segunda-feira, 29 de março de 2010

Semana Santa: Seguir os passos de Jesus

Com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, o Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa. Esta tem o seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa. No Tríduo Pascal estão os últimos acontecimentos da vida de Jesus de uma maneira condensada.
- Quinta-Feira Santa: Nas catedrais das dioceses, celebra-se, pela manhã, a Missa do Crisma, onde o bispo diocesano santifica o óleo dos Catecumenos e dos Enfermos e consagra o óleo de Crisma que será usado por todas as paróquias da sua diocese até à Quinta-feira Santa do ano seguinte. Ao anoitecer faz-se memória da última ceia de Jesus, com a Missa da Ceia do Senhor, também chamada de missa do Lava-pés. É na glória da cruz que brilha o mandamento do amor (lava-pés); é no brilho dessa cruz que resplandece o sacramento do amor (Eucaristia) e convidados a satisfazer o pedido de Jesus: “Fazei isto em memória de mim.” (Instituição da Eucaristia).

- Sexta-feira Santa: Paixão do Senhor. Neste dia fazemos memória de quem se entregou, sem máscaras nem reservas, na cruz, por todos nós. Com Ele está a esperança da vitória dos seus fiéis seguidores, os “crucificados” dos nossos dias.

- Sábado Santo: na noite deste dia, na Vigília Pascal, cantamos o esplendor de uma luz que jamais se apagará. Ele nos livrou das trevas da morte e nos devolveu a vida. Damos novo vigor ao nosso compromisso baptismal. Nascemos de novo. Ressuscitados com Cristo gritamos a vitória sobre a morte. Cristo Ressuscitou. Aleluia!

Onde vais passar e como vais viver a Semana Santa /Páscoa deste ano? Vais viajar, sair do teu local habitual? Quais as tradições que se mantém na tua terra?

A partilha enriquece-nos a todos. Ânimo!

Entretanto lançamos o inquérito/sondagem desta semana:
Vais participar nas celebrações da Semana Santa, de modo especial nas do Tríduo Pascal: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus?
- Sim, em todas
- Sim, em algumas
- Não



Resultados da sondagem publicada entre 29 de Março e 3 de Abril:
__________________________________________
Sim, em algumas 58% (24 votos)
Sim, em todas 31%
(13 votos) 
Não 9%
(4 votos)
Votos apurados: 41

__________________________________________

3 comentários:

  1. Olá!!
    Bem no meu caso esta é a altura do ano que mais gosto. Participo sempre activamente nas celebrações da paróquia durante a semana santa e tenho a sorte e felicidade de participar na visita pascal.
    Sinto uma grande alegria de poder entrar em cada lar e anunciar Cristo Ressuscitado.
    Sinto que fico preenchida é uma sensação inexplicável no meu interior.
    Uma boa semana santa para todos e uma Páscoa feliz :).
    Ângela

    ResponderEliminar
  2. Normalmente costumo particpar só na missa do domingo de Páscoa pois a minha paróquia fica longe da minha casa e nem sempre tenho transporte para ir quando eu quero. O que é bom desse dia é que se junta toda a família para o almoço. E para trocar pacotes de amêndoas e chocolates, também.
    Desejo-vos boa Páscoa

    Celestina, Castelo Branco

    ResponderEliminar
  3. Na minha paróquia, a semana santa é celebrada intensamente.
    Desde a missa do lava-pés, na quinta à noite; representação da paixão e morte de Jesus, na sexta; a laudes (de manhã) e vigilia (à noite) no sábado; até à missa de Páscoa no domingo.
    Eu, só participarei na vigilia de sábado.

    ResponderEliminar