quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Sondagem: A fé na mesa de voto


A tua fé é determinante na hora de votar?

Não. 50% (7 votos)

Em parte... 35% (5 votos)

Sim. 14% (2 votos)

Votos apurados: 14

Mais importante que o resultado é, no nosso entender, o número de votantes: apenas 14.
Quererá este número reforçar a ideia de que os jovens se desinteressaram pela política?
A quem e a quê atribuem a "culpa" deste resultado?

Digam de vossa justiça.

CJovem

16 comentários:

  1. Esta sondagem pelo facto de só 14 lhe terem respondido não tem grande expressão, não tem realmente grande significado!
    Mas o facto de em 14, só 2 acharem IMPORTANTE para a escolha de em quem votar a sua fé? já me parece importante, já dá que pensar! Que Cristãos estamos nós a formar?
    Como poderá um Cristão votar em partidos que promovem políticas que vão contra os princípios Cristãos?
    Ser Cristão também implica responsabilidade politica activa e nas suas escolhas na hora de votar!
    A política faz parte da vida, da sociedade, da vivencia Cristã!

    ResponderEliminar
  2. Caro João,

    Se calhar porque nenhum partido é dono absoluto dos ideais que dizes serem principios cristãos...

    Vai ver os comentários no post da praxe e percebes do que estou a falar...

    ResponderEliminar
  3. “Se calhar porque nenhum partido é dono absoluto dos ideais que dizes serem princípios cristãos...”
    Isso não existe! Mas as propostas de cada partido demonstram o que pensam! E de certeza existem partidos mais próximos do que digo ser princípios Cristãos!
    Alem do mais o que realmente me preocupa, é o não darem sequer importância ao facto de serem pessoas de fé na hora de escolher o partido em que votar!!!!
    Ler mais: http://jabsdiariodeumcristao.blogspot.com/2009/10/jovens-cristaos-e-politica.html

    ResponderEliminar
  4. João, se assim for, e vendo pelo comentário que deixaste no meu profundaignorancia, fico com a conclusão que os partidos mais próximos dos ideais cristãos são o PSD e o CDS-PP, certo?

    ResponderEliminar
  5. Não esquecer o Ps e os pequenos partidos!
    Esse é um dos males dos Portugueses, só olham para os grandes!
    Existem movimentos que concorreram a estas eleições com ideias boas!
    Mas sem duvida que partidos que são a favor do Aborto, Eutanásia etc.
    Não são partidos com princípios Cristãos!!

    ResponderEliminar
  6. Que eu me lembre o PS também defende o aborto e a eutanásia e os casamentos gay...

    Mas olha, não te penses dono da verdade sobre o que são principios cristãos e não-cristãos...

    ResponderEliminar
  7. Eu calculo o escândalo que suscitou nos conservadores do seu tempo Jesus aceitar jantar na casa do cobrador de impostos (pecador) ou defender a prostituta (pecadora)...

    E se perguntassemos então ao Paulo Mateus o que é a esquerda e a direita que ele parece saber imenso sobre isso? É um bom exercício para todos...

    ResponderEliminar
  8. Estas são alguns excertos da ultima encíclica de Bento XVI.
    Poderia colocar muitos mais.

    “A Igreja propõe, com vigor, esta ligação entre ética da vida e ética social, ciente de que não pode « ter sólidas bases uma sociedade que afirma valores como a dignidade da pessoa, a justiça e a paz, mas contradiz-se radicalmente aceitando e tolerando as mais diversas formas de desprezo e violação da vida humana, sobretudo se débil e marginalizada”
    “Assiste-se hoje a uma grave contradição: enquanto, por um lado, se reivindicam presuntos direitos, de carácter arbitrário e libertino, querendo vê-los reconhecidos e promovidos pelas estruturas públicas, por outro existem direitos elementares e fundamentais violados e negados a boa parte da humanidade”
    “A Igreja propõe, com vigor, esta ligação entre ética da vida e ética social, ciente de que não pode « ter sólidas bases uma sociedade que afirma valores como a dignidade da pessoa, a justiça e a paz, mas contradiz-se radicalmente aceitando e tolerando as mais diversas formas de desprezo e violação da vida humana, sobretudo se débil e marginalizada”
    “Nesta perspectiva, os Estados são chamados a instaurar políticas que promovam a centralidade e a integridade da família, fundada no matrimónio entre um homem e uma mulher, célula primeira e vital da sociedade, preocupando-se também com os seus problemas económicos e fiscais, no respeito da sua natureza relacional.”

    ResponderEliminar
  9. Eu em nenhum comentário e nem como pessoa me acho dono da razão!
    Mas para me demoverem das minhas ideias têm de me provar por A +B que não tenho razão!!

    ResponderEliminar
  10. Se a ignorância paga-se imposto além dos pobres que existem em Portugal (e não são poucos) acho que havia um aumento bastante significativo.
    É muito mau quando vimos para um blog falar do que não sabemos, pois há pessoas que até são leitores atentos do blog e que com as informações e discussões que se colocam aqui e tentam evoluir e ensinar a evoluir outros leitores, mas acho que é ainda pior não saber "escutar" e não saber receber a partilha (penso eu que é a partilha -também- que faz o Cristão) mas querer fazer prevalecer a sua opinião sem sequer pensar e ter a humildade interior e dizer "se calhar estou/posso estar errado". Para não adiantar mais assunto vou ser muito explícito neste último tópico que vou escrever -> Tiago Santos não discutas política quando não fazes a mínima ideia do que sequer é política, tenho vindo a acompanhar as tuas discussões quando envolve política, e realmente não tens (e não és só tu) maturidade nem mentalidade (política), pois esta também se desenvolve (formação política, formação autárquica, entre muitas outras que poderia citar), para discutir esse tipo de assuntos. Acho que este blog tem vindo a perder muitos leitores e participantes (o que se vê por esta mesma sondagem) e acho que vai continuar a perder, pois muitas coisas passam todos os limites e os responsáveis de blog não “querem” ou não conseguem impor regras (o que é uma pena).

