quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Tanzânia, a última semana...

Para o grupo de alunos da Escola de Formação Missionária, a última semana serviu para arrumar as ideias e tentar assimilar tudo o que tinham visto e vivido nas semanas anteriores. Ajudados pelo ambiente calmo e propício à reflexão que se vive no Centro Missionário Consolata (CMC), em Bunjo, o grupo teve momentos de formação, oração e dois dias de retiro. Para uns foi uma ajuda à tomada de decisões, para outros a confirmação do caminho que tinham escolhido, para todos foi o interiorizar das experiências passadas e reflectir sobre como será o futuro, na sua vida missionária.
Ajudados pelas reflexões do P. Maurício e do P. Casimiro, os jovens reflectiram sobre "A busca fundamental", "A fé exige decisão" e "O projecto de Deus para nós, à semelhança de Maria".

No último dia no CMC os jovens dirigiram-se à cozinha para aprenderem a cozinhar "chapati", espécie de crepes, muito apreciado em vários países africanos. Houve ainda oportunidade de fazer uma caminhada a pé, em direcção ao mar. Fomos ter até uma aldeia de pescadores e pelo caminho tivemos que fazer como toda a população faz: tirar o calçado e ir parte do caminho descalços.

No sábado, depois de partirmos de Bunjo, visitamos a missão de Kigamboni onde o pároco, P. Verna Mohr nos ofereceu o almoço. Falou-nos também um pouco da realidade dessa missão e das dificuldades por que passam, em especial devido ao crescimento da população. Para responder a todos os pedidos e para poder acompanhar todas as comunidades a missão deveria ter 5 missionários, mas neste momento só lá estão 2.

Ao final da tarde, depois da Eucaristia, esta em Italiano com cânticos portugueses, o P. Dario com a ajuda do motorista da missão, levou o grupo ao aeroporto.
Cansados mas preenchidos, todos trouxeram na bagagem a alegria da missão e a alegria de terem vivido um verdadeiro espírito de família, característica tão própria dos Missionários/as da Consolata.
Agora há que meter mãos à obra e fazer render os dons que Deus plantou em cada um.

EFM

1 comentário:

  1. Com jovens como vocês... podemos afirmar que a missão é FIXE! Bem-aventurados sois pela vossa audácia! Indo longe... alimentais-nos com a luz do Espírito Santo que irradia da vossa acção.
    Sois "sal da terra e luz do mundo".
    Obrigado pelo exemplo missionário que dais a todos nós que vos vemos partir... e vos vemos voltar...
    Neste movimento apontais caminhos novos... um sentido verdadeiro para a comunhão entre os povos.
    Parabéns.
    Até breve.

    ResponderEliminar