segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Curso de Missiologia com caras conhecidas

Começou hoje o Curso de Missiologia na Consolata, em Fátima e prolonga-se até sábado 29.
Alguns dos jovens dos grupos da Consolata e leitores deste blogue inscreveram-se e participam de corpo inteiro no Curso.
Não é assim Ruben, Quintino, João Simões, Sandra Moreira, Tiago, ZT???...

Saibam mais acerca do Curso de Missiologia AQUI e AQUI.

CJovem

19 comentários:

  1. Acho que o Ruben não participa bem de corpo inteiro, cá p'ra mim falta-lhe um braço...lol

    ResponderEliminar
  2. Rúben Oliveira24/08/2009, 20:48:00

    apesar de ser o primeiro dia estou a gostar. :) Faço o apelo a quem não veio que participem no próximo pk vale a pena :)

    ResponderEliminar
  3. Tem valido a pena! Já aprendi algo que desconfiava!
    Ao contrario do que muitos dizem, e a historia o comprova, tem sido mais vezes os políticos, os governantes, a aproveitar-se da Igreja, do que o contrario!! Ao contrario do que muitos dizem!!!
    Quem quer ser Missionário tem mesmo de fazer este curso!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Mesmo desconfiando disso que afirmas João, deixa-me acrescentar que os políticos que se aproveitaram foi com a condescencia e passividade e se calhar apoio da propria igreja....

    ResponderEliminar
  5. Para o ano vem ao curso e abre teus horizontes!
    Para se poder ajuizar correctamente tem que se ouvir os dois lados!!
    Não basta ouvir só um lado!

    ResponderEliminar
  6. Mais, eu não digo que a Igreja não se aproveitou da politica!!!!!
    O que eu digo é que TEM SIDO MAIS VEZES OS POLITICOS, OS GOVERNANTES, A APROVEITAR-SE DA IGREJA, DO QUE O CONTRAIO!!
    Nunca e em NADA devemos ser extremistas!

    ResponderEliminar
  7. «Quem quer ser Missionário tem mesmo de fazer este curso!!!!!!!!!!!!!!!!»
    Sem comentários...

    Copi, LMC

    ResponderEliminar
  8. «Quem quer ser Missionário tem mesmo de fazer este curso!!!»

    Mas é mesmo assim. Não é à toa que o curso existe. Os próprios institutos ad gentes exigem aos seus seminaristas que este curso seja feito.
    A prova disso são todos os seminaristas, padres e irmãs da Consolata (em férias) que fazem o curso (para os seminas é obrigatório :S).
    A prova disso são os mais de 20 seminaristas e noviças (de vários institutos e congregações) que estão a fazer o curso este ano para assumirem os seus compromissos missionários.
    A prova disso são os leigos que cá estão a fazer o curso para partirem em missão no final de setembro...

    Este curso é já uma obrigatoriedade para todos os missionários/as em Portugal. Este é um sinal da qualidade e da pertinência deste curso.
    mas melhor que estes argumentos são os testemunhos de quem, mesmo com dezenas de anos de missão, afirma que este curso faz falta a todo o missionário.

    ResponderEliminar
  9. Claro João...mas olha que não sei se conheces os meus horizontes todos, nem sei se no curso ouviste o suficiente para poder conhecer todos os horizontes possiveis...

    ResponderEliminar
  10. A minha opinião é de alguém que gostaria de um dia ser missionária, contudo, o caminho é longo e difícil. Mas, ler as opiniões aqui escritas levou-me a consultar de novo a opinião de um Grande Missionário:

    "Ele chamou-vos ao apostolado somente por sua vontade. Não tem necessidade de nada nem de ninguém. Deu-vos esta graça, preferindo-vos entre tantos outros que eram mais dignos e teriam correspondido melhor. E porquê vocês? Porque vos amou com um amor particular. Fez com vocês o mesmo que fez com o jovem do Evangelho: (Mc. 10, 21) Eis o que é a vocação. É este olhar de predilecção de Jesus. A vocação missionária é daqueles que amam muito o Senhor e desejam dá-lo a conhecer, dispostos a qualquer sacrifício. Não se exige mais nada. Se compreendessem bem a importância da sua vocação! Se fizessem um pouco de esforço, se tivessem um pouco mais de energia, o Senhor viria ao seu encontro e iria se servir deles para realizar milagres. Ao contrário, às vezes sois assim fracos, sem vontade, pouco generosos e inconstantes. Aquilo que tantos no mundo fazem por necessidade, vós fazei‐o por amor. Quero‐vos assim: generosos, firmes e constantes na vocação... É necessário ter tanta caridade para dar a vida. Sem este amor podeis ter o nome, mas não a realidade e nem a essência de um apóstolo."

    Citado do livro: "Cosi vi voglio", Beato José Allamano.

