quinta-feira, 25 de junho de 2009

O terço de Cristiano Ronaldo

Voltamos ao Cristiano Ronaldo! E não prometemos que seja a última vez!
Um jovem leitor deste blogue e frequentador de um dos grupos dos Jovens Missionários da Consolata (JMC), comentava, com alguma incredulidade, o facto de já ter acontecido, por mais de uma vez, clientes entrarem na loja de artigos religiosos onde trabalha, em Fátima, e pedirem “O terço do Cristiano Ronaldo”. Aquele, de cor branca, que traz ao peito. Com amabilidade o jovem aproveitou para explicar outras características do terço que não as de simples ornamento do pescoço de quem quer que seja.

É difícil, nestes dias, ler jornais impressos ou online, sem que o ex-CR7 (agora CR9) esteja presente em alguma notícia. E numa delas encontramos uma foto com a nova pérola do Real Madrid luzindo uma t-shirt estampada com um símbolo, digamos, bélico: um revólver.

Claro que a questão é mais profunda e remete-nos para o
uso (ou abuso) e significado dos símbolos e o impacto, positivo ou negativo, que estes possam ter, dependendo de quem os usa. Cristiano Ronaldo não é o carpinteiro da nossa rua, cujo lápis que usa atrás da orelha tem um significado e uma função muito concreta.
Certamente que não haverá mais pessoas a rezar o terço por causa dele trazer aquele símbolo ao pescoço,
sendo que ali estará apenas como objecto decorativo e de alguma irreverência. Mas que esse símbolo não combina nada com este último da t-shirt, lá isso não. E também não se sabe onde está o ‘glamour’ em usar um tal símbolo de forma tão eloquente.
Caso para dizer: CR9, ainda assim, preferimos o terço!

A. Brás

21 comentários:

  1. Nos tempos modernos já não se mata na cruz, usa-se o revolver...isto é a teologia CR9...eheh

    ResponderEliminar
  2. Isto realmente nada surpreende. Tudo para ele tem um objectivo de marketing para aumentar o seu bolso.
    aliás li um artigo ha cerca de umas semanas onde referia uma notícia em que o CR iria agora vender terços mas na parte do terço onde aparece a imagem de Maria e Jesus colocar o seu símbolo" ou seja a marca CR7 numa das faces do terço, isto é um autêntico absurdo, pois alguém que só transmite o materialismo e que só vê milhoes ha frente e pouco ou nada se preocupa com os outros teria de ao menos ter o bom senso de não misturar a religião com o "paganismo" que envolve o seu nome e etc.
    Claro que para ajudar os outros não é preciso chamar as tv's todas para cobrirem o acontecimento, mas sim ser humilde e pensar que poderia ajudar muita gente, nem que fosse contribuir para os missionários para eles no "terreno" e na sua árdua mas compensadora missão ajudarem os outros, eles sim são os verdadeiros campeões, não dos milhões mas quem dá amor recebe muito mais que dinheiro e fama e não há dinheiro que pague a alegria de nos "darmos" ao próximo...
    Ângela

    ResponderEliminar
  3. Eina pá haverá contradição maior do que levar um terço e por cima um revolver ? Muito bom. Quanto a moda.. claro que ninguém vai mais rezar o terço por usar um igual ao ronaldo, quem o comprar vai é tentar engatar mais algumas nereidas ou quem sabe paris hiltons mas quando, depois de engatarem, chegarem ao carro do CR9 e descobrirem que o ferrari que estavam a espera é afinal um fiat punto gt todo quitado... como diz o outro: JÁ FOSTE.

    ResponderEliminar
  4. Confesso que ainda refleti um pouco, para ver se deveria ou não escrever/comentar, esta notícia...
    Eu penso que, em primeiro lugar, se dá importância áquilo que não se deve, se faz juizos de valor de tudo o que nós não conhecemos, e projectamos em tudo e todos, aquilo que são os nossos preconceitos e formas de pensar.Eu acho errado este caminho de se criticar por tudo e por nada!
    Se o Cristiano usa um terço ao peito é porque fica fixe e é moda! Se usa uma t'shirt com uma arma, é um incentivo á violência...Estes são os comentários que se fazem a alguém que anda nas luzes da ribalta, que se sabe que ganha muito dinheiro e que vive a vida rodeado e penetrado na luxúria! É verdade! Mas quem somos nós para julgar quem quer que seja pelas suas opções religiosas? quem somos nós para colocarmos rótulos nas pessoas pelo seu mediatismo?
    O mundo está cheio de defeitos, desigualdades aberrantes, que nos fazem por vezes desesperar, mas ao darmos enfase aos pormenores do mundo que não têm qualquer significado, só estamos a contribuir para um mundo com mais preconceito, injustiça e desigualdade!
    O caminho que eu proponho, é o de retiramos do mal o bem...
    Como saberemos se o Cristiano faz mais mal do que bem? Só Deus sabe!!!
    Para colmatar e contrariar este discurso do aponta o dedo, procurei aquilo que o Cristiano fez de bem, seja com boa ou má intenção (só Deus sabe) e isto sim é digno de valorizar no homem pois tudo o resto é acessório:

