sábado, 7 de novembro de 2009

Yoani Sánchez: a voz da Geração Y

Yoani Sánchez, é mulher, filóloga e cubana. Com 31 anos e um ar delgado e frágil, tem um blogue com a força de um vulcão. Foi um dos mais visitados do mundo no último ano. Num só post recebeu mais de 6 mil comentários. Em Generación Y (quer representar todos aos que, na sua geração, foi indicada a ‘i’ grega, como letra inicial do nome), ela descreve o quotidiano da vida em Cuba. Sem entrar em conflito com a ditadura dos irmãos Castro, nem incitar à violência ou à rebelião, Yoani usa apenas a força da palavra escrita. E que força! Foram-lhe atribuídos vários prémios literários internacionais, mas foi sempre impedida de sair de Cuba para os receber. Não tem autorização para sair do ilha. O direito à livre circulação de pessoas é apenas mais um dos que ali são negados.
Foi apontada pela Time, em Maio último, como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.
Muito sensível aos direitos humanos, ressalta que deveria haver mais liberdade de expressão em Cuba. Tal como o amigo Pablo Milanês, cantor e compositor cubano, Yoani entende que deve questionar Cuba por prometer aquilo que nunca está disposta a dar ao povo. Fazem-se planos para um futuro que nunca chega.
A internet, sabemos, é actualmente o pior inimigo das ditaduras. É um espaço difícil de controlar e, sobretudo, de regulamentar. Que o digam a China, o Irão, a Coreia do Norte… Muitas dores de cabeça lhes dá este espaço infinito de comunicação democrática.
No seu blog, que mantém desde que o abriu, em 2007, faz públicos desabafos sobre o seu quotidiano em Cuba. Numa recente entrevista a uma revista brasileira, à pergunta “Por que você decidiu fazer o blog?” respondeu que, entre outros motivos, “Pelo fato de eu estar saturada com sentimentos como insatisfação e frustração. E, sobretudo, por constatar que os meios oficiais não refletiam minha realidade. Chegamos a um ponto em que não era possível continuar da mesma forma.”
Na mesma entrevista, a propósito da indicação da Time disse: “Para fazer parte da lista, uma pessoa pode ter percorrido múltiplos caminhos, não necessariamente positivos. O que mais me gratifica é fazer parte dela como cidadã: fui incluída não por fazer parte de um partido ou ser uma artista. Faço parte dela porque decidi expressar o que penso.”



Agora vem a actualidade: hoje, Yoani Sànchez, é notícia no mundo inteiro pelos piores motivos. Explicamos: Ontem à tarde, um grupo de jovens tinha planeado fazer uma manifestação pacifica, em Havana, pela não-violência. Não pretendiam que se confundisse “com protesto político ou reivindicação política”, dizem as notícias a respeito. Foram muitos os convidados, de músicos a artistas. Os manifestantes "levariam cartazes de papelão com as seguintes palavras: “Junta-te a nós!” e “Não mais violência para o futuro dos nossos filhos”. Quando se preparavam para participar na manifestação, um grupo de bloguers (Yoani Sanchez, Orlando Luis Pardo, Ciro Diaz, entre outros) foram detidos pela Segurança do Estado. Mais: foram agredidos com violência verbal e, sobretudo, física.
E aqui estou, simplesmente, para dar visibilidade a mais uma situação de injustiça e somar-me àqueles para quem a indignação ainda é um sentimento que se deve manifestar. Ninguém é uma ilha. Mesmo que se viva numa ilha!
A. Brás

3 comentários:

  1. Esquecia-me de dizer uma coisa importante: bloqueado pelo regime cubano, só quem vive fora da ilha é que pode ter acesso ao blogue da Yoani.

    ResponderEliminar
  2. É preciso ter coragem para escrever sobre o que se pensa e sente, nomeadamente em Cuba.

    ResponderEliminar
  3. ¡¡¡Felíz día del Abrazo en Familia!!! Para todas esas personas
    que ocupan un lugar muy especial
    en mi corazón. ¡¡¡Mi gran familia bloggera!!! Disfruta este día en familia y recuerda la importancia de ser Familia Misionera ejemplo de la
    Familia de Nazaret. Bendiciones infinitas y un abrazo enorme.

    ResponderEliminar