sexta-feira, 28 de maio de 2010

Vamos fazer o que ainda não foi feito

Acabei de ler e assinar a Petição online: «A Favor da Redução do Número de Deputados na Assembleia da República de 230 para 180». Eu pessoalmente concordo com esta petição e acho que também podes concordar.
Subscreve a petição e divulga-a pelos teus contactos. A melhor maneira de o fazer é informar os teus amigos que ela existe. Incentiva-os a tomar uma posição.  Entra, lê o texto da petição (para saberes o que está realmente em causa), assina e divulga:
Para te ajudar a ter uma ideia do que se trata vê o vídeo de uma noticia do telejornal da RTP:
Se o país funcionasse, tendo em conta o número de deputados no Parlamento, estaríamos bem. Mas não! E eu, cidadão (sim, também sou cidadão!), me pergunto: porque é que um país tão pequeno precisa de um parlamento com 230 deputados (o máximo que a Constituição permite) quando poderia ter apenas 180 (o mínimo permitido pela Constituição)? Parece-me um exagero. E, em tempos de crise, como a que atravessamos agora, talvez "este corte de gordurinhas" possa ajudar a diminuir o défice do Estado. Afinal já seriam 40 deputados a menos. 
Ah! E que não sejam sempre os mesmos, os pobres, a pagar a crise. Afinal somos todos nós, com os nossos impostos, que pagamos os salários deles. E merecíamos ter melhores 'empregados'.
Entendo que a crise, quando chega, é para todos. A mudança está feita de pequenos gestos, e também depende de mim e de ti. Não queiras ser mero espectador do que acontece no nosso país e no mundo. Actua! E, agora, vai lá!
A. Brás

Na sua dimensão social e política, esta diaconia da caridade é própria dos leigos, chamados a promover organicamente o bem comum, a justiça e a configurar rectamente a vida social. Consta das vossas conclusões pastorais, resultantes de reflexões recentes, formar uma nova geração de líderes servidores.
(Bento XVI
, in Encontro com as organizações da Pastoral Social na Igreja, Igreja da SS.ma Trindade - Fátima, Quinta-feira, 13 de Maio de 2010)

1 comentário:

  1. Políticos custam-nos 3.450 Milhões

    "Os órgãos de Soberania levam a cada português 579 euros anuais. O Presidente é o mais poupado: gasta dez por cento do que é atribuído ao gabinete de Sócrates. Na Assembleia, o Estado entrega 191 milhões para 230 pessoas: 888 mil euros por deputado, a cada ano que passa - mais do que o Parlamento espanhol. Manter Portugal um País soberano custa a cada português 579 euros anuais. É a divisão, pelos cinco milhões e meio de contribuintes, daquilo que custam os órgãos de soberania e as autonomias. Tudo somado, são três mil e 450 milhões de euros entregues à gestão dos políticos. Só para pagar os órgãos de soberania a que a Constituição obriga, o Estado suga em impostos 437 milhões ao erário público. Destes euros, 191 milhões vão direitos para alimentar a Assembleia".
    Fonte: SMMP.PT 11/5/2010

    ResponderEliminar