quarta-feira, 17 de junho de 2009

Um sorriso faz a diferença

No passado Domingo, os Jovens Missionários da Consolata reuniram-se, mais uma vez, com as meninas da instituição “Rosa dos Santos” (uma instituição do Porto que acolhe meninas desfavorecidas), mas desta vez foi diferente: trouxémo-las à nossa casa, à Consolata.

Muito mais que uma tarde bem passada, os jovens tiveram a oportunidade de dar um sorriso e de transmitir força àquelas crianças. Porém, no final constatámos que, por muitas vezes, são elas que nos oferecem e deliciam com os seus sorrisos maravilhosos, sorrisos puros!

Durante a tarde, jogámos às escondidinhas, jogamos à bola e juntámo-nos à volta da mesa, como bons portugueses, para lanchar. Todos os momentos foram dotados de uma enorme alegria. Embora consigamos perceber que aquelas meninas têm, de facto, algumas pedras nas suas vidas, elas “disfarçam-nas” tão bem que a sua alegria contagia-nos de uma forma inexplicável.

Quando as fomos levar à instituição ouvimos frases do género “Queria ficar lá até morrer”… Embora compreendamos nestas expressões a extrema necessidade de atenção destas crianças, também, é para nós, um incentivo para fazermos este tipo de actividade cada vez com maior dedicação.

Nós temos ou vamos tendo consciência de que o que fazemos é pouco, é uma gota no oceano, é um gesto de carinho no meio de tanta tristeza. Mas acreditamos que é assim que podemos tornar mais alegre o rosto do nosso mundo, com pequenos gestos, com expressões naturais, com tudo aquilo que é puro, que vem de cá de dentro.

E tu? Já experimentaste pintar sorrisos? Ou como quem diz... fazer voluntariado? Se não, não tenhas medo e lança-te à aventura de conhecer aquilo que não conheces, que até te pode parecer distante e que não tem nada a ver contigo. Mentira! Tem a ver contigo, porque tu podes melhorar determinada realidade.

Se já experimentaste, conta-nos as tuas experiências e diz-nos em que é que elas te fizeram crescer!

Marta Santos, JMC

2 comentários:

  1. Sim , muitas vezes , senão sempre , o que interressa não é tanto os bens materias que oferecemos , eles podem gastar-se ou estragar-se , todavia , um sorriso , uma abraço , uma pequena caricia , um olá , uma pequena compresensão pelo erro do outro , vale e marca mais do que todo o ouro e bens que podemos ou possamos oferecer.
    Só o Amor , muda
    Só o Amor , cura
    só o Amor , Transforma

    paulo ferreira j.m.c norte

    ResponderEliminar
  2. DE QUE SERVE A TEORIA SE ESTA NÃO MOVIMENTA A PRATICA?

    SE ÉS SACERDOTE, ENGENHEIRO, OU MEDICO, VEM AO MEU ENCONTRO E OS QUATRO FUNDAREMOS UM INSTITUTO QUE DÊ RESPOSTA Á EVAMGELISAÇÃO DOS DEFICIENTES;
    CONTACTA: domingosmaria56@dmail.com

    ResponderEliminar