terça-feira, 13 de outubro de 2009

O 13º Dia



No mesmo dia em que assistimos ao encerrar das celebrações da aparição de Nossa Senhora de Fátima, o Santuário divulga, em estreia mundial, o filme "O 13º Dia". Eis a Notícia publicada na página do Santuário:

"No próximo dia 13 de Outubro é apresentado em Fátima, em estreia mundial, o filme “The 13th Day” (“O 13.º Dia”).
O Santuário de Fátima acolhe o lançamento desta iniciativa particular, que será exibida no anfiteatro do Centro Pastoral Paulo VI, pelas 21:00.
As entradas são livres e gratuitas.

Rodado em Inglês, o filme terá legendagem em Português.

O 13.º Dia é um filme independente de ficção baseado na história das aparições de Fátima, com especial destaque para o dia 13 de Outubro de 1917.
Após uma apresentação particular aos responsáveis do Santuário, a instituição reconhece neste filme “um grande valor”. “É um filme intenso e de sensibilidade apurada. Revela pesquisa, dedicação e está bem construído”.

Produzido pela “13th Day Films Ltd”, "O 13.º Dia" foi escrito e realizado por Ian e Dominic Higgins, produzido por Natasha Howes e tem Leo Hughes como produtor executivo.
A banda sonora é um original de Andrew Guthrie.

As filmagens decorreram em Portugal e em Inglaterra e o filme é anunciado como inovador em termos tecnológicos, nomeadamente ao nível dos efeitos especiais.

A sinopse antecipa que: “Num mundo dividido por perseguições, guerra e opressão, três crianças foram escolhidas para anunciar uma mensagem de esperança. Baseado nas memórias da irmã Lúcia e nas memórias de muitas testemunhas, “O 13.º Dia” dramatiza a incrível e verdadeira história dos três pastorinhos de Fátima, que presenciaram seis aparições da ‘Senhora do Céu’ entre Maio e Outubro de 1917, e que culminou num milagre final visto por milhares de pessoas”.

LeopolDina Simões, Sala de Imprensa"

CJovem

4 comentários:

  1. Criaram-se muitas expectativas. Não era um filme qualquer. Apresentava-se como independente (e, portanto, com o necessário distanciamento dos mais interessados na questão). E, afinal, sempre era um lançamento mundial.
    Eu - devo confessar - também estava curioso. Pensei: finalmente temos ‘O filme’ sobre as aparições de Fátima. Fui ver. Impressionei-me com as muitas centenas que ontem acorreram ao Centro Paulo VI, com o mesmo objectivo.
    Como disse: a expectativa era grande. Gostava de ter gostado. Não consegui!
    Boa fotografia, enquadramento, direcção e actores, luz… Mas o filme é algo tenebroso, sombrio, escuro…
    Contesto a necessidade de fazer um filme, quase todo ele, em preto e branco. Pareceu-me ver nessa opção uma tentativa de realçar ‘alguns sinais’ da fenomenologia das aparições: os sonhos, a visão do inferno, o milagre do sol, as aparições de Nª Senhora aparecem a cores. Os efeitos especiais estiveram relativamente bem, quanto a mim, abusou-se da meia-luz, das sombras, das nuvens cinzentas, de rostos algo fantasmagóricos.
    Como dizia um famoso humorista: ‘Não havia necessidade!’
    Parece-me que foi apenas mais um filme.
    Contudo, esta é apenas uma opinião, livre, de um espectador. Espero pela crítica especializada (não só, mas também de gente da Igreja).
    O filme já está disponível em DVD e, segundo foi dito na apresentação, está previsto a sua apresentação ‘numa sala perto de si”.

    ResponderEliminar
  2. Se permitissem gostaria de colocar essa sugestão no ítem em nosso blog, denominado Videoteca da Catequese, farei questão de colocar os créditos!
    Um abraço e parabéns a todos que fazem este blog!

    ResponderEliminar
  3. Pode colocar, sim! Sem problema!
    Abraço, também, e obrigado pela visita. Volte sempre!

    ResponderEliminar
  4. Os amigos de Portugal poderiam me ajudar?
    Sou do Brasil

    ResponderEliminar