    «- Cristiano Ronaldo foi designado embaixador da campanha de angariação de fundos online “Score for the Red Cross” (“Golos pela Cruz Vermelha”) promovida pelo UEFA EURO 2008. A campanha, organizada pela União de Associações Europeias de Futebol (UEFA) e pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), permitirá recolher fundos para apoiar as vítimas das minas no Afeganistão, proporcionando-lhes próteses, fisioterapia e formação profissional. «As vítimas das minas necessitam de determinação e de muito estímulo no caminho da recuperação. Tenho um enorme respeito por todos e desejo apoiá-los», refere Cristiano Ronaldo. Para o atleta, «o que é fantástico nesta campanha é que todos são vencedores quando se trata de dar e receber. Este site oferece aos adeptos do futebol a possibilidade de se divertirem enquanto fazem a diferença». A UEFA irá doar quatro mil euros ao CICV por cada golo marcado no UEFA EURO 2008»

    -Cristiano Ronaldo vai doar 19 mil euros (15 mil libras) a uma instituição de caridade. A verba corresponde a uma indemnização que o tablóide inglês ‘Daily Sport’ teve de pagar ao internacional português, na sequência de uma notícia publicada em Agosto

    -O Núcleo da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro agradeceu hoje publicamente um donativo concedido pelo futebolista internacional português Cristiano Ronaldo.
    Num comunicado, a instituição manifestou-se muito comovida e agradecida e, em declarações à Agência Lusa, Isabel Aguiar, directora regional do Núcleo, revelou que esta "é a primeira vez" que o melhor jogador do Mundo de 2008 tem este gesto.
    "Penso que terá a ver com o facto de a sua mãe, a dona Dolores, se ter inscrito como nossa voluntária no ano passado", explicou.
    No Verão de 2007, Dolores Aveiro teve que ser submetida a uma intervenção cirúrgica no Hospital Central do Funchal, para remoção de um caroço num peito.
    Não foi possível apurar o valor do donativo do jogador, mas Isabel Aguiar destacou a importância que estes actos podem causar para instituições de solidariedade como a que dirige.

    Talvez estes exemplos não sejam muito fortes mas já é alguma coisa para verificarmos que se fizermos um esforço de procurar o bem no mal dos outros, vemos o mundo com outros olhos, com os olhos de Deus!

    Desculpem o meu desabafo mas a césar o que é de césar e a Deus o que é de Deus!

    Copi, LMC

    ResponderEliminar
  5. @Copi
    O teu desabafo faz todo o sentido se aplicado a algum comentário, no entanto, como mencionas no primeiro parágrafo que esta tua opinião é resposta à notícia em si devo salientar uma coisa:

    Esta notícia não tem como objectivo (nem encontrarás nela nenhuma indicação a esse respeito) criticar o CR9 nem as suas opções.
    nesta notícia o que o pe. Albino quer fazer destacar são os símbolos. Simbolos de paz e oração versus armas. Mais, como todos sabemos, uma figura pública é ditadora de modas (vejamos o triste exemplo do penteado do Ronaldo no mundial da Coreia), modas que são seguidas por jovens e adolescentes.

    Ora, um terço ou uma arma, num CR9, por mais inocentes que sejam (que não o são, para isso pagam a quem lhes cuide da imagem pública) são prontamente imitados por legiões de seguidores.

    Se por um lado concordo até certo ponto com a tua forma de pensar, por outro tenho de esclarecer a tua pequena confusão.

