quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Como posso ajudar?

"As organizações de ajuda humanitária lançaram um apelo mundial de ajuda para os esforços de salvamento e recuperação no Haiti, mas alertam para a necessidade de direccionar essas ajudas correctamente."
O jornal Público explica, NESTA NOTÍCIA, a melhor forma de ajudar as vítimas do terramoto que assolou o Haiti.

CJovem

6 comentários:

  1. Há alguma congregação de missionários/as que esteja a trabalhar no Haiti?
    É-me mais fácil confiar o meu donativo a instituições religiosas.

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria!
    Pelo pouco que pude descobrir sei que os Salesianos (LINK) têm lá representação assim como os Irmãos Maristas (LINK).
    Mas se quiseres esperar pode ser que caia aqui mais algum contacto.

    ResponderEliminar
  3. "(...) Compreendo que, neste momento, muita gente tenha vontade de se fazer ao caminho e deitar mãos à obra, ajudando. Mas não podemos - seria, inclusivamente, prejudicial - ir todos. Que vá quem mais falta faz!

    Também compreendo que, quando não podemos arregaçar as mangas no terreno, queremos arregaçá-las onde podemos, tendo uma série de iniciativas concretas de angariação de bens, porque as imagens que nos apresentam são incomportáveis. Esta vontade de ajudar e esta mobilização cívica é, em tudo, de louvar.

    No entanto, temos que ser realistas e perceber que, neste momento, mandar bens como roupa ou água, de Portugal para o Haiti, é impossível. A melhor maneira de contribuir, neste momento, repito, é fazendo donativos e aderindo às campanhas das organizações que estão no local a trabalhar e a tentar angariar os bens necessários nos países vizinhos. A ajuda internacional está a organizar-se e, em breve, começará a ser efectiva. E daqui a algum tempo talvez seja possível enviar outro tipo de ajuda. (...)"

    Tirado daqui:
    http://fernandonobre.blogs.sapo.pt/17804.html#comentarios

    ResponderEliminar
  4. Outra forma de ajudar é por SMS ou chamada telefónica:
    Saber mais AQUI.

    ResponderEliminar
  5. Eu já fiz a minha doação.
    Já nem penso se vai chegar, como vai chegar e em que vai ser usado. Mas fico com a consciência que, não podendo estar lá para ajudar, fiz algo que de facto podia fazer. Apenas um grãozito de areia. Mas a praia está cheia deles e por isso se chama praia.

    Nando

    ResponderEliminar
  6. Esta manhã (20 Janeiro) houve mais um sismo (6.1 de magnitude) no Haiti, como se não bastasse a catástrofe que o primeiro provocou.

    Rezemos pelas vítimas e, principalmete, ajudemos quem mais precisa.

    Deixo só um aviso importante:
    Já circulam pela internet mails a angariar fundos para, supostamente, ajudar as vítimas, não alinhem nesses esquemas, são burlões que estão a tentar aproveitar-se da desgraça alheia. Em caso de dúvida apaguem o mail. Para donativos, usem os contactos deixados na notícia do Público.

    ResponderEliminar