sábado, 1 de maio de 2010

Os Jovens e o Dia do Trabalhador

Os jovens trabalhadores, as novas gerações, são seres humanos com dignidade e têm direito a uma vida melhor, não podem ser peças descartáveis ao sabor do lucro. A Europa não pode correr o risco de perder todo o potencial dos jovens trabalhadores. É urgente inverter esta realidade que “desperdiça” a juventude. Os jovens precisam de oportunidades de autonomia, emancipação e capacitação, para que o desenvolvimento e o crescimento das sociedades estejam garantidos.
Neste contexto, a luta por um trabalho digno, de qualidade e com direitos é essencial, para que se possa construir uma Europa mais justa e mais solidária para todos. Cada jovem trabalhador deve tomar consciência da sua dignidade e da importância que tem preservá-la. Contestar de forma individual, não é a melhor solução. É importante a mobilização dos colegas de trabalho para a luta que é para o bem de todos.
São apenas dois parágrafos tirados da Mensagem dos Movimentos Europeus da Juventude Operária Católica (JOC) a propósito deste dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador. Isto é contigo! Vale a pena ler toda a mensagem.

Sem comentários:

Publicar um comentário