    ResponderEliminar
  6. «Esta notícia não tem como objectivo (nem encontrarás nela nenhuma indicação a esse respeito) criticar o CR9 nem as suas opções.»
    Vejamos:

    «Certamente que não haverá mais pessoas a rezar o terço por causa dele trazer aquele símbolo ao pescoço, sendo que ali estará apenas como objecto decorativo e de alguma irreverência.»

    Eu aceito a minha confusão que mais do que comentar a noticia, também serão os comentários mas na notícia está explicita a critica...

    Agora fazer do blog uma tertúlia cor de rosa só porque o cristiano fez uma opção de moda, parece-me menos adequado... Pensar que só porque num determinado dia ele saiu á rua com o terço ao peito e uma t'shirt com uma pistola, ele estará a influenciar os jovens e adolescentes, é pura especulação e utopia.
    Relativizar as coisas é meio caminho andado para que vejamos os outros doutra forma...

    Copi, LMC

    ResponderEliminar
  7. Se há pouco estava contigo nas argumentações agora tenho de discordar...
    1º O terço ao pescoço foi moda, se ainda o é não sei, mas há uns anos muitos andavam com ele ao peito não por convicção religiosa mas por moda apenas.
    2º O CJovem não pretende ser uma tertúlia cor-de-rosa, no máximo ser fonte de discussão (o que pelos vistos já conseguiu outra vez eheh). E afirmares que "só porque saiu à rua com o terço ao peito e uma t-shirt com uma pistola, ele está a influenciar os jovens e adolescentes, é pura especulação e utopia." é um pouco ingénuo da tua parte, não estamos a falar de todos, mas há-de sempre haver alguém onde a ideia fica... e pega moda.
    Volto a fazer notar o penteado do Ronaldo, era horrível e criou furor, moda e sabe-se lá mais o quê. O mais engraçado foi, depois do mundial o próprio Ronaldo ter afirmado detestar o penteado, tê-lo feito por pura brincadeira e ter até apostado com o cabeleireiro que conseguia que se tornasse moda. E não é que pegou mesmo?

    Copi, respeito a tua opinião, concordo com o teu primeiro comentário, mas não sejas ingénuo ao ponto de colocares as mãos no fogo pelo que afirmas no segundo.

    Eu queria era ouvir mais opiniões, o Albino acertou na "mouche" outra vez :)

    ResponderEliminar
  8. eu vou terminar a minha opinião nesta noticia pois finalmente se revelou aquilo que de facto é acessório... essa de o albino acertou na mouche nao favorece em nada o consolata jovem pois se de facto apenas, ou parece, que o importante é que as pessoas comentem aquilo que é ridiculo!!!!
    Prometo que de hoje em diante não comentarei noticias cor de rosa publicadas neste blog! não faz parte da minha ideologia nem forma de vida! Se acham realmente importante discutir aquilo que não interessa nem ao menino Jesus, não contem com o meu contributo...


    Sim! O Albino acertou na mouche, mas falhou no essencial do blog...

    Este blogue quer ser a cara da juventude: informal, jovem, irreverente como eles. Mais! Quer ser a expressão da fé e das actividades, da reflexão e da formação, das experiências missionárias dos Jovens Missionários da Consolata (JMC) e de todos os jovens que, em Portugal e no mundo, já partilham ou querem partilhar o espírito e o entusiasmo missionário. Não queiras ser mero espectador! Entra!

    Se esta noticia tiver alguma semelhança com a realidade, é pura ficção...

    Copi, LMC

    ResponderEliminar
  9. OK, interpretaste mal a notícia.
    Tenho pena que tenha gerado esta confusão toda.
    O importante passou ao lado.
    O que prova que a notícia tem razão de estar aqui.
    Um terço é um símbolo, significa oração, introspecção, relação com Deus e connosco próprios. Infelizmente está tão banalizado que se transformou num acessório de moda.

    Uma arma mata, ou serve para matar. É perigoso banalizar esse conceito, seja numa t-shirt seja em que for, há uns anos os LMC participaram numa campanha de abolição das armas.
    Estar a minimizar um símbolo com essa força de expressão é banalizar tudo o que a viol~encia representa.
    O facto de todos se terem mostrado mais chocados com a pessoa do Cristiano Ronaldo em vez de se terem centrado no verdadeiro fundamento da própria notícia vem mostrar o quanto os símbolos estão banalizados, para o bem e para o mal.

    Não deixes de comentar e participar no Blog apenas porque não te revês numa notícia. Também me sinto chocado por esta notícia ter tido mais comentários que a da morte de Neda. mais uma prova que a violência está tão banalizada que passa despercebida.

