quarta-feira, 2 de junho de 2010

Diálogos rápidos... com a Lígia

Provavelmente ainda se lembram todos do envio da Lígia (Leiga Missionaria da Consolata - LMC) para a Missão (Amazónia, Brasil), não é?

Pois bem, apanhámos a Lígia online, no GTalk, e trocámos umas palavrinhas muito informais,  com algum sentido de humor à mistura, próprias de conversa de chat. E como os nossos leitores são um bocadinho 'cuscos' (no bom sentido claro!), aqui vos deixamos uma partilha.

Foto: "A minha primeira pintura facial" (Lígia)

Lígia:Bom dia!
A. Brás:Olá, bom dia!
Faz tempo que não sabemos nada de ti
Já estás a morar numa maloca?!
Lígia:Já dormi várias vezes nas malocas e até gostei, o problema é ir ao 'wc' no meio da floresta, mas com o tempo vou-me habituando
Sabes que o Catrimani não tem acesso para o exterior, é uma área indígena e só podemos ir de avião; o único contacto que temos é via rádio.
A. Brás:E tu sentes alguma claustrofobia, é?
Lígia:Não! Até me adaptei melhor do que pensava.
Mas estou bem, 
A. Brás:Estás em Boa Vista?
Lígia:Agora sim! Nestes dias vim à cidade para descansar um pouco, dar notícias e dar descanso aos piolhos pions que gostam muito da minha pele.
A. Brás:Claro, se eu fosse um piolho daí também atacava, não é todos os dias que aparece carne europeia na área!!!
Mas fala mais de ti. Como estás?
Lígia:Vou-me adaptando à comida, ao calor e à nova realidade, muito diferente daí.
Estou bem, mais magra.... pois aqui como, mas emagreço.
A. Brás:Hummm... a Missão é dietética!
Lígia:Sabes tudo é novidade e como ando sempre de um lado para o outro e bebo muita água… 
Cada dia é uma aventura… 
Andar de barco no Catrimani…
A. Brás:O que mais te chamou a atenção? ...nos usos e costumes, na cultura...
Lígia:Caminhar até às malocas, com água acima do joelho, sem saber o que está em baixo, fazer caminhada na floresta e ser brindada com cobras no caminho.... passar em cima de troncos de árvore que servem de ponte...
Muito radical para quem tem vertigens. 
Aqui acabou tudo!...
A. Brás:"Aqui acabou tudo"... como assim?
Lígia:As vertigens, já perdi o medo… agora tudo passa a ser o meu novo meio
Todos me pedem textos mas não tenho vontade de escrever pois tudo está a ser tão intenso que não existem palavras para descrever o que sinto. Sinto uma grande paz, uma enorme alegria e uma liberdade como nunca senti
A. Brás:Que experiência diferente de Igreja fazes aí?
Lígia:Não existe esse sentido de Igreja... É diferente...
Sabes...  na área indigena nós só trabalhamos com as comunidades
Eles têm a sua própria cultura, têm o xapori
Até dizem quando vamos para a capela que vamos fazer xapori
Agora vou ter de sair depois vou tentar falar contigo
A net aqui é muito lenta e nem sempre se consegue comunicar
Mil beijinhos

4 comentários:

  1. Bom dia,
    Estive a ver o que escrevi na net, devo informar que o que me pica não são piolhos mas os pions, e as carapanas um tipo de melgas portuguesas mas mas pequenos....
    Estou bem de saúde, só um pouco cansada porque a cidade cansa mais que estar na missão.....
    Um grande beijinhos para todos s meus meninos....
    Lígia

    ResponderEliminar
  2. Beijinho Lígia!
    Temos saudades tuas :D

    ResponderEliminar
  3. Olá Lígia
    Já está corrigido. Na verdade, nem sei o que é isso dos 'pions'. Se quiseres diz-nos o que é!
    Espero que já me tenhas perdoado por ter divulgado, aqui no CJovem, a nossa conversa no GTalk. :)
    Claro que eu não te tinha dito que ia publicar isto pois, num primeiro momento, nem me passou pela cabeça. Mas, depois da terminada a conversa no Chat, eu pensei. Isto que a Lígia me acabou de dizer não pode ficar só entre nós. Isto é a narrativa da Missão, assim, a cru, em estado puro.
    Como vês, o texto foi um pouco editado (sem perder o estilo do diálogo), tirando os muitos erros de uma conversa de Chat, colocando as respostas a seguir às perguntas que foram feitas (é típico deste meio estar a responder a uma pergunta, quando já se fez uma outra pergunta, e a conversa parece não ter um fio condutor!).
    Concluindo: Achei que os nossos leitores (muitos deles conhecidos teus) iam ter muito gosto em ler o que conversamos. E só quem sabe que temos uma grande amizade entende porque te fiz algumas perguntas meio bobas!
    Obrigadão, Lígia, e que Deus continue a abençoar o teu trabalho.
    Já agora, cuidado com os pions e as carapanas.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá, Lígia!!!!
    Com que então, aí emagrecer é natural, hein?
    Acho que já sei onde vou passar férias...
    É bom saber que te estás a adaptar bem e a gostar, pois isso é fundamental para quem está ao teu lado e, de certza, que não terão muitos problemas em te fazer sentir em casa.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar