segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

"Hoje é um dia bom para a esperança!"

Eis que de repente, uma mulher, simples, como qualquer outra mulher dos milhares de milhão de mulheres espalhadas pelo mundo, revela em toda a sua simplicidade a grandeza dos grandes, dos maiores, revelando ainda toda a falta de superioridade moral que nós ocidentais pensamos ter tantas e tantas vezes.

Eis que, de repente, com a inabalável força da não-violência, uma mulher nos obriga a pensar sobre a situação trágica de um povo. Eis que de repente, somos expostos à nossa incapacidade e vergonha de não sabermos agir. E se nada for feito, esta mulher morrerá, em solo europeu, num país da União Europeia, perante o olhar impávido sereno de dezenas de líderes políticos que na sua pequenez se deviam envergonhar para sempre perante a grandeza de mulheres como esta.

Aminatu Haidar é um ser humano, como tantos outros, mas a sua grandeza deve inspirar-nos a todos.



Tiago Santos

4 comentários:

  1. vigilia em coimbra: eu fui!

    ResponderEliminar
  2. Também tenho acompanhado nas noticias que falam da luta de Aminatu Haidar.
    A sua greve de fome já vai longa. Já a tentaram demover mil e uma vezes. Tem valores e dá avida por eles. Ela é muito corajosa.

    Nando

    ResponderEliminar
  3. Um exemplo vivo de como a força de vontade consegue "mover montanhas", ou pelo menos mostrar ao mundo as injustiças que ainda ocorrem.
    Força Aminatu, a gota de água que és faz a diferença.

    PS: Bom texto Tiago Santos, já tinha saudades de te "ler" por aqui :)

    ResponderEliminar
  4. Boa notícia.
    Num momento em que a indiferença marca o quotidiano dos nossos jovens, uma chamada de atenção deste género faz mexer consciências.

    Aminatu:
    Uma activista que sabe lutar por uma causa, já conseguiu atrair a atenção do mundo, saberá o mundo responder (condignamente) ao seu apelo?
    Ou os interesses vencerão uma vez mais?

    Bom vídeo, bem escolhido, actual, consegue complementar muito bem o texto.
    Temos "jornalista de intervenção", bom trabalho Tiago Santos.

    p.

    ResponderEliminar