quinta-feira, 15 de outubro de 2009

LEVANTA-TE E ACTUA!

Trata-se de uma iniciativa internacional ("Stand Up and Take Action") do "Global Call Against Poverty" e da "Millenium Campaign" , que em Portugal é coordenado pela Pobreza Zero, Objectivo 2015, Desafio Miqueias e OIKOS.

Entre os dias 16 e 18 de Outubro, decorrerão em todo o mundo uma série de acções para alertar os governos da necessidade de cumprir as promessas de acabar com a pobreza extrema e de alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015.

Para mais informações consultar o site www.levanta-te.org.

O que é o "Levanta-te e Actua"?
É um apelo global para agir contra a pobreza e pelos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Em todo o mundo entre os dias 16 e 18 de Outubro, as pessoas vão, literal e simbolicamente, levantar-se e fazer-se ouvir exigindo que os seus governos cumpram com as promessas de acabar com a pobreza extrema e que se alcancem os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015. No ano passado, mais de 116 milhões de pessoas participaram e estabeleceu-se um novo Recorde Mundial Guinness. Portugal contribuiu com mais de 93 mil vozes nesta iniciativa. Este ano, queremos voltar a bater esse recorde para que a mensagem seja ainda mais ouvida. Cada um e cada uma de nós conta!

PORQUÊ 17 DE OUTUBRO?
Há 26 anos, a 17 de Outubro, foi criado o Dia Mundial Para a Erradicação da Pobreza Extrema, de forma a assinalar a defesa dos direitos humanos e o combate à pobreza no mundo. Liderados pelo Movimento ATD Fourth World, aconteceram diversos eventos públicos a nível mundial 1992, ano em que as Nações Unidas reconheceram essa data como o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.Desde a sua criação, este dia tem-se tornado uma oportunidade de protesto para todos os cidadãos e cidadãs que acreditam poder contribuir para a erradicação da pobreza extrema.

QUAL É A MENSAGEM?
O slogan central em 2008 é “Levanta-te e Actua”. As coligações de cada país determinam depois as suas mensagens políticas de acordo com as prioridades nacionais, baseadas na Declaração de Beirute e reafirmadas na Declaração de Montevideu do GCAP. Em Portugal, a mensagem política central é “Contra a Pobreza e Pelos Objectivos do Milénio”, que tem foco nos temas:

* Prestação pública de contas, boa governação e cumprimento dos direitos humanos;
* Mais justiça no comércio internacional;
* Aumento em quantidade e qualidade da ajuda pública para o desenvolvimento (APD);
* Perdão da Dívida Externa dos países mais pobres;
* Obtenção e superação dos ODM;
* Luta contra as desigualdades e promoção da igualdade de género e oportunidades.

Actua!
Há muitas formas de poderes agir. As acções deverão representar uma mensagem relevante de luta contra a pobreza. Isto poderá incluir a leitura do manifesto, uma acção de rua, a preparação de uma tertúlia ou debate sobre o tema... há opções para todos os que queiram participar.

JUNTA-TE A UM EVENTO JÁ AGENDADO:
O “Levanta-te” está a trabalhar com um largo número de parceiros nacionais e locais como: escolas, universidades, agrupamentos associativos locais, coros, clubes desportivos, grupos religiosos e empresas para organizar diversas acções.. Qualquer pessoa pode juntar-se individualmente a estes eventos ou encorajar um grupo ou organização aos quais pertençam a juntarem-se. Consulte a agenda aqui (em breve disponível).

ORGANIZA O TEU PRÓPRIO "LEVANTA-TE":
a) Escolhe a localização: pode ser um parque, praça pública, escola, universidade, centro comercial, átrio de entrada no edifício onde trabalhas, o teu local de trabalho ou até a tua casa.

b) Planeia um evento - um jantar, uma performance artística, uma exibição de um filme, uma tertúlia – ou insere-te num momento “Levanta-te” num evento já programado. Por exemplo: uma aula, um evento desportivo ou cultural, um concerto, entre outros. O momento “Levanta-te” pode ser antes ou depois do evento, ou durante o intervalo, criando uma pausa contra a pobreza e pelos ODM.

c) Inscreve o teu evento no site. Atenção: para que a tua acção seja considerada para a contagem final terás que voltar aqui ao site no final do teu evento e completar o registo com o número de acção que te será atribuído em Registo para Contagem Final.

d) Selecciona a pessoa responsável pelo evento: alguém da organização, um conhecido na comunidade ou mesmo uma figura pública pode ser convidada para conduzir o evento.

e) Divulgação: divulga o teu evento através de e-mails, cartas, posters e flyers. Na secção Todos os Materiais encontras uma série de materiais de apoio. Podes também informar a imprensa local e/ou nacional.

f) Se apropriado, convida membros das autoridades locais a participar.

Sofia Carvalho

3 comentários:

  1. Da página levantate.org:

    1. 980 milhões de pessoas vivem com menos de 75 cêntimos por dia e quase metade da população mundial (2,8 mil milhões) vive com menos de 1,5 € por dia.
    2. Mais de 800 milhões de pessoas vão para a cama com fome todos os dias... 300 milhões delas são crianças. Desses 300 milhões de crianças, apenas 8% são vítimas de secas ou outras situações de emergência; mais de 90% sofre de má nutrição de longo prazo e deficiências de micronutrientes.
    3. A cada ano, seis milhões de crianças morrem de subnutrição antes de completarem cinco anos de idade.
    4. Mais de 50% dos africanos sofre de doenças relacionadas com a água, como a cólera e a diarreia infantil.
    5. A cada 30 segundos, uma criança africana morre de malária – num total de mais de um milhão de mortes infantis por ano.
    6. A cada ano, entre 300 e 500 milhões de pessoas são infectadas com malária. Cerca de três milhões de pessoas morrem como resultado.
    7. A África Subsariana tem apenas 4% dos trabalhadores de saúde, mas 25% do peso mundial de doenças. As Américas têm 37% dos trabalhadores de saúde, mas apenas 10% do peso mundial de doenças.
    8. Mais de 1 a cada 4 pessoas adultas não conseguem ler ou escrever. Dois terços delas são mulheres.
    9. As mulheres trabalham dois terços das horas de trabalho no mundo, produzem metade da comida do mundo, mas recebem apenas 10% da renda mundial e possuem menos de 1% da propriedade privada mundial.
    10. Quatro em cada dez pessoas no mundo não têm sequer acesso a uma simples latrina. Cinco milhões de pessoas, a maioria delas crianças, morrem em cada ano devido a doenças ligadas ao contacto com a água.
    11. 2,6 mil milhões de pessoas não têm acesso a condições sanitárias dignas. O Objectivo de Desenvolvimento do Milénio 7, de providenciar metade do deficit global de condições sanitárias, partindo dos níveis de 1990, apela para a extensão das mesmas a mais de 120 milhões de pessoas por ano até 2015.

    (Fontes: Relatório de Desenvolvimento Humano 2003, 2005 e 2006, Indicadores do Milénio, Projecto do Milénio, FAO, UNESCO – Relatório de Monitoramento Global 2007, Campanha pela Educação, UNAIDS, UNICEF)

    ResponderEliminar
  2. Alguém vai participar com alguma iniciativa?

    ResponderEliminar
  3. Podem conferir aqui o número final de participantes (147640):

    http://www.levanta-te.org/2009/index.php

    ResponderEliminar