segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O muro de Berlim e outros muros

28 anos após a sua construção, o muro caiu. Ou melhor, foi derrubado. Não por vontade própria, pois uma estrutura não tem emoções nem sentimentos, mas porque o clamor popular e, sobretudo, o sentido da História, assim o quis. Nem mais um dia de vida para o ‘Muro da vergonha’. E assim foi. Faz hoje 20 anos: a 9 de Novembro de 1989, caiu o muro de Berlim.

Durante décadas separou famílias inteiras, uma cidade (Berlim) e um país em duas partes. Mais! Era o símbolo do mundo dividido em dois, representando dois sistemas com forte carga politica e ideológica. Um livre e outro, amordaçado. Era, portanto, um muro físico, geográfico, mas também simbólico. Era o símbolo da guerra fria.
Ainda que enquanto o muro existiu cerca de centena e meia de pessoas tenham perdido a vida, pelo simples ‘delito’ de tentarem a liberdade, sendo cobardemente assassinadas, no dia em que o muro caiu aconteceu tudo de uma forma pacifica, sem um tiro nem derramamento de sangue. Um milagre, que nos transporta, na memória, para outras 'revoluções'.

Muitos dos jovens que agora nos lêem ainda não tinham nascido. Agora, num mundo completamente diferente, podem saber de tudo a propósito do antes, durante e depois desse feliz dia 9 de Novembro de 1989. Hoje, a net aproxima-nos e traz-nos toda a informação – e de todo o lado – a casa. E é por isso que hoje sabemos da existência de tantos outros muros.
Vamos só ver alguns que já existem ou estão a ser construídos por esse mundo afora.

México - Estados unidos
Cisjordânia
Rio de Janeiro

Além desses (estruturas físicas), existem todos os outros: virtuais, invisíveis, metafóricos. Mas todos eles separam. Quais os muros que identificas ainda no mundo de hoje e que gostarias de fossem derrubados? E , já agora, o que fazes ou podes fazer no dia-a-dia para que isso aconteça?

A. Brás

3 comentários:

  1. Quando muros (visíveis a olho nu ou subtis) são erguidos para separar pessoas em patamares diferentes,
    quando direitos humanos continuam a ser violados,
    uma das coisas que não podemos nunca fazer é ficar calados, mesmo que ao falar ganhemos certos rótulos que possam eles também ser vistos como muros... mas que o não serão, de todo.

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. É o medo a ganhar esses rótulos, que bloqueia muita gente, impedindo-a de se comprometer com causas que deveriam ser de todos. E, sobretudo, quando essas causa têm a ver com direitos humanos básicos e com a dignidade mesma de ser humano.
    Não podemos perder o valor do compromisso e a capacidade da indignação diante de todos os muros: os que separam vidas.. e os que nos separam da Vida!
    Abraços!

    ResponderEliminar
  3. São muitos mais os murose spalhados pelo mundo do que que vocês imaginam. Vejam a infografia do semanário Expresso.

    http://aeiou.expresso.pt/grafico-animado-expresso-um-mundo-de-muros=f544692

    Vando

    ResponderEliminar