quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Moçambique: "A missão é flexível"


Experiência Missionária em Moçambique

Na recta final da estadia do Grupo de Formação do Cacém na Missão do Guiúa, escrevemos ao jeito do Beato Allamano para vos falar sobre a nossa presença nesta comunidade.
A primeira descoberta foi, a missão é flexível! O trabalho por aqui é muito e os trabalhadores aumentaram neste mês de Agosto com a presença do grupo português (7 jovens) e o grupo italiano (9 jovens). Organizámo-nos por semanas de trabalho e assim, todos passámos na parte da manhã pelo Centro de Saúde, Centro Nutricional e Maternidade. Esta é uma experiência muito marcante, desde logo por ser a área da saúde, depois, por estarmos a trabalhar directamente com funcionários do Estado e com as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria. Se para qualquer pessoa a doença é sinónimo de fragilidade, aqui é agravada pelos poucos meios, quer para detectar, quer para tratar a doença. Outro dos trabalhos sensação durante a manhã é a Escolinha (pré-primária) onde a ajuda prestada é sobretudo o acompanhamento das crianças nas actividades que vão decorrendo, como os exercícios didácticos, a plasticina, a aula de ginástica, terminando com a papinha. Aproveitamos para dizer que temos visto a construção da nova Escolinha!
Na parte da tarde há várias outras actividades a decorrer, desde aulas de Informática e de Inglês para os catequistas - presentes aqui durante este ano de formação - explicações de Matemática para os alunos da Escola do Guiúa e aulas de costura, para se aproveitar os restos das capulanas fazendo brincos e colares. Tivemos outras tarefas como organizar a livraria e reproduzir os livros para o próximo ano lectivo da Escolinha. Estamos agora a terminar uma peça de fantoches que iremos apresentar na Escola do Guiúa em jeito de despedida.
Neste mês tão agitado ainda tivemos a visita às várias Comunidades acompanhadas pelos Missionários da Consolata. Em algumas tardes juntámo-nos para a benção das casas, percorrendo alguns quilómetros e visitando famílias muito isoladas, testemunhando o evangelho.
Não podemos deixar de referir a ida ao local onde aconteceu o martírio dos Catequistas no ano de 1992, uma experiência contada na primeira pessoa, pela Irmã Teresa que se encontra nesta Missão. Foi um momento de reflexão e de profunda emoção por tudo o que aconteceu.
Visitámos recentemente a Missão de Massinga e conhecemos o trabalho que está a ser desenvolvido pelos Padres e Irmãs Missionários da Consolata.
Aqui o ritmo é diferente e este tem sido tempo de discernimento vocacional e partilha de vida. Tem sido muito bom fazer comunidade com os Padres e Leigos desta missão.
E como a “missão é ir e vir”, está breve o momento de nos abraçarmos!

Grupo de Formação do Cacém

1 comentário:

  1. Belo testemunho!
    Que todo este entusiasmo se transforme em acção!
    A missão é necessária tanto fora de portas, como dentro !

    A missão é obrigação de toda a Igreja!!!

    Felicidades!!!!!!!!!!!!!!!!

    Beijos e abraços Consolatinos

    ResponderEliminar