sexta-feira, 26 de março de 2010

Neste domingo: 25º Aniversário do Dia Mundial da Juventude

No próximo Domingo são esperados milhares de jovens na Praça de São Pedro para a grande comemoração do 25.° aniversário do Dia Mundial da Juventude.
Inserido no programa desta comemoração, ontem., quinta-feira, cerca de 75 mil jovens estiveram naquela praça. A juventude de Roma convidou o Papa a estar presente e Bento XVI até deu a oportunidade dos jovens lhe fazerem perguntas. Aconteceu no âmbito do 10º Fórum Internacional de Jovens. Três jovens italianos fizeram as perguntas...
A primeira questão prendia-se com o desejo de fazer alguma coisa de belo na sua vida, deixando-se envolver pela paz. Bento XVI respondeu: "é possível a beleza na vida de qualquer jovem, basta olhar para os 10 mandamentos e segui-los”.

Alertou ainda para a importância de conhecer e reconhecer Deus, ouvindo-o acerca do projecto de vida pessoal.

Uma jovem italiana fazia a segunda pergunta, "como experimentar o amor de Jesus e conseguir ter essa experiência nos dias de hoje, na realidade da sociedade actual?”

O Papa indicou o caminho de  conhecer o amor de Deus, mas conhecendo-O primeiro, através do Evangelho. "Não podemos conhecer Deus só na teoria mas também na prática. É como aprender matemática ou outra disciplina na escola, aprendemos a teoria e depois temos de colocar a razão a funcionar”.

No último momento de questões, um jovem italiano falava de Jesus ter convidado aqueles que estavam tristes a segui-Lo. "Encontro-me numa hora difícil da minha vida, como posso ganhar forças?"

Bento XVI, olhando fixamente o jovem, respondeu que a forca poderá vir da renúncia e dos sacrifícios, sendo o melhor caminho para a perfeição. "Qualquer profissão exige disciplina e a arte de ser Homem exige que se caminhe sempre para a perfeição. Numa estrada justa, com a ajuda dos amigos e das comunidades para que a vida se torne bela e harmoniosa."

Os jovens terminaram a assumir o compromisso de seguir o caminho proposto pelo Pontífice com a grande certeza de "Jesus ser o nosso Mestre, que nos guiará no caminho"

Alem da oração, cânticos e muitas vezes saudações próprias ao Papa, os jovens acolheram a conhecida cruz das Jornadas, símbolo de unidade entre jovens de tantos países.

Para a grande comemoração do 25.° aniversário do Dia Mundial da Juventude, no próximo domingo, Portugal faz-se representar por Sónia Neves, da Diocese de Aveiro, e Miguel Mendes, da Diocese do Algarve, a convite do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) e como delegados da Conferência Episcopal Portuguesa.

CJovem / Ag.Ecclesia

4 comentários:

  1. Cjovem
    E o que Paulo Diz é a actualidade.
    Este ano estivemos a estudar as cartas de S.Paulo e são uma verdade e bem actuais.


    Um beijinho para ti

    ResponderEliminar
  2. *
    há muitos, muitos anos, era assim,
    a Juventude Responsável.
    ,
    ORAÇÃO JOCISTA
    ,
    Meu Senhor Jesus Cristo,
    Ofereço - Vos o meu dia inteiro,
    O meu trabalho,
    As minhas lutas,
    As minhas alegrias
    e as minhas penas,
    Concedei – me,
    Assim como a todos os
    meus irmãos de trabalho,
    A graça de Vos amar,
    Com todo o meu coração;
    E de vos servir,
    Com todas as forças do meu ser.
    Fazei que eu pense como Vós,
    Que eu trabalhe Convosco,
    Que eu viva em Vós.
    ,
    saudações em Cristo-Homem,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  3. Olá 'África em Poesia'.
    É verdade que nas Cartas de S. Paulo encontramos respostas para questões e problemas de todos os tempos.
    Obrigado pelo bjnho. Retribuo, em nome da equipa do CJovem.
    A. Brás

    ResponderEliminar
  4. 'Poetaeusou', tens razão, em tempos tudo era diferente. Umas coisas para melhor outras para pior. "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", e mudam-se até mesmo as oração, não é. Mas, o importante é que não se perca este diálogo continuo com Deus de que a oração é expressão.

    Saudações e, desde já. boa Páscoa.

    ResponderEliminar