sexta-feira, 6 de novembro de 2009

São Nuno de Santa Maria

Hoje, 6 de Novembro, a Igreja celebra, pela primeira vez, a festa litúrgica de S. Nuno de Santa Maria. Muitos ainda não se habituaram mas, o popularmente chamado ‘Beato Nuno’ - o Santo Condestável - agora é São Nuno de Santa Maria. É santo desde que, a 26 de Abril deste ano, concluído um longo processo de canonização, o Papa Bento XVI o elevou aos altares para veneração. Na altura escrevemos esse POST.

Nuno Álvares Pereira (nome de baptismo) nasceu no longínquo 24 de Junho de 1360, muito provavelmente em Cernache de Bonjardim.

O mais recente santo português foi um dos portugueses que marcaram de uma forma mais profunda a história de Portugal. Nomeado Condestável por D. João I, foi uma peça chave, como estratega militar, na manutenção da independência de Portugal. Para tal, foi decisiva a Batalha de Aljubarrota.

Começou por abraçar uma missão militar e acabou por se entregar a uma missão divina. Aos 27 anos, após ficar viúvo de D. Leonor Alvim, com quem teve 3 filhos - tendo sobrevivido apenas a filha Beatriz – decidiu passar entregar-se por inteiro às coisas de Deus, passando os últimos anos no Convento do Carmo, em Lisboa, por ele mesmo mandado construir. Renunciando a todos os privilégios, assumiu uma vida simples e humilde, professando como simples Irmão leigo, encarregado de atender a portaria e ajudar os pobres. Ali faleceu e foi sepultado, em 1431. Desde então o povo já o tinha como Santo. Mas foi apenas em 1918 que o Papa Bento XV o proclamou Beato, vendo assim reconhecidas as suas virtudes.

Além do Convento do Carmo, onde viveu os seus últimos anos, S. Nuno mandou construir muitas igrejas, sendo a mais famosa, e agora património mundial, a Igreja de S. Maria da Vitória, na Batalha.

Vejo no Beato José Allamano, fundador dos Missionários/as da Consolata, muitas elementos comuns com a espiritualidade de S. Nuno. Ambos partilham uma profunda devoção à Virgem Maria, uma intensa vida de oração e um grande amor à Eucaristia.

S. Nuno de Santa Maria, rogai por nós!

A. Brás

2 comentários:

  1. De facto é de louvar S. Nuno de Santa Maria!
    Tinha tudo, e tudo trocou em nome de Deus!
    Quem, de nós, faria o mesmo?!?!

    ResponderEliminar
  2. @Pipoca, por algum motivo eles um dia foram proclamados beatos e santos. Viveram de uma forma extraordinária o ordinário. Há muitos anónimos dos quais nunca houve alguém que lhes "patrocinasse" ou iniciasse o processo de beatificação ou canonização. Também desses nos lembramos no passado domingo (Dia de Todos os Santos).
    Acredito que todos temos em nós sementes de santidade. Muitos fazem hoje o mesmo que os santos de todos os tempos, se calhar de formas diferentes!
    Continua a haver apaixonados por Cristo. Só mudam as condições e as circunstâncias.

    ResponderEliminar