segunda-feira, 15 de março de 2010

“A Vós foi-vos concedido o segredo do Reino de Deus”

Este último fim-de-semana reuniu, em Fátima, no Centro Missionário Allamano (Consolata), os jovens missionários da consolata (JMC) da zona centro.  Respondemos ao desafio lançado pelos nossos animadores de nos "retirarmos" do nosso quotidiano, da nossa rotina, para o retiro da Quaresma.
À hora combinada cada um de nós lá foi chegando e quando estávamos (quase) todos deu-se inicio à apresentação e introdução ao retiro. Seguiu-se uma oração inicial que ajudou a criar ambiente de silêncio e e reflexão.
As dinâmicas do retiro, já na parte da manhã de sábado, incluíam a visualização do filme “A Turma”. Um filme que conta a história de um professor numa escola de Paris onde as culturas e atitudes diferentes colidem frequentemente, e por isso o professor insiste numa atmosfera de empenho e respeito, mas a sua ética começa a ser posta a prova quando os seus métodos começam a ser questionados pelos seus alunos. Seguiu-se um pequeno debate/reflexão onde se trocaram opiniões sobre o filme e casos verídicos que acontecem nas escolas portuguesas.  A ideia era a de partirmos da nossa realidade, no âmbito escolar, académico juvenil, e numa escola cada vez mais intercultural e complexa, e reflectirmos, a partir daí, como tudo isto questiona e interpela a fé do jovem e nos desafia a transformar estes ambientes, tantas vezes hostis (bullying, etc).
Depois de, na manhã, nos termos deixado interpelar por uma realidade muito concreta de que o adolescente e jovem faz parte, na parte da tarde houve espaço para a reflexão pessoal e um pequeno trabalho de grupo com base em alguns textos bíblicos. Cada um foi desafiado a identificar os seus dons, sentimentos, emoções, valores, e de como, a partir daquilo que é, se procura relacionar com o outro, com o irmão. Deus é relação. Depois, o texto bíblico da liturgia do 4º domingo da Quaresma: a parábola do Filho pródigo, foi reflectido individualmente e em grupo, com a ajuda de algumas perguntas. Divididos em dois grupos, cada um preparou, num sketch, uma actualização dessa parábola do evangelho para os dias de hoje, a apresentar no domingo de manhã.
No final do dia, depois de jantar, o grupo fez uma via-sacra nos Valinhos. Uma bela  experiência de caminhada e fé, de noite, e apenas com as luz de quatro tochas,.  Para terminar, o dia de sábado ainda houve tempo para uma vigília de oração onde o Pedro Dias e o Quintino fizeram o seu “Effetha” (rito de iniciação como membro oficial do JMC). No Domingo, depois de uma noite de descanso e de um bom pequeno-almoço fizemos uma pequena oração antes de cada grupo partilhar o que esteve a preparar na tarde do dia anterior. Os grupos foram criativos  na adaptação  que fizeram do Filho Pródigo para os dias de hoje e, apesar do ambiente de silêncio, até houve quem não conseguisse segurar algumas gargalhadas.
Para terminar o retiro da melhor maneira o grupo preparou com animo a Eucaristia que se realizou na capela pública do Seminário da Consolata; Eucaristia essa que foi celebrada em conjunto com a comunidade que habitualmente marca presença ao domingo no seminário. Em jeito de balanço, apesar de sermos apenas 11 Jovens (4 deles estreantes nesta actividade, que faz parte da formação e caminhada de um JMC) na minha opinião penso que foi positivo e penso que todos os participantes foram mais alegres para as suas casas porque desvendaram o segredo do Reino de Deus: um Deus que ama sem medida.
Para terminar gostava de deixar aqui um bem-haja para equipa de animadores porque se esforçaram e deram o seu melhor para que nós jovens tivéssemos um bom retiro e que nada nos faltasse.
Gonçalo Vieira

3 comentários:

  1. Parabéns Gonçalo!
    Aqui está um bom texto!
    O que revela que viveste este retiro como se fosse o primeiro!
    Abraços Consolatinos

    ResponderEliminar
  2. Bom texto Gonçalo.
    Sim, eu também fui mais alegre para casa nesse dia.
    Mais um belo Retiro organizado em Fátima.
    Obrigado :)
    Abraço

    Pedro Reis.

    ResponderEliminar
  3. Fico contente por ver que o nosso amigo Pedro esta mudado, já participa com mais entusiasmo nas actividades e que começa a ter mais confiança nele próprio...

    ResponderEliminar