Não querendo deixar passar em vão o tema de que todos falam nesta quadra natalícia e que, alegadamente, crispou as relações entre São Bento, o Governo e a própria Assembleia da República, o CJovem quis saber qual a opinião dos nossos leitores e colocou uma sondagem relâmpago acerca de um assunto que envolve, tanto a sociedade como a própria religião, os seus fundamentos e crenças.
Aqui ficam os resultados:
Achas correcto que o governo decida sobre um tema tão sensível como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, sem que tenha havido um debate prévio e amplo na sociedade portuguesa?
Não | 64% | (9 votos) |
É-me indiferente | 28% | (4 votos) |
Sim | 7% | (1 voto) |
Votos apurados: | 14 | |
Sintam-se à vontade para complementar ou justificar as vossas escolhas.
CJovem
Não coloco em causa a pertinência ou não da lei, tenho a minha opinião e mantenho-me fiel a ela.
ResponderEliminarMas a atitude foi um pouco baixa, tentar fazer passar uma lei quase à socapa, ainda por cima numa altura em que há aspectos muito mais importantes a resolver em Portugal... mas é o país que temos, não é?
Na minha opinião o problema não está na união, mas, sim, na denominação!
ResponderEliminarSer homossexual não é nenhuma doença, mas, é anti-natura!
Acho inclusive que deveriam ter os mesmos direitos e deveres que os heterossexuais!
Agora, chamar casamento á união entre pessoas do mesmo sexo!? É um abuso!!
Aqui está a minha opinião mais desenvolvida:
http://jabsdiariodeumcristao.blogspot.com/2009/11/igreja-e-uniao-gay.html
http://jabsdiariodeumcristao.blogspot.com/2009/11/que-futuro-tera-cultura-historica.html
http://jabsdiariodeumcristao.blogspot.com/2009/11/uniao-civil-ou-registada.html
http://jabsdiariodeumcristao.blogspot.com/2009/12/casamento-homossexual-denominacao.html
quanto á aprovação da lei bem não acredito que tenha sido a melhor forma, embora tal coisa não me abale minimamente sequer. quanto ao anti natura não partilho dessa opinião mas não quero entrar por esse caminho, quanto á nomenclatura "casamento" está correcta, porque casamento é o acto civil perante a lei portuguesa, e habitualmente (este é o motivo da confusão) é confundido com matrimónio. logo se todo o cidadão é igual perante a lei, tem os mesmos direitos e os mesmos deveres, não entendo onde se gera confusão.
ResponderEliminarTens razão Su, o objectivo aqui não é tanto saber se concordamos ou não com os detalhes em que a lei está redigida. A questão é outra:
ResponderEliminarSendo este (e haverá outros) um tema estruturante, que mexe com a susceptibilidade e crença das pessoas, será esta a melhor forma de fazer aprovar uma lei?
Ou não será um debate mais saudável e garante da legitimidade/respeito/cumprimento de uma lei por parte dos cidadãos?
Sim! Merece! E aqui ficam mais algumas considerações:
ResponderEliminarO casamento tal como está descrito no dicionário, e como é reconhecido em grande parte das culturas a nível mundial, é a união entre pessoas de sexo oposto!
Por tudo isto, e por ter conhecimento de que na maioria dos países da Europa onde este tipo de uniões já foi legislada não constar a denominação de casamento, discordo deste Projecto Lei!
França, Hungria, Alemanha, Dinamarca e Reino Unido preferiram dar outra denominação á união entre pessoas do mesmo sexo que não Casamento! São cinco, em contraste com Espanha, Bélgica e Holanda, que são três, onde é permitida a denominação casamento há união entre pessoas do mesmo sexo!! Não será mais correcto seguir o exemplo da maioria dos países Europeus que já legislaram sobre este assunto?
Chamar casamento a este tipo de união é banalizar a homossexualidade, é tornar normal e aceitável uma orientação sexual que de natural pouco ou nada tem! É anti-natura!
O argumento de que a homossexualidade existe entre os animais, e que por isso é natural, é dos argumentos mais desumanos e rebaixantes que conheço! Comparar o ser humano que tem consciência da sua existência, que tem a noção do bem e do mal, que tem valores morais, é inteligente e racional; com seres que agem por instinto, por necessidades naturais, tais como comer, dormir, defender-se, etc, é rebaixar o ser humano ao nível dos animais irracionais!
Oh João, decide-te...
ResponderEliminarSe não queres comparar com os outros animais da natureza e achas o ser humano acima destes, também não podes criticar com base em ser anti natura. Pelo teu comentário, todo o ser humano é anti natura já que "tem consciência da sua existência, que tem a noção do bem e do mal, que tem valores morais, é inteligente e racional".
