Na passada segunda-feira, dia 26, 18 alunos do Colégio de Santa Doroteia viveram uma experiência diferente, uma jornada de reflexão com os Missionários da Consolata do Cacém.
Durante o dia, o padre Maurício Guevara e o seminarista João Batista levaram o grupo a reflectir sobre questões existenciais e fundamentais à vida.
Durante o dia, o padre Maurício Guevara e o seminarista João Batista levaram o grupo a reflectir sobre questões existenciais e fundamentais à vida.
O tema abordado foi “A escolha deVida” e, durante o dia, os jovens tiveram a oportunidade de discutir e debater sobre quatro fazes da vida. Na primeira, “Estados de vida”, foram convidados a reflectir sobre o nosso Ser no mundo. Na segunda, “Trabalho para a vida”, reflectiram sobre o nosso fazer no mundo, ou seja, as escolhas profissionais que fazemos para a vida. A terceira, “Velhice da vida” vivenciaram a sabedoria de colher o que se foi semeando durante o caminhar que é a vida. Na quarta escolha foram chamados a partilhar e a pensar no “Entardecer da Vida”; aqui foi tratado o tema da morte, vista não como fim da vida mas como essência da vida, como passagem para o infinito.
Com palestras, dinâmicas, teatros e momentos de reflexão pessoal, os missionários fizeram com que eles vivessem uma experiência missionária diferente, onde até o almoço foi preparado por eles, tendo almoçado debaixo das árvores ao ar livre.
O professor Pedro Miguel, que os acompanhou durante o dia, vê neste tipo de encontro formativo uma experiência muito agradável e positiva porque faz com que os alunos vivam outra realidade diferente daquela que estão habituados a vivenciar diariamente na sala de aula.
João Batista
Sem comentários:
Enviar um comentário