terça-feira, 3 de novembro de 2009

Os jovens e a vocação nos dias de hoje (actualizado)

"Os jovens de hoje estão muito pouco receptivos a grandes “secas”, a maçudas palestras e conferencias que os fazem adormecer. É certo que a mensagem de fundo não muda mas deve ser posta e exposta apresentada e presenteada em moldes mais modernos ao estilo do marketing da sociedade de consumo.

A pedagogia da maiêutica e de Paulo Freire são os modelos mais adequados a estes novos tempos de educação e formação do jovem. O que o jovem descobre por si próprio é bem assimilado o que descobrimos para ele não o é.

O jovem quer experimentar ser protagonista, participar na própria formação que visa o seu futuro; quer sentir que tem uma palavra a dar e quer ser aceite.
"

Este é um pequeno excerto de um TEXTO do pe. Jorge Amaro (missionário da Consolata em Águas Santas) que, como breve resumo do encontro sobre as vocações que decorreu em Fátima no fim de semana passado, demonstra a necessidade da Igreja saber cativar os Jovens para uma vida de compromisso missionário.

O CJovem decidiu aproveitar esta deixa para lançar mais uma sondagem:

Achas que a Igreja se tem esforçado para que os jovens se sintam atraídos vocacionalmente pelo seguimento de Jesus?

Votem e deixem aqui as vossas opiniões.

Resultados da Sondagem:
Achas que a Igreja se tem esforçado para que os jovens se sintam atraídos vocacionalmente pelo seguimento de Jesus?

Sim 41% (12votos)
Pouco 41% (12votos)
Não 17% (5 votos)

Votos apurados: 29


CJovem

7 comentários:

  1. Li este texto e acho que é muito interessante este ponto de vista, pois muitas vezes os jovens não se aproximam mais de Jesus porque têm um certo "medo" de por não serem tão experientes que muitas das suas opiniões sejam dadas em vão.
    Na minha opinião ainda é preciso fazer muita coisa para que os jovens sintam mais disponibilidade na entrega a Jesus.
    Nas nossas dioceses e paróquias o trabalho feito neste sentido ainda está muito "verde", por um lado é compreensível porque há mais paróquias que padres e estes muitas vezes não conseguem dar a atenção devida, resta o bom e louvado trabalhos dos missionários em darem os seus testemunhos de missão e uma grande parte do seu trabalho ser direccionado ao acompanhamento dos jovens.
    Resta-nos a todos junto da nossa comunidade dar mais ênfase a trabalhos com os jovens pois desta forma eles sentem-se comprometidos com Deus e assim mais disponíveis para com todos.

    ResponderEliminar
  2. Coloco aqui o link para uma reflexão do Mons. Deogratias H. Mbiku (Capelão da Universidade de Dar-es-Salaam- Tanzânia) pois penso que a minha reflexão vai ao encontro das suas palavras, e este texto é de 2006, sendo de uma actualidade inquietante!
    Leiam que vale a pena!Deixo-vos um cheirinho...

    "Os jovens, atualmente, enfrentam muitos desafios, não só quando se trata de fazer o discernimento da vocação, mas também quando, conscientemente, se dispõem a segui-la. Estes desafios vocacionais são de tal envergadura que, também hoje, as palavras de Jesus Cristo proferidas há mais de dois mil anos, referindo-se à escassez de operários na vinha do Senhor, continuam autênticas. Além dos desafios encontrados na vocação sacerdotal e religiosa, a situação não é melhor no campo do matrimônio. Não é difícil achar pessoas que, casadas de pouco, e talvez no mesmo dia do casamento, garantem que em breve se separarão. Estes “profetas de mau agouro”, que podemos chamar de pessimistas, indivíduos que desejam o mal ou são invejosos, seja lá como for, estão mostrando de uma forma ou de outra qual a situação reinante na vida matrimonial de hoje.
    Este fato, contudo, não nos deve levar ao desespero; antes, para nós que cremos, deve encorajar-nos a nunca deixar de rezar por todas as vocações."
    http://pt.ismico.org/content/view/272/49/

    Copi, LMC

    ResponderEliminar
  3. Os jovens têm medo de se entregar a Deus....de deixar tudo por Ele e segui-lo...
    Estamos numa sociedade que vive muito de aparências....e agora, afirmar-se Cristão, é quase um tabu...ninguém se diz Cristão...
    "Em frente aos outros não posso amar a Cristo!!! Fica mal!!! Deixarei de ter amigos!!!" Isto é o que muitos jovens pensam hoje em dia... Deixam de ser quem são, deixam de acreditar em Deus, desistem de certas coisas (principalmente relacionadas com a Igreja)...porque a sociedade à volta deles não aceita isso!!!
    E em vez de perderem um amigo, preferem esconder que vão à Igreja e que acreditam em Deus!
    Acho que a sociedade é uma das culpadas da falta de vocações....

    ResponderEliminar
  4. Eu acredito que no mundo de hoje, há uma cultura muito forte da "pressa" as pessoas não querem mais parar para ouvir, comtemplar e assimilar. São tantos estímulos, tantas atribuições a fazer que o principal está sendo deixado de lado. O nosso verdadeiro Eu e o que é de fato necessário para viver. Estamos adquirindo cada vez mais bens materiais, posições e controle sobre o outro e deixando de buscar a vedadeira sabedoria. Isso acaba por influenciar muito nas famílias, na criação das crianças e dos jovens. É preciso buscar cada vez mais a sabedoria que Cristo nos ensina para poder discernir a verdadeira razão para influenciarmos nossos jovens de uma forma mais saudável!

    Horas necessárias:

    Muitas vezes corremos tanto junto com a vida que chegamos até em querer acelerar os segundos do nosso relógio ,aonde não percebemos o que ela tem a nos oferecer. Passamos a buscar somente a materialidade do existir entre afazeres e adquirir.

    Gisele Pontes

    "Jesus e os seus discípulos continuaram a sua viagem e chegaram a um povoado, onde uma mulher chamada Marta o recebeu na sua casa. A sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor e ficou ouvindo o que ele ensinava. Marta estava ocupada com todo o trabalho da casa. Então chegou perto de Jesus e disse:
    -Será que o Senhor não se importa que a minha irmã me deixe sozinha com todo este trabalho?Mande que ela venha me ajudar.
    Aí o Senhor respondeu:
    -Marta, Marta, você está ocupada e atrapalhada com tantas coisas, mas apenas uma é necessária. Maria escolheu a melhor, e esta ninguém vai tomar dela."
    Lucas 10: 38

    ResponderEliminar
  5. Não coloco aqui em causa o esforço da Igreja para atrair os jovens, seja para o sacerdócio, vida religiosa ou apenas para os seus grupos de jovens.

    Coloco sim em causa é a própria vontade dos jovens em optar, num mundo onde tudo é "oferecido" fantasiado de radical e atractivo (muitas vezes por obra de maquilhagem do marketing) por uma Igreja que, por mais que se esforçe, passa uma imagem de coisa para velhos, de conceito ultrapassado e tudo mais.

    ResponderEliminar
  6. Não vejo que as coisas possam melhorar. A Igreja que manda, que toma decisões; a Igreja hierárquica, enfim, cada vez está mais envelhecida e também mais conservadora (parece que isso também se adquire com a idade!).
    Aos jovens , uma Igreja assim não lhes atrai. Preferem ser cristãos à sua maneira.
    Não me parece, como diz a Maria, que a "culpa" possa ser atribuída apenas à dificuldade dos jovens de se decidirem vocacionalmente falando.
    Mas admito que esse aspecto possa ter algum peso

    Nando

    ResponderEliminar