segunda-feira, 6 de julho de 2009

No Caminho pela Paz - Vídeo 1



Decorreu neste fim-de-semana que passou a Caminhada Juvenil a Fátima (CJF). Mais de 80 Jovens vindos do norte, centro e sul de Portugal reuniram-se Sábado por volta das 2h da manhã, em Fátima, para a apresentação da Caminhada e do modo de caminhar.

Antes de qualquer apresentação, os jovens foram distribuídos por Casas (grupos): Tito, Lucas, Timóteo, Priscila, Cláudia, Barnabé. A Equipa e Organização desta caminhada era composta pelos Padres Jorge Amaro, Kusenza e Albino, pela Irmã Inácia e pelas leigas Sandra e Ligia.

Foi-nos dito por eles que tínhamos três etapas a superar neste caminho: a Paz Comigo, a Paz com os Outros e a Paz com Deus, visto que o tema da Caminhada deste ano era “A Caminho da Paz”.

De Fátima fomos todos juntos para Leiria, de Camioneta, lugar onde começamos a caminhar e onde começou a 1ª Etapa.

Liderada pelo Padre Jorge Amaro, esta etapa visava procurar em nós a Paz Interior. E para ajudar nesta descoberta eram-nos dadas folhas com pequenos textos que nos ajudavam a reflectir, com os temas: Aprende a ser paciente com tudo e com todos; Nunca digas “não posso”, mas sim “não quero”; Não te compares nem invejes os outros; Conta até 10 e respira fundo quando te sentires zangado, olha para os teus problemas como se fossem os teus professores; Vive no presente “aqui e agora”.

E nesta etapa foi-nos proposto caminharmos em fila indiana, e para nunca superarmos a Cruz, pois quem a levava era quem marcava o ritmo. E assim foi, em silêncio, durante a noite, com o lema “A Paz no Mundo começa em Ti”, até à 2ª Etapa, na Senhora do Monte (lugar onde paramos para descansar e refrescarmo-nos um pouco).

Aqui, nesta etapa, foi dirigida pela Sandra e foi-nos pedido para caminharmos por Casas, para descobrir como podíamos atingir a paz connosco e de que forma com os outros.

Na mesma linha que a 1ª Etapa, nesta também tínhamos textos para reflectir em conjunto, cujo os temas eram: Saber comunicar, saber ouvir e saber dialogar; O Conflito; O Perdão – reconciliar é ir ao encontro do outro; Os 6 passos da Construção de Paz com os Outros.

Chegando, ao nascer do dia de Sábado, à Capela do Arieiro, fizemos a segunda paragem para descansar e para nos apresentarem a 3ª Etapa, comandada pelo Padre Kusenza.

Da mesma forma como decorreram as etapas anteriores, também tivemos pequenos textos para reflectir e dialogar e os temas foram: A Paz com Deus como Justiça; A Paz com Deus como Plenitude de Vida; A Paz com Deus; A Paz como Fidelidade ao seu Amor – A relação comigo mesmo, a relação com os outros e a relação com Deus.
Chegamos a Fátima e dirigimo-nos ao Santuário, à Capela das Aparições, local onde pudemos fazer uma pequena Oração individual de agradecimento a Nossa Senhora de Fátima, por nos ter acompanhado e ajudado neste percurso.

Sofia Carvalho, JMC

1 comentário:

  1. Houve quem me surpreendesse pela persistência e resistência, são os casos da nossa amada Ligia e do sempre bem humorado Tiago ( JMC Cacem)! Pois fizeram toda a caminhada sem desistir, independentemente das suas fragilidades físicas! PARABENS!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar