sexta-feira, 14 de maio de 2010

Eu estive com Bento XVI

O que eu guardei da Visita do Papa a Portugal

Terminou a Visita do Papa Bento XVI a Portugal. E a bola, agora, está do nosso lado, e está contigo, leitor do CJovem. Participaste, de formas muito diversas, nesta visita (estiveste em algum evento do Programa da Visita, em Lisboa, Fátima e Porto) ou, simplesmente, acompanhaste os passos de Bento XVI pela Internet e Media.
Esses Media ofereceram-nos centenas de notícias, milhares de fotos e vídeos. Tu mesmo te transformaste em jornalista anónimo, mas à tua maneira. E, aqui no CJovem, vais ter voz e vez (aliás, sempre tiveste!) para partilhar tudo.
A dinâmica é a seguinte: Imagina que tens que explicar a um jovem que esteve, nestes dias, longe de tudo o que gera informação e comunicação, ou seja, que ficou offline durante a visita do Papa. Como lhe transmitirias o que aconteceu entre 11 e 14 de Maio, através da tua experiência, do que captaste, do que entendeste (e do  que te custou entender), do que analisaste
Não queremos que nos digas o que viste, ouviste e leste nos Meios de Comunicação Social. Diz-nos o que te passou pelos sentidos e pelas emoções, o que te falou à razão e ao coração. O que iluminou, interpelou ou questionou a tua . O que te moveu e comoveu. O que correspondeu (ou não) às tuas expectativas. Das palavras do Papa quais, em especial, te interpelaram a ti e constituem um desafio para os jovens. Que pensamento ou frase te tocou e queres partilhar com esse jovem que ficou offline. Força! 
Não é preciso nada de muito elaborado. Bastam umas palavras na caixa de comentários deste post. Força.


Fotos: A. Brás e Olly
Montagem Vídeo: Olly

5 comentários:

  1. ainda um pouco a quente e sem pensar muito, que já não consigo, aqui fica o meu comentário: "Não fostes vós que me escolheste, fui Eu que vos escolhi a vós para que dêem fruto e vosso fruto permaneça". Do Evangelho ouvido hoje no coração da cidade da Virgem :)
    Eu sinto-me escolhida, e sei que isso acarreta uma grande responsabilidade. E vocês? Sentem-se escolhidos?

    Teresa, lmc

    ResponderEliminar
  2. Eu queria dizer muitas coisas. Mas tenho sentimentos contraditórios que tenho algum receio de exprimir. Vamos lá!
    Tive a sensação que houve muitas coisas como que "fabricadas": tudo muito previsível; tudo o que o Papa dizia já estava previamente escrito; e depois, tanta troca de galhardetes e de presentes, tanta formalidade, tanto latim...
    O que mais gostei foi do acolhimento do povo português. Podemos orgulhar-nos disso: somos um povo ordeiro e acolhedor.
    Gostei do momento em que o Papa veio à janela da Nunciatura, em Lisboa, para falar com os jovens. E ficou engraçada aquela do "agora deixem-me dormir".
    Tenho dito.

    Nando

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião, a visita de Bento XVI serviu para despertar a Fé de muitos cristãos adormecidos. Foram dias vividos com intensidade, os quais ficarão guardados na memória de cada um.
    A única coisa que lamento, foi a missa nos Aliados, na qual os JMC Norte estiveram presentes. Fomos para lá as 5:15 da manhã, contudo, devido à inclinação do piso e à péssima qualidade do som, não nos foi possível entender o discurso do Santo Padre, nomeadamente a homilia.

    ResponderEliminar
  4. * Esqueci-me de acrescentar uma coisa ao comentário: devido à inclinação do piso, era quase impossível ver o Papa...

    ResponderEliminar
  5. Pois é caro Nando...

    Eu acho que até aqueles "viva o Papa" foram um bocado forçados...Mas pronto...isso sou eu...

    ResponderEliminar