terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Hoje é o Dia Europeu da Internet Segura

Hoje é o dia em que somos chamados à atenção para os riscos que, consciente ou inconscientemente, corremos ao navegar na rede.
Muitos de nós não pensamos sequer nas consequências que pode acarretar o simples facto de deixarmos um endereço de correio electrónico num comentário do CJovem (por exemplo); ou uma foto num serviço de alojamento de imagens.

Na mesma altura em que a Internet é proposta como candidata ao Nobel da Paz (ler artigo aqui), pelo trabalho que tem desenvolvido em prol do bom relacionamento entre pessoas de todo o mundo, também somos alertados para um facto relevante:
A sensação de anonimato que a internet nos proporciona está a minar a nossa educação, isto é, damo-nos cada vez mais ao luxo de poder insultar quem quer que seja pois as consequências são nulas (ou quase).
Estamos mesmo a deixar cair hábitos saudáveis em "detrimento da internet" (ler aqui).

Não nos deixemos, porém, dominar por alarmismos, a internet é, hoje, o maior veículo de transmissão de notícias, ideias e saber, ignorar isso salientando apenas o seu lado menos bom é um "perfeito disparate".
Há que saber separar o trigo do joio e este dia, o Dia Europeu da Internet Segura, visa isso mesmo: mais do que alertar, serve para ensinar como navegar na net, como nos precavermos de eventuais sobressaltos (internetsegura.pt).

Tenham um bom DIA EUROPEU DE INTERNET SEGURA e, acima de tudo, uma NAVEGAÇÃO SEGURA!
Olly

6 comentários:

  1. Notícia publicada no Público.pt acerca dos perigos da partilha de fotos.

    Clica aqui: LINK

    ResponderEliminar
  2. A internet é uma ferramenta de trabalho fenomenal, mas há muita gente sem escrúpulos que se aproveita dela para enganar pessoas que, como eu, não têm muitos conhecimentos de informática.

    É muito complicado precaver-mo-nos de algo quando não sabemos muito bem como o fazer.

    ResponderEliminar
  3. Posso sempre deixar aqui umas dicas:

    Redes sociais e afins
    Utilizar sempre um nickname, nunca o nome real.
    Não divulgar dados pessoais, passwords, contactos.
    Ter cuidado com as fotos que colocamos online.
    Rejeitar sempre adicionar contactos que não conhecemos.

    Mails
    Não adicionar contactos desconhecidos.
    Evitar abrir mensagens que levantem suspeitas:
    Mails de contactos nossos que venham em inglês ou que peçam para clicar em links. Uma forma de verificar o link é colocar o rato sobre ele e ver, do lado esquerdo em baixo (no browser), para onde nos manda.
    Ter em conta que os bancos, messenger ou servidores de mail... nunca, MAS NUNCA, nos pedem para darmos ou corrigirmos (sob pena de encerrar o serviço) os nossos dados online, se vos for pedido isso façam o truque do rato sobre o link e vejam para onde vos manda.

    O nosso pc
    Ter sempre o anti-vírus actualizado, um muito bom e grátis é o AVIRA, ter uma firewall para saberem sempre o que se passa no vosso pc, a do windows é razoável mas aconselho a ZoneAlarm (grátis e muito segura).

    Uma dica: evitem usar o Internet Explorer, não porque não seja seguro, mas como é o browser utilizado por grande parte dos utilizadores de internet, está mais sujeito a ataques (logo mais vulnerável), existem alternativas muito boas: Firefox, Opera, Google Chrome.

    É claro que isto é apenas uma pequena amostra do que podemos fazer, mas espero que ajude alguém. Sobretudo ter em atenção que, na net, estamos sujeitos a tudo.

    ResponderEliminar
  4. Ora, aqui está a prova de que o CJovem também é 'serviço público'.
    Obrigado, Olly, pelas preciosas e oportunas dicas. Algumas dessas advertências que fazes eu mesmo as descurava. Imprudente! Quem não sabe é como quem não vê!

    ResponderEliminar
  5. A internet é como tudo, tem coisas boas e outras menos boas. Há sempre quem a use para o bem e há sempre quem se aproveite.
    Quando temos o nosso verdadeiro nome em redes sociais ou colocamos uma foto nossa (que achamos que é o normal) não pensamos que há alguém que possa usar isso contra nós.
    Sou suspeita ao falar, pois nas redes sociais que uso, tenho o meu nome e fotos...mas quanto a mails, moradas e afins tenho o cuidado de não o dar a quem não conheço (o que se calhar não chega para me "proteger"), mas é assim que faço.
    Obrigado Olly pelas dicas =D

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Olly pelas dicas!

    Se me permitem deixar aqui alguns conteúdos.
    Estes são, nos dias de hoje, fenómenos que temos de ter em conta, também:

    http://portal.alert-online.com/?key=680B3D50093A6A2125590E2032232A5206343E002E71023A360727130E2A6A5F78015F

    http://www.portalbullying.com.pt/

    ResponderEliminar