Não conheço, e se alguém conhecer, que me mostre, uma única teoria que diga que não é natural o ser humano ser homossexual. E dizerem-me que se fossem todos a humanidade acabava não pega. Se fossem todos celibatários como os padres também acabava.
Quanto à tua definição do ser humano que até transcrevi anteriormente, está cientificamente incorrecta. Está provado que não é só o ser humano a ter consciência de si próprio e as definições de inteligente e racional também se podem adaptar a outros animais.
A homossexualidade é um facto. Existe, e não é por vontade de alguém que decidiu ser homossexual para fazer o contrário dos pais. Existe, e muitas teorias recentes apontam para uma base genética. O que está em questão é escolher entre dar a estas pessoas os mesmos direitos de qualquer outra pessoa ou renegá-las para um lugar secundário por terem uma diferença que nenhum de nós sabe muito bem como funciona.
Por favor tentem não se desviar do tema inicial:
ResponderEliminar"Achas correcto que o governo decida sobre um tema tão sensível [...], sem que tenha havido um debate prévio e amplo na sociedade portuguesa?"
Caro Cjovem,
ResponderEliminarÉ isso mesmo, estamos a debater...
Eu e o João estamos sempre a debater, é o que dá piada às nossas conversas...é ou não é João?
Ou queriam comentários de sim ou não?
Nem eu nem o João gostamos de comentários de sim ou não, não é João? Mas podemos continuar o debate noutro lado qualquer=)
Um abraço amigos...
Caro C jovem,
ResponderEliminarOlhando aos meus comentários e aos do Tiago, acho que realmente a Sociedade Portuguesa necessita de um debate sério e honesto!
As gerações mais jovens de modo especial, e a sociedade em geral merecem realmente ser esclarecidas! Mas, sem lóbis nem pressões políticas!
O modo apreçado como este Governo pretende aprovar esta lei, demonstram que se trata de uma manobra de entretimento do povo, um meio para desviar as atenções do que é realmente urgente resolver neste país!
Gostaria só de acrescentar que todo ou qualquer comentário por mim feito não teve, não tem, nem nunca terá como objectivo ofender ou alimentar qualquer polémica!
ResponderEliminarÉ pura e simplesmente a minha opinião!
Da qual não abdico, a não ser que me provem por A+B que estou errado!
Provas consistentes e irrefutáveis!
Tiago,
ResponderEliminarTu percebeste o que quis dizer! Não jogues de maneira tão leviana com as minhas palavras!
Isso de só transcrever aquilo que te faz jeito é próprio de políticos!
Não leste estas partes dos meus comentários?
“Acho inclusive que deveriam ter os mesmos direitos e deveres que os heterossexuais!
Agora, chamar casamento á união entre pessoas do mesmo sexo!? É um abuso!!”
“Por tudo isto, e por ter conhecimento de que na maioria dos países da Europa onde este tipo de uniões já foi legislada não constar a denominação de casamento, discordo deste Projecto Lei!”
“França, Hungria, Alemanha, Dinamarca e Reino Unido preferiram dar outra denominação á união entre pessoas do mesmo sexo que não Casamento! São cinco, em contraste com Espanha, Bélgica e Holanda, que são três, onde é permitida a denominação casamento há união entre pessoas do mesmo sexo!! Não será mais correcto seguir o exemplo da maioria dos países Europeus que já legislaram sobre este assunto?”
Oh João, primeiro, o teu argumento dos 5 países contra 3 parece-me ridiculo, por essa lógica todos deviam ter seguido o primeiro, o que não dá sentido nenhum ao argumento.
ResponderEliminarA questão de transcrever apenas parte também não percebo o problema, também me transcreveste agora apenas partes do teu anterior comentário. Não penso em fazer, por exemplo, um comentário a um livro e transcrever o livro todo antes. Quem quiser ler o teu comentário todo pode ler e depois entende o contexto da minha citação.
Por último, o meu comentário não era só uma resposta ao teu. Era uma resposta à generalidade dos comentários que vão surgindo por aí nos jornais e etc...E não se trata de um mero jogo de palavras, trata-se de avaliar formalmente o teu comentário pelas regras da lógica. E não está em concordância. Tu dás um argumento mas o argumento a seguir contraria o teu próprio argumento anterior. Repito, não é jogo de palavras, é lógica...