    ResponderEliminar
  11. Nunca quis ofender ninguém ao comentar neste blog, e se o fiz peço imensa desculpa nao foi intencional. Apenas acho que as várias opiniões aqui colocadas devem ser respeitadas independentemente de concordarmos ou nao com as mesmas!

    ResponderEliminar
  12. O que vou aqui escrever não é em nome do CJovem, pois apenas sou um dos moderadores (logo não posso falar em nome de todos):

    Citação:
    "Acho que este blog tem vindo a perder muitos leitores e participantes (o que se vê por esta mesma sondagem) e acho que vai continuar a perder, pois muitas coisas passam todos os limites e os responsáveis de blog não “querem” ou não conseguem impor regras (o que é uma pena)."

    Quando começou, o CJovem tinha todos os comentários moderados. A opção por retirar esse filtro deve-se ao facto de: 1º Vocês são muitos, nós apenas somos 2, não temos mãos a medir para tantos comentários.
    2º Achámos que era um pouco mau pretendermos dar voz aos jovens e estar a sujeitar os seus comentários ao lápis azul da censura.
    Até porque esperámos sempre que o bom senso prevalecesse.

    Se por isso perdemos leitores, sentimo-nos tristes mas, afinal, quem coloca aqui os comentários sois vós. Primeiro que nós, moderadores, deve estar o bom senso de quem comenta, por forma a evitar as picardias que se têm vindo a acentuar.

    Sim, por vezes os comentários seguem por caminhos que não nos agradam, tentamos moderar na medida do possível, chamando à atenção a quem de direito, retirando algum comentário menos próprio (sempre contactando o autor ou justificando o porquê de retirarmos o comentário), como já disse, somos poucos e nem sempre estamos em cima do acontecimento, se sai um comentário menos bom e leva resposta de alguém, já é mais complicado removê-lo.
    No entanto friso, evitamos ao máximo a censura. Que me lembre apenas tivemos que proceder dessa forma umas 3 ou 4 vezes desde a criação do blogue.

    Quanto ao facto de estarmos a perder leitores. As estatísticas do servidor indicam uma subida de 15% em relação à média dos meses anteriores. Significa isto que tivemos, em Setembro 2555 visitas (de IPs diferentes) com uma média de 4,3 minutos de permanência no blogue. Pessoalmente acho muito bom.

    ResponderEliminar
  13. Boas Olly!
    Olly não me refiro ao número de visitas neste blog, mas sim ao número de pessoas que no início comentavam e gostavam de comentar no mesmo e que neste momento não o fazem por razões mais do que óbvias (conheço muitas!). Se fizeres uma análise a isso irás ver que tenho razão, pois a diversidade de comentários no início do blog era muito maior do que tem vindo a ser. No inicio em cada tema tinhas várias opiniões e agora não tens (tens “discussões” com 3 ou 4 pessoas que por querer ou sem querer acabam por banalizar um blog que tem tudo para ser um blog CRISTÃO) porque há demasiadas pessoas descontentes com o rumo que este blog tomou.
    Ah em relação ao número de visitas até pode ter aumentado, mas tens que ter em conta que dentro desse número de visitas tens as pessoas que já visitavam o blog antes, e agora continuam a fazê-lo, mas não se atrevem a comentar pois a opinião delas não é respeitada e para não se chatearem não o fazem (também conheço pessoas que se aplicam aqui).

    ResponderEliminar
  14. Olá Tiago

    Tenho de te dizer que quem está a ser arrogante e com a mania que é dono da razão és tu!!
    E isso prova-se com a maneira como tu lidas com quem te contraria e responde á letra!
    O Paulo Mateus e a Maria são prova disso!
    Lê o que escreveste e depois diz alguma coisa!!!!!

    ResponderEliminar
  15. Paulo.
    Nesse aspecto concordo contigo.
    Mas infelizmente não há muito a fazer em relação a isso :(
    Apenas poso dizer o que o meu pároco costumava dizer:
    "Na Roma antiga, os cristãos eram admirados pelos romanos pela sua união ao ponto de estes exclamarem: 'Olhem como eles se amam.'
    Hoje, esses romanos diriam dos cristãos: 'olhem como eles se odeiam'
    O exemplo é exagerado mas, de facto, há muita gente que (apesar da boa vontade) apenas comenta aqui com o intuito de atingir os outros... por isso é que ninguém mais comenta, se "abrem a boca" há sempre alguém que lhes cai em cima.
    E digo isto com a mão no peito (mea culpa) pois, por vezes também não resisto à tentação.

    Esperemos que a sensatez reine entre nós... e pode começar já por mim :D

    ResponderEliminar
  16. 17 milhões de brasileiros admitem ter vendido voto

    Pesquisa Datafolha feita em todo o país mostra que 13% dos brasileiros admitem já ter trocado seu voto por dinheiro, emprego ou presentes. Esse percentual corresponde a cerca de 17 milhões de pessoas maiores de 16 anos em um universo de 132 milhões de eleitores.

    A pesquisa completa consta na edição da Folha deste domingo

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u633061.shtml

    ResponderEliminar