domingo, 1 de novembro de 2009

Felizes sois...

Na Solenidade de Todos os Santos, a liturgia da Palavra oferece-nos uma das mais belas páginas da Bíblia: As Bem-Aventuranças segundo Mt. 5, 1-12.

A tua reflexão e meditação neste domingo, pode ser feita lendo a realidade do nosso mundo à luz destas Bem-aventuranças:

• Jesus diz: “felizes os pobres em espírito”; o mundo diz: “felizes vós os que tendes dinheiro – muito dinheiro – e sabeis usá-lo para comprar influências, comodidade, poder, segurança, bem-estar, pois é o dinheiro que faz andar o mundo e nos torna mais poderosos, mais livres e mais felizes”. Quem é, realmente, feliz?

• Jesus diz: “felizes os mansos”; o mundo diz: “felizes vós os que respondeis na mesma moeda quando vos provocam, que respondeis à violência com uma violência ainda maior, pois só a linguagem da força é eficaz para lidar com a violência e a injustiça”. Quem tem razão?

• Jesus diz: “felizes os que choram”; o mundo diz: “felizes vós os que não tendes motivos para chorar, porque a vossa vida é sempre uma festa, porque vos moveis nas altas esferas da sociedade e tendes tudo para serdes felizes: casa com piscina, carro com telefone e ar condicionado, amigos poderosos, uma conta bancária interessante e um bom emprego arranjado pelo vosso amigo ministro”. Onde está a verdadeira felicidade?

• Jesus diz: “felizes os que têm ânsia de cumprir a vontade de Deus”; o mundo diz: “felizes vós os que não dependeis de preconceitos ultrapassados e não acreditais num deus que vos diz o que deveis e não deveis fazer, porque assim sois mais livres”. Onde está a verdadeira liberdade, que enche de felicidade o coração?

• Jesus diz: “felizes os que tratam os outros com misericórdia”; o mundo diz: “felizes vós quando desempenhais o vosso papel sem vos deixardes comover pela miséria e pelo sofrimento dos outros, pois quem se comove e tem misericórdia acabará por nunca ser eficaz neste mundo tão competitivo”. Qual é o verdadeiro fundamento de uma sociedade mais justa e mais fraterna?

• Jesus diz: “felizes os sinceros de coração”; o mundo diz: “felizes vós quando sabeis mentir e fingir para levar a água ao vosso moinho, pois a verdade e a sinceridade destroem muitas carreiras e esperanças de sucesso”. Onde está a verdade?

• Jesus diz: “felizes os que procuram construir a paz entre os homens”; o mundo diz: “felizes vós os que não tendes medo da guerra, da competição, que sois duros e insensíveis, que não tendes medo de lutar contra os outros e sois capazes de os vencer, pois só assim podereis ser homens e mulheres de sucesso”. O que é que torna o mundo melhor: a paz ou a guerra?

• Jesus diz: “felizes os que são perseguidos por cumprirem a vontade de Deus”; o mundo diz: “felizes vós os que já entendestes como é mais seguro e mais fácil fazer o jogo dos poderosos e estar sempre de acordo com eles, pois só assim podeis subir na vida e ter êxito na vossa carreira”. O que é que nos eleva à vida plena?
.

4 comentários:

  1. Há uma oração de São Francisco que gosto muito de ler quando estou sentindo me oprimida pelo mundo:

    Bendita Seja:

    “...Benditos sejam os que nos maltratam o coração porque, verdadeiramente, são estes, meus filhos, os nossos vigilantes e os que nos ajudam a seguir o Cristo com maior segurança, pois Deus, através deles, nos ajuda na auto educação, de maneira que fiquem abertas todas as portas para o Amor Universal " São Francisco de Assis.

    Abraços,

    Gisele.

    ResponderEliminar
  2. A sociedade ultimamente anda a trocar as bem-aventuranças ou a molda-las ao nosso mundo...
    É tipo uma tradução de uma sociedade com uns valores para outra sociedade com outros valores....o problema é que essa tradução não é fidedigna....
    Agora olhamos para o que temos e para o que queremos ter...e não para o que somos e para o que gostariamos de ser....
    Já Camões dizia: "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"....
    Os tempos estão a mudar e a sociedade com ele...
    É pena é certos valores estarem a perder-se no tempo...
    Mas ainda existem pessoas que dão valor as coisas simples da vida...

    ResponderEliminar
  3. *
    «Eu sou a ressurreição
    e a vida», disse Cristo
    (Evangelho de João 11,21-27).
    ,
    deixo a minha Paz,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  4. Saudades das vossas reflexões de grupo!
    Mas falta ainda uma, não é verdade? Do grupinho Águas Santas. Vou aguardar impacientemente.

    V.

    ResponderEliminar