    Por isso, continua connosco, com bons textos como o último que enviaste e, principalmente, mantém estas discussões ao rubro, afinal é nestas discussões saudáveis que nos formamos enquanto pessoas e, principalmente, enquanto cristãos...
    Shalom

    ResponderEliminar
  10. O Olly alertou-me para ler os comentários ao meu último post e nem imaginava o que por aqui ia. Por acaso tinha-lhe pedido opinião antes de publicar este post e conversei com ele sobre o tema.
    Copi, vai com calma!
    Estás a ver mais leões na savana do que os que realmente lá podem estar!
    - Primeiro: Que fique claro que não passei nenhuma procuração ao Olly para me defender. Parece que ele apenas quis subscrever o que escrevi.
    - Segundo: Falo de Cristiano Ronaldo porque ele é um jovem. E não é um jovem qualquer. É um jovem que influencia, de facto. Lembro que no ano passado li uma reportagem num jornal brasileiro que dizia que uma grande parte dos jovens daquele país “fazia as sobrancelhas” como as do Cristiano Ronaldo. Nada contra! Foi só um exemplo. CR9, de facto, dita moda. Assim como qualquer figura pública de relevo. Graças a Deus que Madre Teresa de Calcutá, por exemplo, também inspirou e influenciou opções de vida de muita gente.
    - Terceiro: Este texto não pretende ser “tertúlia cor-de-rosa”. Ainda que o possas catalogar nessa área, é opção tua. Não foi opção minha. E se o consideras assim, não sei porque te sentiste atraído por ele e acabaste por comentar. Terias a opção de comentar o texto anterior “Nós também somos Neda” que está nas antípodas da literatura cor-de-rosa.
    - Quarto: A solidariedade de Cristiano Ronaldo fica-lhe bem. Os milhares de Euros que ele dá correspondem a uma hora de trabalho e ajuda à sua imagem pública.
    - Quinto: Escrevi este texto por vários motivos, mas o principal foi o facto de me manifestar certa indignação pela BANALIZAÇÃO dos símbolos. Uma arma jamais se deveria banalizar. Sou contra a “glamourização” de tudo o que seja material bélico, por exemplo. Não devia ser um objecto de desejo, nem símbolo fashion. Por isso exprimo a minha opinião ao deparar-me com aquele revólver na t-shirt de uma das figuras mais mediáticas do desporto mundial.
    - Sexto: Para quem usou e abusou da expressão “só Deus sabe” com a finalidade de não emitir juízos de valor com relação à figura pública de Cristiano Ronaldo, considero que te esqueceste dessa regra na hora de desvalorizar a intenção deste texto e a natureza deste blogue. Uma das suas atribuições é a REFLEXÃO. E não existe reflexão sem opinião, sem tomada de posição. E essa é uma das mais valias deste blogue. Se queres um espaço totalmente beatifico, a cheirar permanentemente a insenso, mas que não ajuda a ler, nem a reflectir a realidade e o mundo, é o qie mais há por aí! nem é preciso procurar muito.
    E… Último: Copi. Se estivesses neste momento no Irão, e em tantos outros países com regimes totalitários, nem eu nem tu teriamos oportunidade sequer de escrever o que escrevemos. Já é um grande motivo para agradecer. Este blog é um espaço de liberdade: para concordar e também para discordar. Mas… com caridade.

    ResponderEliminar
  11. Mais uma coisa, Copi. Quando citas o texto do perfil deste blogue para afirmares, logo de seguida, que este texto está completamente fora de contexto do mesmo, lembro-te como iniciei o post, quando comecei por referir um episódio relativo à experiência de trabalho de um jovem leitor do CJovem, além de integrante do JMC de Fátima.
    Paz e bem

    ResponderEliminar
  12. Qualquer dia o CR9 aparece na rua de chucha e babete e toda a gente vai achar normal!
    Digo mais, passaria a ser moda mundial! Todo e qualquer jovem que quer ser jogador futebol imita o CR9 em tudo, nem que á partida lhe pareça ridículo! É um ícone mundial! Quem não quer ver isto não vive no mundo real!

    ResponderEliminar
  13. O CR7 se calhar nem sabe para que serve um Terço! Mas uma arma penso que saberá! Mas tb não vejo qual a mensagem que ele quer passar quando escolhe vestir uma t-shirt com esse desenho. Se quer, com essa atitude ditar moda, lamento a opção estética!