    Como escreveram, e bem, o curso de missiologia é muito importante e faz falta. Mas afirmar: "Quem quer ser Missionário tem mesmo de fazer este curso!" parece-me um pouco sucinto para a imensidão que é a vocação missionária.

    "Primeiro, santos e depois, missionários! Não se devem inverter os termos. Alguns, levados pela fantasia, só pensam no segundo ponto: ser missionários. Mas não deve ser assim: Primeiro, santos e depois, missionários!"

    Citado do livro: Pontos de Luz. Pensamentos do Beato José Allamano (p.33)

    Bem-hajam a todos que participaram no curso e principalmente das intervenções que sempre enriquecem a Igreja Missionária e cada um em particular. E uma nota importante, eu não estou a participar, contudo, espero um dia fazê-lo da melhor forma.

    Viviana Nunes
    LMC

    ResponderEliminar
  11. Não se esqueçam que essa frase foi escrita ainda com o entusiasmo do primeiro dia. Não podemos criticar sem saber do que estamos a falar.

    Se perguntarmos, hoje, a cada um dos 63 participantes de certeza que todos (ou quase) irão corroborar essa frase.

    No entanto uma coisa é certa. Como foi dito hoje pelo Frei José Antunes, a vocação apenas não chega, é suicídio tentar ser missionário sem uma boa formação. Por isso, como dizia Allamano: Poucos mas bons. Ou como afirma Bento XVI: Poucos mas bem formados.

    Publicidade:
    Participem no Curso de Missiologia eheh

    ResponderEliminar
  12. Caros amigos, é com alguma tristeza que me apercebo que fui mal entendido em todos os comentários que já fiz á cerca desta noticia!!!!!!

    Muito em especial porque minha intenção nunca foi provocar NINGUEM!!!!!!

    Quando digo “Quem quer ser Missionário tem mesmo de fazer este curso!”
    Minha única e exclusiva intenção era em primeiro lugar, dar a entender que o curso me estava a ser particularmente entusiasmante! Segundo porque independentemente de tudo aquilo que já foi escrito depois de este meu comentário, considero, e agora ainda com mais consciência, que ser Missionário sem receber formação é o mesmo que ser pescador sem cana de pesca ou rede, pode até apanhar peixe mas nunca conseguirá encher o balde e muito menos uma canastra!

    Quanto á questão dos horizontes, tenho a dizer o seguinte, os meus são muito largos, e todas as oportunidades que eu tiver para os alargar, vou continuar a alarga-los! Porque para mim, a minha formação NUNCA estará terminada! Tenho sede de aprender, de compreender e descobrir coisas novas! E isto nada tem a ver com as minhas habitações literárias, mas sim com sede de Deus, de entender os Seus Mistérios!
    Se alguém acha que sabe tudo, ou por achar dominar uma área já não necessita de aprender mais, está errado! Como diz o velho ditado “vivendo e aprendendo”

    Beijos e abraços Consolatinos

    ResponderEliminar
  13. Já aqui foi citado J. Allamano. Vale a pena citá-lo de novo quando afirmm que o estudo é uma componente essencial da formação.
    Para José Allamano, fundador dos Missionários/as da Consolata, "um missionário sem cultura é uma lâmpada apagada" (Vida Espiritual, 155)

    ResponderEliminar
  14. "A piedade só por si pode formar um bom eremita, mas para formar um bom sacerdote são necessárias a piedade e a ciência." (J. Allamano, Pontos de Luz, 8)

    ResponderEliminar
  15. "Enchei-vos da verdadeira sabedoria; ela permitir-vos-à saborear as coisas de Deus. Além disso, através do ESTUDO, esforçai-vos também por adquirir a ciência que se aprende nos livros, para poderdes guiar as almas para a verdade e o bem." (J. Allamano, Pontos de Luz, 100)

    ResponderEliminar
  16. Claro João...concordo com isso...mas quem começou por mandar abrir horizontes foste tu...

    ResponderEliminar
  17. Claro Tiago, não quer com isto dizer que te considere limitado nos teus horizontes!!!!!!!!!
    Só quis dizer, que, este curso independentemente da largura dos teus horizontes, os alargaria ainda mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Coragem

    Abraços Consolatinos

    ResponderEliminar
  18. Estou de volta. Não tenho muito hábito de comentar em blogs, ou outro tipo de sites. Contudo, tive vontade de comentar um pensamento aqui escrito. Aliás, quis acrescentar uma ideia ao que já tinha sido dito. Arrisquei e lançei uma nova sugestão para discutir.
    João, obrigado pela intrevenção. E penso que te entendi. E fico feliz com o teu entusiasmo.
    Depois vi o que escreveu alguém em anonimato sobre a formação no pensamento do Allamano. E pensei... maravilhoso! Bem-haja quem escreveu. Do meu ponto de vista... foram sublinhados pensamentos muito belos do nosso Fundador. Mais do que pensamentos, directrizes!

    Boa continuação a todos.

    ResponderEliminar