Gostava de deixar apenas uma opinião de uma Sra que conheço e que ouvi à tempos: dizia ela que não devíamos descriminar porque se Deus os fez assim, quem somos nós para condenar ou para relegar para um lugar secundário (nem que seja chamando-lhes parceiros em vez de casal). Quem a criticava dizia que Deus não os tinha nada feito assim porque Deus não faria uma coisa dessas e eu fiquei com a certeza de estar na presença de mais um iluminado que conhece as escolhas de Deus.
É o que se vai apanhando...
Outra contradição interessante é esta:
ResponderEliminarO Governo terá aprovado à pressa a lei e dizemos que é algo importante e estruturante da sociedade portuguesa, pelo que devia ser muito melhor debatido e se possível, levado a referendo.
Por outro lado, dizem que é um problema menor do país, que o governo quer desviar o nosso olhar dos reais problemas como a crise, o desemprego e a pobreza.
Qual a lógica disto? Nenhuma...
Já li e reli os meus comentários e não encontro qualquer contradição!
ResponderEliminarAcho inclusive que tenho sido extremamente coerente senão vejamos:
Concordo que os homossexuais se possam unir civilmente, que assim obtenham os mesmos direitos e DEVERES que têm os casais heterossexuais, só não concordo que chamem a essa união Casamento! Porquê? Porque ser homossexual não é a mesma coisa que ser heterossexual! Não se trata de descriminação trata-se isso sim de lógica!
Chamar casamento á união entre pessoas do mesmo sexo é igualar as uniões entre pessoas de sexos opostos com a de pessoas do mesmo sexo, o que não é sequer igual!
É banalizar a homossexualidade, é tornar natural o que não é natural, o que é anti-natura!
Quanto á questão da homossexualidade ser anti-natura só tenho a acrescentar que não me quero equiparar a um cão ou a qualquer outro animal, que por mais que tenha consciência da sua existência, do bem e do mal, que tenha inclusive valores morais, o que duvido, não passa de um animal irracional!
Animais irracionais que nos últimos séculos pouco ou nada evoluíram, não têm fé, poucos são os que demonstram amor pelos seus semelhantes e muito menos pelos seus mortos! (não conheço nenhum cão que tenha aprendido a falar ou a adorar qualquer deus senão o seu dono, que lhe dá tudo o que ele necessita)
Sou animal mas racional tenho fé em Deus, amo o meu semelhante e respeito e recordo com amor e saudade todos aqueles que amava e partiram!
http://www.youtube.com/watch?v=ofpYRITtLSg
ResponderEliminarou:
http://www.youtube.com/watch?v=VTEZFUvl1uc
A respeito do vosso debate, ele há pontos com os quais concordo e com os quais discordo em ambas as posições, por isso não me meto.
Oh João, falas disso em relação ao cão, mas olha que há chimpazés e macacos que fazem luto em relação aos seus mortos por exemplo. A questão é que pões o ser humano acima dos outros animais da natureza, ou seja, é diferente do resto da natureza, até dás exemplos de comportamentos diferentes do resto da natureza, portanto a fé também é anti-natura. A contradição é essa.
ResponderEliminarAssim, tenho de perguntar em que te baseias para dizer o que é ou não natural. Se não é avaliando à luz do que é a natureza, é à luz de quê? Da Biblia? A Biblia realmente diz que os homossexuais são pecadores ou coisa que o valha, mas é mais ou menos na mesma zona em que diz que as mulheres adulteras devem ser apedrejadas.
Mas pronto, assim não estou a debater contigo, é com Deus pelos vistos. E se estou a debater com a palavra de Deus desisto já...
Já agora também vou deixar um video:
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=xWd56RacyeE
Acho que voto em Piaçaba.
ResponderEliminarTem tudo a ver.
lol
Tiago
ResponderEliminarNão vou alimentar mais esta polémica!
Se quiseres compreender o que quero dizer compreende, senão quiseres problema teu!
Só vês aquilo que queres e tiras elações do que escrevo destorcidas!!
Se fores ao meu blog está lá descrita a minha opinião muito desenvolvida e de fácil entendimento basta querer!!
http://jabsdiariodeumcristao.blogspot.com/2010/01/polemica-do-casamento-gay.html
Ah eu é que tenho de compreender? Eu percebo muito bem, e expliquei-te que te contradizes, quem parece não perceber a opinião do outro és tu. Fica-te muito mal deixares-te na assunção de certeza e dizer que os outros é que distorcem. A verdade é que não foste capaz de analisar bem o meu argumento e apenas dizes que não vês contradição. Isso não é debater...É um monólogo...Assim sou eu que não alimento polémicas porque não vale a pena...
ResponderEliminar