    Nando

    ResponderEliminar
  14. Bem, vejo que isto por aqui vai ao rubro... lol
    Quando li esta noticia, lembrei-me de uma sessão de catequese que dei no ano passado a adolescentes do 7º ano. O tema desse dia era "Justiça/Injustiça". Então,a dada altura (e dp de termos falado daquilo que consideramos ser injusto no mundo actual eu pedi-lhes que escrevessem uma pequena carta a um dos seus idolos e apelar ao seu "espírito solidário". Escusado será dizer a quem foram dirigidas maioria das cartas: CR9! Porque será???
    Porque é um ídolo claro... e como idolo... dita modas... É a realidade! Pode não inflenciar a minha forma de vestir, de ser... mas influencia a de muitos à minha volta... Não o podemos condenar, claro que nao... mas somos livres de ter a nossa opinião.
    Nessa sessão, ma das cartas que acabei por guardar (porque realmente me tocou bastante), era de um miudo cujo a mãe tinha ficado sem emprego à poucos dias. Dizia o seguinte: Olá Cristiano, estou-te a escrever esta carta porque gostava que fosses mais solidário. Sabes, no mundo há muitas injustiças: pessoas sem direito à saúde,sem trabalho, sem água, sem comida, sem dinheiro e outras que têm tudo isso e mais outras coisas que nao precisam pra nada. Como sei que tens muito dinheiro, gostava de te pedir que abrisses fábricas ou lojas para dar trabalho às pessoas. Se não fosse pedir muito também gostava que abrisses fundações para acolher, dar roupa comida e medicamentos aos sem-abrigo. São coisas muito simples para ti e que para quem precisa faz toda a diferença. Por favor, ajudo os pobres!"

    Eu sei que isto nao tem mto a ver com o tema, mas isto tudo só pa dizer que o CR9 é, sem dúvida, uma figura mediática que é seguido por milhares e milhares de adolescentes e jovens que querem ser como ele. Portanto, tudo o que seja moda CR9 (lembro-me do terço ao pescoço, os brincos de diamantes, que houve uma altura em que só se viam rapazes com o CR7 nas orelhas, o corte de cabelo, etc) pega!

    saudações atentas*

    Marlene

    ResponderEliminar
  15. A verdade é que o homem é realmente um exemplo (quanto a mim, mau) para os jovens...e existe toda uma ideologia a suportar a ligação dos jovens a este tipo de personagens. Exactamente como nas ridiculas manifestações de tristeza mórbida que vamos vendo na tv a proposito da morte do rei da pop, por parte de quem era jovem na altura mais importante da carreira do sr...

    Gandhi, Luther King ou o Fernando Nobre não são caminhos a seguir para ninguém. Isto obriga-nos a perceber as prioridades dos jovens, as especificidades das suas ambições e perceber o que se passa aqui...

    Porque a minha critica a este estilo de idolatria vai ainda mais longe do que o normal sentido de achar que ensinam coisinhas muito más aos jovens. A própria ideia de luta por um objectivo, da forma como é posta neste contexto é perigosa e errada...

    O Ronaldo é apenas um símbolo típico de um tipo de humanidade que temos mas que anseio que desapareça...

    ResponderEliminar
  16. Olá.
    Em primeiro lugar, gostava de referir que isto é um blog e que as opiniões que aqui são colocadas, devem ser respeitadas. Acho incrível como é que publicam (e permitem que seja publicada no blog) uma discussão destas. Não posso deixar de dizer que não devemos desrespeitar a opinião do outro mas sim (se não a quisermos aceitar como “nossa verdade”) ao menos devemos respeitar, pois é esse o nosso dever e cada um interpreta a notícia da maneira que acha mais conveniente. O blog não é o sítio para se dizer as coisas que se disseram, e ainda por cima passando a expressão (corrigir, chamar á atenção e dizer o que é ou não é verdade), ninguém pode ditar a verdade do outro e muito menos tentar rebaixar a opinião publicamente. Este tipo de assunto pode ser resolvido sem ter que estar exposto a uma serie de acompanhantes do blog. Para terminar, só queria dizer, que lendo todos os comentários, leva-me a pensar se realmente vivemos todos no mesmo Mundo! Ou se realmente as pessoas só “recolhem” e comentam as informações que lhes agradam.

