segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Jovens sentem a presença de Deus ao caminhar

Um grupo de cerca de 30 jovens de diferentes paróquias de Lisboa, Fátima e Porto, partiram de Ponferrada, em Espanha, no passado dia 3 de Agosto em busca de um Verão diferente e inesquecível para a maioria: chegar a Santiago de Compostela, tradição antiga e repetida ao longo dos séculos, era o objectivo a atingir.
Os cerca de 200 quilómetros a percorrer não assustaram a Mariana Pires, de 18 anos, que afirma ter gostado do ambiente vivido ao longo da viagem. «O caminho suscitou-me mais dúvidas e, simultaneamente, mais descobertas. Sinto que agora tenho mais força para continuar a minha vida. Foi como uma rampa de lançamento», afirma a estudante de Lisboa acrescentado que «a experiência permitiu-me compreender alguns sinais concretos através dos quais Deus se revela na minha vida».

Ao longo de quase duas semanas, os jovens cristãos puderam ouvir e partilhar experiências de vida em Cristo através das Eucaristias, orações, cânticos, trabalhos de grupo e até das tarefas partilhadas do quotidiano. Visivelmente satisfeito com a aventura, o Nuno Semedo, de 16 anos, assume que aquilo que mais o marcou foi «a oportunidade de conhecer pessoas diferentes com o mesmo objectivo. O que mais me marcou foi, entre outras coisas, as partilhas e as Eucaristias».

A beleza da cidade de Santiago de Compostela não foi indiferente a nenhum dos peregrinos deste grupo. Depois de muitos dias de viagem, longe do conforto e dos dias iguais, o grupo pode apreciar a cidade, visitando, entre outros locais, a catedral, a fim de dar o tão aguardado abraço ao santo. As fotografias e os risos marcam os dias passados em comunhão, em busca do essencial e que muitos esquecem na sociedade actual: a alegria de viver em Deus.

Os organizadores do evento, os Missionários da Consolata, nas pessoas do padre Mauricio Guevara e a equipa de apoio ficaram felizes pelo sucesso da peregrinação, ao ver a alegria no rosto dos jovens ao chegar a Santiago e a satisfação de terem alcançado a meta proposta. 

Andreia Montes (Peregrina de Santiago)

7 comentários:

  1. foi a melhor experiência que já tive na vida!!!!

    Bernardo Nunes peregrino a santiago

    ResponderEliminar
  2. Fica aqui o convite para deixarem cá, no CJovem, as vossas experiências enquanto peregrinos a Santiago!
    Vale?

    ResponderEliminar
  3. Maravilhas fez em nós! :)

    ResponderEliminar
  4. Para mim, o caminho foi revelador. Somos todos as pedras vivas do Senhor... Adoro-vos. (exceptuando quando mandam msg às 23h a mostrar várias francesinhas suculentas prontas a ser devoradas, isso não se faz) eheheh.

    ResponderEliminar
  5. Que maravilhosos que sois todos vós e corajosos.
    Que Deus vos continue a guiar em cada passo da vossa vida.
    Beijinhos da Utilia

    ResponderEliminar
  6. Foi uma experiência única e renovadora!
    Fez maravilhas em cada um de nós!
    Saudades....

    ResponderEliminar
  7. Pena estar voando tão longe... gostaria de caminhar com vcs...

    ResponderEliminar