sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Nobel da Paz para Michael Jackson?

José Pedro Faustino, jovem leitor do CJovem, propõe um inquérito para o blogue, com a seguinte pergunta:

Os fãs de Michael Jackson lançaram uma campanha online para que o Prémio Nobel da Paz 2010 seja concedido ao Rei da Pop. Mais de 15 mil cibernautas já assinaram a petição. Concordas?
- Sim
- Não
- Por este andar também posso vir a ganhar um Nobel!

Publicado o inquérito, convidamos a irem votar e, desde já, a comentarem aqui no post. Para atiçar o debate lançamos algumas perguntas: esta campanha é oportuna? Tem razão de ser? Quais seriam os critérios para tal atribuição? Quais os valores que estão aqui em jogo? Pensas que a (mais que improvável) atribuição do Nobel a MJ acrescentaria ou tiraria prestigio ao próprio Nobel?
No final das votações colocaremos aqui os resultados. Entretanto... vota e opina!

CJovem

9 comentários:

  1. Ao longo dos anos, MJ provou ser uma pessoa muito solidária, principalmente com as crianças (talvez solidário de mais).

    A sua fundação, "Heal The World", nasceu para ir em auxílio das crianças mais desfavorecidas. E, em 1992/3, os lucros da Dangerous Tour reverteram a favor destas crianças.

    Agora pergunto-me: Só agora, depois de morto, é que se aperceberam do valor das suas obras?

    E mais, qual é a lógica de atribuir um Nobel a uma pessoa que já não está no nosso planeta?

    A minha resposta é sem dúvida um não.

    ResponderEliminar
  2. Como é que se pondera atribuir um nobel a alguem que foi acusado (embora nao se tenha provado) de violação de menores?

    Não digo "que até eu por este andar ganharia um nobel", mas há tanta gente por aí que vive na incógnita e que são santos homens e mulheres, e eu conheço dessas pessoas, que esses sim, eram realmente dignos de um nobel da paz porque viveram a sua vida em total entrega...

    Isto é de tal modo absurdo que até me está aqui a revoltar logo pela manhã. Por amor de Deus...

    Soraya Vicente

    ResponderEliminar
  3. ah, já para não falar que para mim não faz sentido que um nobel da paz viva toda a sua vida no meio da luxúria. Sim, pode ser que tenha ajudado muita gente, mas não fez mais que a sua obrigação, visto que tinha tanta riqueza... Assim, também o avô da Paris Hilton deveria ganhar o nobel da paz porque deixou 96% da sua riqueza (que não é nada pouca) a instituições e apenas 4% por cento às netas que certamente o iam esbanjar em roupas, viagens, drogas and so on...

    Soraya Vicente

    ResponderEliminar
  4. Não, não e não. A velha história do morreu e agora é santo não me cola, as pessoas sao o que são em vida e não depois da morte.

    Nunca iria dar um post-mortem nobel, pois acaba por ser um cargo este prémio, ha que continuar a se-lo depois de receber o prémio.

    Como diz a soraya, uma pessoa que viveu sobre uma grande luxuria e não tinha uma vida dada aos outros, dada a paz não pode receber um nobel da paz. A soraya referiu o Hilton Senior e eu referia o Bill Gates, tem muito dinheiro, tem, mas tambem tem um grande projecto que ajuda muitas pessoas principalmente a "tecnologizar" alguns pontos do mundo.

    ResponderEliminar
  5. Se por um lado, ele foi uma das vozes mais activas em campanhas de solidariedade e de promoção humana [Não no podemos esquecer das diversas campanhas de ajuda para África e para com os desamparados, de temas como "Heal the World", "They don't really care about us", "whe are the world" e etc...], por outro temos Neverland, os escândalos e processos em tribunal e etc...

    Concordo com o facto de ter sido um grande artista e um benemérito, mas merecer o Nobel??? Não creio.

    ResponderEliminar
  6. Oops... erros ortográficos.
    Desculpem :(

    "Não nos podemos esquecer..."
    "We are the world"

    ResponderEliminar
  7. Dar migalhas que nos sobram para os pobres não é dá premios nobel, ou pelo menos nao devia dar...

    ResponderEliminar
  8. Acho que está tudo louco.
    Nobel da Paz para um cantor pop e fico por aqui!
    Apenas um cantor e bailarino sem mais...
    O mundo enlouqueceu é o que me apraz dizer.
    Claro que um Nobel da Paz para este senhor seria um completo absurdo, mas, parece que tudo é possível, sei lá...
    Contudo acredito ainda no bom senso da academia sueca.

    ResponderEliminar
  9. Não vai acontecer, mas seria justo. A lista de doações feitas por ele é infindável e a maior parte das pessoas não tem ideia dessa sua característica.
    Quanto ás acusações, é preciso ser justo. Tal como foi lido em tribunal, pelos jurados "mr jackson não foi ilibado por falta de provas, mas sim pq ficou provado que não houve abusos"... se as pessoas antes de falarem do que não sabem, tentassem pensar pelas próprias cabeças, o mundo girava melhor.
    A Madre Teresa, dizem alguns, seria uma mulher pérfida e cruel!!!! Nunca ouviram dizer??

    Se um ex nazi é papa, porque é que MJ não há-de ganhar um nobel?

    ResponderEliminar