    ResponderEliminar
  17. Em nome pessoal tenho de afirmar que louvo a atitude do Copi. Um dos propósitos deste blog visa a formação dos jovens e, com esta notícia conseguiu-se atingir um ponto importante:
    O que caracteriza a juventude de hoje (seja verdade ou não) é a falta de tomadas de posição, i.e. de não quererem tomar um partido sob pena de desagradar a alguém.
    O que o Copi fez foi louvável, não só teve a coragem de mostrar como se toma uma atitude como teve a coragem e a força de a levar adiante contra tudo e contra todos. É isto que se quer trazer à tona nestes artigos, que haja quem não tenha medo de, independentemente do que alguém possa dizer, assumir as suas ideias.
    As conversas podem ter andado por caminhos menos bons mas o que o Copi mostrou é que não mata ninguém ter a força suficiente para fazer valer as nossas ideias.

    Hajam mais jovens como ele, hajam mais comentários assim...

    Parabéns Copi pelo exemplo que deste e que outros façam o mesmo.

    ResponderEliminar
  18. "Simbólico" kkk será que alguem ai conhece o cristiano pra saber se ele reza ou não reza o terço,tudo bem que não combina nadinha com uma arma.Mas quem somos nós para sair jugando os outros por ai!!!
    Mas uma coisa eu te garanto não tem nada de simbólico em um terço são mistérios rezados profundamente,retirados da biblia para a contemplação de Jesus Cristo na visão de Maria tua mãe Santa e fiél!

    ResponderEliminar
  19. Só para todos ficarem sabendo, o Cristiano usa aquele terço desde quando começou a jogar, antes de entrar em todos os jogos ele beija três vezes o crucifixo e pede a Deus que o ilumine, poIs é o ganha pão dele, e gente é só uma camisa, piot seria se ele usasse uma de verdade!!!

    ResponderEliminar
  20. Quem é o santinho quem é?

    Ronaldo faz negócio com cinco mil terços:

    Cristiano Ronaldo encomendou cinco mil terços em plástico, iguais aos que usa, mas com a marca CR7, a uma fábrica no Sobral, perto de Fátima. Na altura foi dito que os terços eram para oferecer às fãs, mas agora estão à venda na sua loja on-line por 6,50 euros.



    O negócio com a Farportugal foi feito por Elma Aveiro, a irmã do jogador que gere a loja CR7 na Madeira. Elma Aveiro quis terços apenas nas cores branca e preta, com a marca do irmão no centro. Assim, têm o Sagrado Coração de Jesus, de um lado, e a marca CR7 no outro, em vez da tradicional Nossa Senhora do Carmo. Elma Aveiro encomendou o mínimo que a fábrica aceita (cinco mil unidades) e regateou o preço com o argumento de que eram para o irmão oferecer às fãs. A encomenda seguiu para o Funchal há uma semana e os terços estão à venda na loja on-line do jogador por 6,50 euros, sendo entregues no prazo de 15 dias. Por norma, este tipo de terços são vendidos nas lojas a um euro, saindo da fábrica a pouco mais de 20 cêntimos a unidade.

    Para o padre Vítor Coutinho, chefe de gabinete do bispo de Leiria-Fátima, a inclusão da marca é "um disparate, que revela narcisismo e desvirtua o sentido das coisas".

    Ver notícia:
    http://209.85.229.132/search?q=cache:zx6GXvcV468J:www.correiodamanha.pt/noticia.aspx%3Fcontentid%3D0FD55D27-A0A1-4F0C-AB82-5AAC38363AF2%26channelid%3D00000012-0000-0000-0000-000000000012+correiodamanha%2Bter%C3%A7os&cd=3&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt&client=firefox-a

    ResponderEliminar
  21. Mais voces ja reparam q o Cristiano Ronaldo so nao usa o Terço na hora dos jogos, e ate nos treinos ele usa o terço, isso quer dizer q aquele terço nao e so um infeite e uma proteção q ele tem né gente. Entao ele deve fazer um oração antes dos jogos lhe pedindo proteção pra ele e seus companheiros de trabalho e ate para os adiversários, a num ser q ele seja muito egoista a chegar esse ponto. Então o terço nao e so um enfeite e pq ele tem muita fé. E eu ve no site dele q ele antes do jogo da três beijos no terço antes de jogar. É isso ai.

    ResponderEliminar