segunda-feira, 29 de junho de 2009

Consolata, a grande Família


Quando pensamos em família, um misto de sentimentos e sensações surgem na nossa mente, num instante, simplesmente porque é a família que nos ajuda a marcar os passos na estrada atribulada da nossa vida. É este elemento crucial que permite que os nossos objectivos sejam realizados com mais garra e sabedoria.

Como forma de presentear as famílias com o calor humano e as palavras carinhosas de outras pessoas, é realizada, anualmente, a Festa dos Familiares dos Missionários da Consolata.

Pois bem, a festa de 2009 contou com a presença de dois sacerdotes que mantém o seu testemunho aceso há cinquenta anos, são eles, o Padre Gaspar e o Padre Tavares. Celebram este ano as Bodas de Ouro Sacerdotais.

Toda a sua experiência missionária foi partilhada através de uma entrevista para toda a comunidade, cujos entrevistadores foram o Tiago e a Soraya dos Jovens Missionários da Consolata. Resumir toda a sua dedicação em três palavras revelou-se bastante difícil, mas o ponto do serviço era comum aos dois.

Alguns sacerdotes missionários que, afastados das suas famílias rumaram a outros continentes para poderem dar a sua ajuda incondicional, também contaram um pouco da sua história e das suas vivências.

Na Eucaristia, o espírito de missão esteve bem presente e este foi arrastado para o almoço que se seguiu, onde a partilha e o convívio foram uma constante.

Carinho e amizade foram os sentimentos que mais marcaram todo este encontro, não fossem eles o elemento fundamental para a essência de uma Família.

Flávia Duarte

7 comentários:

  1. Parabéns pessoal... Do pouco que vi e por aquilo quem me disseram vocês tiveram em grande... Vamos continuar o bom trabalho... Coragem

    ResponderEliminar
  2. Deixo especialmente os parabens à Flávia, merece o destaque aqui no blog...foi a grande revelação desta festa...e assim vai crescendo o grande e belo JMC-C...

    ResponderEliminar
  3. É com grande deleite que, efectivamente, leio este testemunho da Flávia e vejo que o JMCentro vai crescendo com um grande ritmo!

    Agora, ou é de mim ou SORAYA está mal escrito? :O ai se ela vê!

    ResponderEliminar
  4. Nem toda a gente é obrigada a ter conhecimento das manias da soraYa...lol

    ResponderEliminar
  5. Isto por aqui é só gente atenta!!! E, curiosidade das curiosidades, são os homens os mais atentos aos pequenos pormenores!
    Semanas atrás foi uma letra no nome da Eliane/a, a causa de quase um 'conflito militar', agora a vitima foi a SoraYa. Mas não vamos dar tempo de desembainharem as armas!
    Pronto! Tá corrigido!
    Contudo, à Flávia, que escreveu este texto, do alto dos seus 15 aninhos (ai que inveja!), e já a escrever tão bem, perdoamos-lhe TUDO.

    ResponderEliminar
  6. Pois é!!! Neste Domingo pude (uma vez mais, claro!))orgulhar-me por pertencer a este JMC-C... Só recebi elogios e desejos de continuação de um bom trabalho. E sabe tão bem... Muitos dos elogios vieram de quem fez caminhada comigo e de responsáveis pela minha formação missionária.

    São momentos como estes que nos dão força Sábado a Sábado. E, como sempre vos foi dito... o grupo será aquilo que vocês (jovens) fizerem dele.
    Parabéns por mais um desafio superado!!!

    ResponderEliminar
  7. Há para mim uma coisa importante, que ainda não foi referida!
    Pelo que a Flávia transmite nesta notícia, ela sentiu-se como pertencente a esta grande família que é a Consolata!
    Se ela que ainda agora iniciou a sua caminhada no JMC já o sente, os outros com uma maior caminhada nem se fala!
    É importante este sentimento! Só se sentindo pertencente desta grande família se consegue fazer o que foi feito!
    Ser JMC é fazer parte do Instituto dos Missionários da Consolata!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    É ser Consolatino!!!!

    ResponderEliminar