terça-feira, 7 de julho de 2009

A Paz é a gente que faz, em colaboração


Na manhã de Domingo, fizemos a Oração da Manhã com o Padre Albino.
“Orar pela Paz, porque da oração também nasce a Paz”, foi assim que começamos a oração, seguindo para o Salmo da Paz Sonhada. Não podíamos esquecer, de modo algum, da Bem-Aventurança, que nos acompanhou nesta Caminhada, principalmente a quem carregou a Cruz, e que repetimos em conjunto nesta Oração: “Bem-Aventurados os que promovem a Paz, porque serão chamados Filhos de Deus (Mt 5,9).

Oramos pela Paz e pela Justiça e terminamos com dois lemas: “A guerra não é o caminho”; “Se queres a Paz, recusa a violência”.

Após o pequeno-almoço e a Oração, voltamos ao trabalho em grupo, por casas. Como a seguir ia ser a Missa, cada Casa tinha uma tarefa: a introdução; as Leituras; a Oração dos Fiéis; o Ofertório; Acção de Graças; os Cânticos.

Depois de estar tudo pronto, começou a missa, que foi presidida pelo Padre Patrick., missionário da Consolata a trabalhar no Brasil. No final quem quisesse e pudesse podia contribuir para a Missão onde trabalham o Rui e da Diana (Leigos Missionários da Consolata) em Moçambique.
Antes do final desta Caminhada, ainda almoçamos todos juntos, tiramos a foto de Grupo e despedimo-nos, com o pedido de no próximo ano voltarmo-nos a ver noutra Caminhada ou Convívio.

Sofia Carvalho, JMC

1 comentário:

  1. Olá a todos!!
    Nem sempre escrever o que sentimos é fácil, as palavras nem sempre saem como queremos, mas vou tentar...
    Em primeiro lugar senti-me um bocadinho indecisa em participar nesta actividade, principalmente por razões de saúde, mas havia algo que me "empurrava" para ir e ainda bem que o fiz.
    Nunca pensei conseguir chegar ao fim, mas como me dizia uma pessoa "a tua persistência ajudou-te a chegar".
    O momento que mais me marcou foi quando levei a cruz, foi um momento inexplicável não ha palavras para descrever o que senti, deixei de sentir as dores físicas e senti-me envolvida no pensamento em Cristo, foi algo de muito tocante para mim.
    As restantes actividades foram também muito interessantes.
    É uma experiência que sem dúvida irei repetir.
    Mesmo nos momentos em que podemos estar mais frágeis este tipo de actividades ajudam a nos conhecermos melhor a nós mesmos e a amadurecer a nossa fé.
    Beijinho a todos.
    Ângela

    ResponderEliminar