26 de maio de 2009

Pe Gaspar: Uma vida de missão

No passado dia 23 de Maio, realizou-se mais um dos nossos encontros de JMC que, como já vem sendo hábito (e mais docinho), desta vez foi a Majó quem partilhou uma fatia de bolo com todos!

E não menos importante, tivemos o prazer de ter uma participação especial, o Pe. Gaspar. Também ele partilhou uma fatia de bolo pelos seus 50 anos de sacerdócio, uma fatia tão doce como qualquer outra iguaria mas com o extra, muita sabedoria.

Ordenado a 14/03/1959 na casa mãe da instituição, os ventos da missão levaram-no para Moçambique um ano depois onde, de um modo especial, ousou aceitar a missão de uma forma não tão directa como usualmente é entendida.

Acaba por regressar a Portugal, onde continuou a missão nas escolas com a juventude daquele tempo, tentado dar sempre o melhor de si pois, segundo ele, muitas das vezes um testemunho fraco traduz-se em falta de vocações e de resposta ao apelo que nos é feito de viver o evangelho profundamente.

Tal como foi abordado muito mudou em 50 anos mas algo prevaleceu:
Deus que o chamou continua a fazê-lo.

E mesmo depois de altos e baixos ao longo de toda esta caminhada o Pe. Gaspar diz “sinto-me feliz, apesar das vicissitudes neste caminho com lágrimas”.

E tu terás coragem para percorrer
um caminho de lágrimas para ser também feliz?





Susana Neves, JMC

1 comentário: