segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Vai Lígia, Vai…!!

21 de Fevereiro de 2010… Um dia como tantos outros não fosse o facto de a nossa grande Lígia concretizar o seu Dom: ser enviada e partir em Missão.

A pequena mas, ao mesmo tempo, grandiosa celebração do Envio teve lugar na Igreja de Sepins (Cantanhede); neste momento de grande alegria estiveram presentes não só os conterrâneos da Lígia, mas também jovens, leigos, Irmãs e Padres, Amigos de todos os cantinhos de Portugal que quiseram, assim, manifestar o seu apoio e alegria neste momento tão especial. (ver VÍDEO)
Foi uma celebração cheia de emoções, em que destaco 2 momentos singulares: a entrega do crucifixo, que a Lígia levará consigo para a Amazónia, e o beijar dessa mesma cruz, entre sorrisos e lágrimas (e numa fila interminável).

Todos foram beijar a cruz e dar um grande abraço a esta grande mulher que, com coragem, finalmente vai realizar o seu sonho.

Nos momentos de dificuldades, são momentos como este aos quais me vou agarrar”. É talvez esse um dos objectivos do Envio – mostrarmos que, em qualquer momento, estaremos com ela na grande missão (e nas dificuldades que de certeza se vão impor) a que ela se propôs.

No fundo, a Lígia não foi enviada, foi raptada por um sonho e por um mundo que ansiava pela sua força e capacidade de o tornar um pouco melhor…  Neste sentido, foi muito significativa a participação de dois jovens, vestidos de índios, que entraram na igreja no momento de acção de graças, a foram buscar ao seu banco, se apresentaram com ela diante de toda a Assembleia, e a levaram para fora da Igreja, num sinal de envio e acolhimento na Missão.
Após esta celebração, foi tempo de convívio e lanche. Ainda houve hipótese de conhecer melhor a cultura brasileira (grande João Batista, a sambar, e a tentar ensinar a Lígia a dançar o Samba).

Felizmente existem no mundo pessoas como a Lígia, capazes de deixar tudo, a vida descansada que têm, a calma e o bem-estar daquilo que conhecemos, para ir em busca do desconhecido, sempre seguindo um ideal que, sabemos, vale a pena.

A Lígia tem viagem marcada para o dia 2 de Março e tudo indica que irá trabalhar na Missão de Catrimani (Amazónia – Brasil)


Célia Gonçalves

2 comentários:

  1. É muito bom ver os olhos da Lígia brilharem de felicidade, ver alguém que já passou por tanto ser tão acarinhada. É com pessoas como ela que temos que aprender a não desistir, a lutar por aquilo e por Quem acreditamos. E acreditar que vale a pena, que continua a valer a pena. É com muita alegria que te enviamos, é com alguma tristeza que te deixamos partir mas é com imensa felicidade que te vemos caminhar rumo ao teu sonho.
    Para ti, Lígia, ficam as nossas orações e a certeza do nosso carinho.

    ResponderEliminar
  2. A celebração foi uma autêntica festa missionária. Em todos os sentidos. A Igreja apinhada de gente (sentada e em pé) A alegria e entusiasmo dos cânticos; as palavras oportunas e animadoras do P. Norberto, que presidiu à celebração; as palavras de incentivo do pároco; o forte e rico simbolismo das ofertas no momento do Ofertório; a surpresa e a graça dos "índios". O belo ágape da partilha no fim de tudo. Tanta coisa...
    Quem muito deu ao longo dos últimos anos, muito tem a receber. A Lígia, sempre presente e interveniente em inúmeros eventos juvenis, mereceu, agora, o carinho e a presença de muitos jovens, e menos jovens, que quiseram testemunhar e celebrar o seu Envio para a Missão
    Parabéns Lígia!

    ResponderEliminar