terça-feira, 31 de agosto de 2010

Roms: Uma guerra aberta às minorias étnicas

Todos (provavelmente) estão a par da "última de Sarkosy": desde o início do ano a França já expulsou mais de 8000 ciganos (romenos e búlgaros) do seu território e, apesar de criticada pela comunidade internacional (excepção feita à Itália), o programa de limpe... ehem, segurança, é para cumprir.
Apesar da Igreja (Roma) ainda não ter posição oficial, o clero francês já comprou a guerra com governo de França ao colocar-se ao lado dos ciganos (denominados de Roms). O trabalho realizado junto das comunidades Roms, afirma o pe. Arthur, mostra que Sarkozy não podia estar mais enganado a respeito desta comunidade. "Esta é uma guerra que eles não pediram".
No entanto a comunidade francesa, na sua maioria, apoia a decisão do governo, fruto talvez de uma crise que anda a roubar empregos a muitos franceses e que causa o aumento da criminalidade. Quem sofre são os ilegais e os emigrantes que se vêm marginalizados por um país que tem a liberdade, igualdade e fraternidade como lema.
O CJovem questiona-vos, qual a vossa opinião acerca do repatriamento dos Roms?
É justo?
Será a melhor forma de resolver a questão de insegurança no país?
Não passará de uma operação de cosmética?
Quem serão os próximos, os argelinos ou os portugueses?
CJovem

5 comentários:

  1. De facto é uma situação que me faz pensar: há humanos melhores que outros? Tenho a certeza que nao. Mas pelos vistos ha governantes a pensar assim... o que é uma vergonha para um pais como França que acolhe milhoes de emigrantes. Para gente recista ha sempre o argumento da criminalidade. Os estrangeiros sao tao criminosos como os nacionais... Gente boa e má há em todo o lado... Nao se acaba com a miseria e pobreza a varrer para de baixo do tapete... nao basta camuflar, é preciso tratar as suas causas.

    ResponderEliminar
  2. Manifestação contra a expulsão dos ciganos de território francês (protesto conjunto entre várias cidades europeias).
    Este sábado, em Lisboa:
    www.publico.pt

    ResponderEliminar
  3. Pelo pouco que sei da realidade francesa, estas atitudes são recorrentes, há uns bons anos atrás (segundo me disseram familiares emigrados lá) os estrangeiros foram 'convidados' a regressar aos seus países de origem em troca de uma compensação monetária. Na altura, muitos foram os que aceitaram.
    Desta vez estão a ser um pouco menos discretos; penso que isso é apenas o continuar de uma política de 'limpeza étnica' que começou com a história do véu islamico.

    Como diz o texto: É triste ver que o lema que rege o seu país apenas se aplica a uns quantos.

    ResponderEliminar
  4. Já me esquecia de vos dar os parabéns pelo novo visual!
    Gosto muito.

    ResponderEliminar
  5. Apesar de ser um povo por vezes conflituoso, não deverá ser olhado de forma preconceituosa e discriminatória. Afinal de contas o povo "da nossa cultura" também se verga pelos caminhos da violência (e não é pouco), basta assistirmos, todos os dias, aos noticiários.
    Na minha opinião, quer o nosso país, quer outros países devem "aprender" a conviver com este povo e outros grupos de exclusão e criar medidas de integração e inclusão. Mas como exige trabalho e esforço, torna-se mais fácil expulsá-los, pois assim "é menos um problema com que se preocuparem".
    Deveriam haver regras comuns a todos, assim como punições comuns a todos os cidadãos, a todas as pessoas, em caso de conflitos, no entanto "nós" deveríamos ser capazes de conviver e aceitar outros povos com culturas e estilos de vida diferentes.
    Por vezes penso, eles são quase que obrigados a ter atitudes menos adequadas, porque têm sido um povo que ao longo de séculos e séculos têm sido alvo de discriminação e exclusão. Aprenderíamos e "ganhávamos" muito mais se os soubéssemos integrá-los na sociedade no qual estamos inseridos.

    ResponderEliminar