segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Experiências de voluntariado nas férias

Pouco a pouco vamos lendo aqui e ali noticias das actividades em que os nossos jovens leitores se foram envolvendo ao longo do verão.
Esta dá-nos conta de uma actividade onde estiveram envolvidos, durante duas semanas, a Soraya, o Gonçalo e a Sofia Gonçalves, do JMC centro.
Trata-se de uma experiência de voluntariado numa colónia de férias da Cáritas de Leiria que acolheu, na sua casa na praia de Pedrógão, 300 crianças oriundas de todos os cantos dessa diocese.

Entre outras coisas, a noticia da Ecclesia diz:

As colónias de férias são “um tempo feliz, feito de praia, jogos e brincadeira” mas também “uma escola onde se faz a aprendizagem e a experiência da vida em grupo, que aponta para um desenvolvimento integral, que estimula para o exercício de pequenas responsabilidades quotidianas, onde as energias e capacidades de cada um são postas ao serviço dos projectos comuns e se aprende a conviver com a diferença e diversidade de percursos de vida”.
As férias vividas na casa da Cáritas são “um tempo de convívio alegre e saudável, de crescimento e desenvolvimento de potencialidades mas para algumas crianças a colónia é também uma etapa marcante nos seus processos de integração e de socialização”.
“A solidariedade das monitoras e dos monitores é concreta e presencial, em 12 dias e noites de entrega total, no frente a frente com o rosto, com o olhar, com as mãos e as emoções do outro, quantas vezes carente, já ferido e maltratado pela vida, ainda que breve”.

Vale a pena ler tudo, AQUI

Bem que os nossos voluntários podiam dizer-nos mais alguma coisa, a partir da sua experiência! Ânimo!

CJovem

1 comentário:

  1. Podem visitar http://coloniacaritas.blogspot.com para saber mais acerca desta Colónia.

    ResponderEliminar